
Economista, conselheira efetiva do Corecon-CE, especialista em gestão pública e consultoria empresarial. Presidente do Idese (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) e professora universitária
Economista, conselheira efetiva do Corecon-CE, especialista em gestão pública e consultoria empresarial. Presidente do Idese (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) e professora universitária
As empresas de uma maneira geral tem um grande desafio quando se trata em atrair e reter talentos. Isso porque para que haja efetivamente resultados concretos as organizações tem que planejar. Esse planejamento vem com objetivos muito claros a curto, médio e longo prazo.
As empresas para alcançarem esses resultados terão que unir esforços no sentido de envolver as pessoas e capacitar intelectualmente os colaboradores.
Os colaboradores mais engajados e focados nas entregas e metas dos que eles se comprometeram faz com que as empresas atinjam o sucesso almejado.
Como as empresas estão num mercado altamente competitivos, faz-se necessário que o mercado de trabalho se adapte a essas mudanças e a tecnologia avance possibilitando novos produtos e serviços. E tudo isso fez com que as empresas passassem a encarar o capital humano como prioridade.
Antes os colaboradores não tinham tanta importância, pois as organizações eram enrijecidas e estruturalmente arcaicas. E hoje, as empresas devem investir em evolução como o fator primordial para o sucesso das atividades empresariais.
Para que as pessoas se sintam mais engajadas nas empresas, terão que existir um ambiente agradável, produtivo e fértil para novas ideias.
É preciso que os funcionários se sintam estimulados a promover a inovação, como melhorias constantes na performance, agindo como se fossem os donos do negócio.
Isso não nasce de uma hora para outra, é gradativo esse movimento e os funcionários acumulam valores, conhecimentos e objetivos, mas pode ser decisivo no crescimento do interesse de profissionais talentosos.
Hoje em dia, a satisfação no trabalho é bastante valorizada. E a cultura organizacional está cada vez mais funcional e próspera. Com a visão da empresa, os colaboradores conseguem se enxergar e planejar o seu crescimento profissional.
Por fim, a atração e acúmulo de talentos e conhecimentos estão entre as mais importantes vantagens competitivas que uma empresa pode ter. E podemos afirmar que as mulheres tem essas características com mais propriedade principalmente as softs skills.
E para isso é importante compreender que para conquistar profissionais de alta performance, não basta oferecer apenas um bom salário. Faz -se necessário aliar as competências e habilidades que o colaborador tem que exercer.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.