Logo O POVO+
Chinelo emborcado, mamãe vai morrer...
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Chinelo emborcado, mamãe vai morrer...

Tipo Crônica
2103demitri (Foto: 2103demitri)
Foto: 2103demitri 2103demitri

Chinelo emborcado... Corria para desemborcar porque entre as crianças havia a crença, chagada em algum tempo e por alguma voz sem corpo, que a mãe poderia morrer se a havaiana permanecesse virada.

Uma alegoria do bestiário da existência e passada de infância em infância. Ainda vejo alguns adultos correndo com a criança deles para desvirar o chinelo emborcado no caminho. Eu, ainda hoje, desviro-os. Pura herança mágica.

Seria do tempo medievo, da moral e da tônica punitiva perpetuada por monges antibruxas de lá para cá? E ainda hoje disseminada por um punhado nocivo de religiosos neopentecostais de templos, tvs, lives e zaps?

Também podem ser permanências ainda da Era da Peste, por exemplo, e da matança de gatos (principalmente os negros), que teria dado mais ainda no desequilíbrio de um cotidiano insustentável e a multiplicação exponencial de ratos e pulgas para a finalização antecipada da vida de milhares.

São as narrativas simbólicas, tão contemporâneas e maldosas, urdidas para se acreditar que a morte é isso mesmo, "todos vamos morrer" e não é uma gripezinha que nos fará perder dinheiro e empregos. É assim ou a morte é posta no campo do bestial e só os apavorados trombam nela.

Ver o próspero Edir Macedo se vacinando com o melhor dos imunizantes em Miami é a confirmação de que Jesus, para ele, é apenas uma artimanha para encher as burras.

Foi o ungido da Universal e dono da Record que disse que a Covid é uma tática de Satanás e da mídia para gerar dúvida e medo. Pelo visto, Deus não tem esse poder todo e não é garantia de imunidade para Macedo. E ainda mais no cemitério em que o Brasil se transformou.

Numa outra ponta ionesca da Covid, muitos médicos cearenses fiadores das políticas negacionistas de Bolsonaro têm pensamento lesivo semelhante ao de Macedo.

Em meio à pandemia que desnaturaliza o ato perfeito da morte, eles creem na invenção de uma persona que "derramou o próprio sangue pelo Brasil".

É tão manicurta a crendice no mito do Messias esfaqueado quanto foi a creditação na última propaganda da campanha de 2002 para presidente da República. Na narrativa cafona-marqueteira, várias mulheres vestidas de branco e grávidas da "esperança" vendiam o nascimento de um Salvador - no caso Lula.

Entre um e outro, menos medonho, sou obrigado a me iludir com o enredo imperfeito do bestiário do Sapo Barbudo em vez do culto cego ao fauno que profana a falta de ar dos entubados e classifica o choro, pela morte alheia, como "frescura".

Deu vergonha os médicos do Ceará assinarem aquilo e outros ainda insistirem com um tratamento precoce da Covid. Será que a OMS é tão sacana assim com mais de dois milhões de mortes?

Receitar cibalena como medicação (isso aqui é uma alegoria), e a pessoa ter a sorte ou o organismo mais resistente ao novo coronavírus, pode criar a ilusão de que o comprimido é um escudo eficiente contra a Covid. Será que centenas de pesquisas científicas do mundo são tão desonestas com a vida dos outros?

Quando vi o governo do Ceará comprar oito câmaras frigoríficas para colocar na frente dos hospitais, tive a impressão que a próxima crise da pandemia no Estado será um colapso funerário. E não haverá chinela desemborcada que dê jeito.

 

LEIA MAIS CRÔNICAS

Eu rezo para o Saci e pra Santa Rita

Uma longa segunda onda

Não vai chover mais flor branca na esquina

CRÔNICAS DE DEMITRI TÚLIO

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?