Logo O POVO+
Falta a cereja do bolo para fechar com chave de ouro
Foto de Daniela Nogueira
clique para exibir bio do colunista

Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.

Falta a cereja do bolo para fechar com chave de ouro

Clichê, lugar-comum, chavão ou frase feita, é aquela expressão que, de tão repetida, esbarra na falta de originalidade. O uso em uma redação oficial ou outro texto avaliativo é desnecessário

FOI O PONTAPÉ INICIAL PARA VER UMA LUZ no fim do túnel. Todos gritaram a plenos pulmões e quebraram o protocolo, pois é preciso ir a todo vapor e pensar fora da caixa. Afinal, estava aqui pensando com meus botões - a vida é mesmo uma caixinha de surpresa. Ou melhor: a vida é um sopro. Agora, continuo batendo na mesma tecla e faço a pergunta que não quer calar: quantas frases clichês você conseguiu contar até aqui? Clichê, lugar-comum, chavão ou frase feita, é aquela expressão que, de tão repetida, esbarra na falta de originalidade. O uso em uma redação oficial ou outro texto avaliativo é desnecessário. É um vício de linguagem que nada acrescenta ao texto.

Evite o uso

ALGUNS DESSES clichês são usados, às vezes, nas redações tão somente para preencher um espaço de tão desgastados que são. Não é recomendável fazer isso. Acrescente uma ideia sua, use seu repertório e pergunte-se se aquilo faz mesmo a diferença no seu texto.

Avalie

NÃO SE USA nunca o clichê? A utilização é interessante quando se pode fazer um trocadilho com a expressão - quando há espaço, claro, para essa atualização. Mas não é indicado fazer isso nas redações oficiais, que exige uma linguagem mais formal. Avalie o uso.

Mais exemplos

OUTROS EXEMPLOS de expressões consideradas clichês:

abraçar a causa
antes de mais nada
aparar as arestas
calorosa recepção
chutar o balde
da boca pra fora
dar nome aos bois
enfiar o pé na jaca
injeção de ânimo
jogado às traças
vestir a camisa
visivelmente emocionado
começar com o pé direito
agradar a gregos e troianos
deixou a desejar
em alto e bom tom
correr atrás do prejuízo

Não é raro ver algumas dessas frases nos textos
da imprensa. Basta lembrar a "alegria contagiante"
da "a festa não tem hora para acabar"...

Questões

Vamos resolver a questão abaixo?

(Idecan - Guarda Municipal de Fortaleza 2023 - adaptada)

Na verdade, quando esse tipo de fotossíntese surgiu na Terra, há cerca de 2 bilhões de anos, os organismos que a utilizavam foram tão "bem-sucedidos" que se multiplicaram rapidamente, causando um excesso de O2 na atmosfera. (Há texto associado à questão. Aspas nossas.)

Assinale a alternativa com a grafia correta do contrário da palavra destacada no período acima.

a) malsucedidos
b) mal sucedidos
c) mal-sucedidos
d) mau-sucedidos

Resposta: O oposto de bem é mal, com L. Então, já eliminamos o item d). A grafia é bem-sucedido, com hífen. O oposto da expressão é escrito sem hífen: malsucedido. Também acho estranho, mas é o correto. Resposta certa: item a).

SUGESTÕES?

Tem algum comentário, sugestão ou outra observação para a coluna? Pode escrever para: danielanogueira@opovo.com.br

Volto daqui a 15 dias, já em outubro.

 

 

Foto do Daniela Nogueira

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?