Logo O POVO+
Medo de PMs faz moradores pintarem telefone da CGD nos muros da periferia de Fortaleza
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Medo de PMs faz moradores pintarem telefone da CGD nos muros da periferia de Fortaleza

Abordagem violenta de alguns PMs na periferia de Fortaleza volta a ser alvo de denúncia de moradores à Controladora Geral de Disciplina do Ceará
Tipo Análise
No bairro Curió, na periferia de Fortaleza, moradores pitam o número do telefone celular da Controladoria Geral de Disciplina do Ceará (CGD) para pedir proteção contra abordagens violentas de alguns PMs (Foto: Foto enviada por leitor)
Foto: Foto enviada por leitor No bairro Curió, na periferia de Fortaleza, moradores pitam o número do telefone celular da Controladoria Geral de Disciplina do Ceará (CGD) para pedir proteção contra abordagens violentas de alguns PMs

.

Moradores do Curió protagonizaram uma cena inusitada, no final do ano passado. O medo em relação a abordagem de alguns policiais militares violentos, que atuam no bairro, os fizeram pintar nos muros do bairro o número do telefone celular da Controladoria Geral de Disciplina do Ceará. Na pichação, lê-se: "Telefone de contato da Corregedoria da Polícia (85) 98892-7009. Direitos iguais, as comunidades pede. Basta à opressão" (foto abaixo). Em outra está escrito: "Denuncie a polícia corrupta. Disk (85) 98892-7009". Em conversa com uma fonte, confirmei que pessoas ligaram pedindo socorro à CGD denunciando uma invasão na rua Pôr-do-sol. Os PMs de uma viatura teriam entrado numa casa e agredido uma mulher grávida.

Leia também |

Índice de mortes por intervenção policial é o maior desde maio de 2020

Faltou checagem

O número do telefone pichado nas paredes pela população do Curió é o celular de "sobreaviso" da CGD, que funciona de 17h às 8h da manhã. Como os moradores não teriam conseguido convencer à Ciops de ir ao local, recorreram à Controladoria de Disciplina.

No Curió, em Fortaleza, moradores pintam o número do telefone celular da Controladoria dos Órgão de Disciplina do Ceará (CGD) para se protegerem de abordagens violentas de alguns PMs(Foto: Acervo de leitor)
Foto: Acervo de leitor No Curió, em Fortaleza, moradores pintam o número do telefone celular da Controladoria dos Órgão de Disciplina do Ceará (CGD) para se protegerem de abordagens violentas de alguns PMs

Sem procedimento

Uma fonte garante que o caso foi repassado para o Controlador Geral de Disciplina do Ceará, mas nenhum procedimento foi aberto, nem na CGD nem no Ciops. Contrário, houve uma pressão para a mudança do número.

Periferia

É a velha história sobre abordagens truculentas de alguns PMs na periferia de Fortaleza e do interior do Ceará. Na Aldeota-Cocó-Meireles-Guararapes não há coturno na porta. Não são todos os PMs, mas os que agem assim borram a imagem da instituição.

Leia também |

Quais os limites entre abuso de autoridade e dignidade humana?

Chacina do Curió

Por falar em Curió, foi lá onde ocorreu a maior chacina de Fortaleza. Em novembro de 2015, onze pessoas foram mortas por homens encapuzados. Depois das investigações da CGD, 45 cinco PMs foram denunciados pelo Ministério Público. Desses, 31 irão a julgamento.

Lagoa de Jijoca

Fiscais da Secretaria e da Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Sema/Semace) irão à Jericoacoara checar qual legislação permitiu a construção de "bangalôs" e uma "piscina natural" dentro da lagoa de Jijoca, na Área de Proteção Ambiental. A informação é de Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado.

Artur Bruno(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Artur Bruno

Licenciamentos

Se o empreendimento Alchymist Club conseguiu autorização para privatizar uma área da lagoa, é porque algum órgão ambiental ou a Prefeitura de Jijoca concedeu. Aliás, Jericoacoara é exemplar quando se fala em degradação da natureza.

Licenciamento 2

Leia também |

Quem fiscaliza o licenciamento das prefeituras?

Juízes do Ceará ameaçam paralisar

 

Promotor de Justiça Chagas Vasconcelos Neto, do Caomace, informa que no ano passado 11 procedimentos foram instaurados por promotorias do Interior cearense para investigar licenças ambientais suspeitas ou falta de capacidade técnica das prefeituras para concedê-las.

Turma histórica

A UniJaguaribe entrega, hoje, para o Vale do Jaguaribe a primeira turma de psicólogos. São 41 profissionais do curso universitário coordenado pelo professor José Pereira Maia Neto.

Energia limpa

Fórum Desembargador Paulo Porto, em Juazeiro do Norte, terá usina fotovoltaica com 500 painéis solares. Ordem de serviço será assinada amanhã por Regina Nepomuceno, presidenta do TRT/CE.

Sem remédio?

Letícia Lopes e Jocélio Leal, da Rádio O POVO/CBN, entrevistam hoje, às 9 horas, Sérgio Mena Barreto, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Há risco de desabastecimento.

Sobe

Vacinados. Pessoas que não colocam em risco a vida dos outros nem dos filhos em período de pandemia ou em qualquer época.

Desce

Prefeito José Sarto (PDT), que liberou paredões de som para eventos autorizados pelo Município. Desde 2011 era proibido.

Horizontais

Fundação Demócrito Rocha abre inscrições para o curso de Mitologia Criativa. As aulas são ministradas pelos pesquisadores Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro. fdr.org.br/mitologiacriativa // Os supermercados Guará ainda não têm data para inauguração de três filiais, em Fortaleza. A assessoria de imprensa do grupo informa. // A SJ Imóveis completará 40 anos no próximo dia 2/2. Vem com uma exposição fotográfica sobre as violentadas dunas Sabiaguaba. // Só Lembrando: E aí, em quanto um negacionista contribui com mortes por covid-19 e contaminação?

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?