Logo O POVO+
Plano de Manejo e um Pacto pelo Cocó
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Plano de Manejo e um Pacto pelo Cocó

Tipo Opinião
Preço do aluguel sobe em Fortaleza (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Preço do aluguel sobe em Fortaleza

Nos próximos dias 3 e 4 de novembro serão apresentados ao Conselho Gestor do Parque Estadual do Cocó dois documentos fundamentais: a minuta do Plano de Manejo, na terça, 9 horas; e o Pacto pelo Cocó, na quarta-feira, no mesmo horário. O Plano é um documento elaborado a partir de diversos estudos, que estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação. Já o Pacto pelo Cocó é um projeto de despoluição do maior rio de Fortaleza, visando à recuperação da vegetação de suas margens, navegabilidade e construção de equipamentos ao longo de seu curso, de forma a promover a integração com as comunidades ribeirinhas. "Precisamos devolver à população o sentimento de pertença em relação ao Cocó e isso só será possível a partir de parcerias entre o poder público e sociedade civil", diz o titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno.

Xô, Aftosa!

A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa começa na próxima terça-feira e se estenderá até 2 de dezembro. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), é obrigatória a vacinação dos animais com até 24 meses de idade.

Capitão com capitão

Bolsonaro não pensa só em participar da campanha do prefeito do Rio, Marcelo Crivela, que está sob ameaça de não ir para o segundo turno. Não descartaria, dizem fontes palacianas, dar uma mãozinha à campanha do Capitão Wagner (Pros) num segundo turno.

Descaso

Obras de requalificação da Rua dos Tabajaras (Praia de Iracema), em frente ao esqueleto do Acquario, estão paradas. O pior: a área, que abriga o Estoril, sede da Secretaria Municipal do Turismo, está sem iluminação pública há um mês. A Enel culpa a Prefeitura.

 Corpo de Bombeiros do Ceará. (Foto: Deísa Garcêz / Especial para O Povo)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO
Corpo de Bombeiros do Ceará. (Foto: Deísa Garcêz / Especial para O Povo)

Merecidamente

Depois de ganhar nove caminhões e viaturas nesta semana, o Corpo de Bombeiros recebeu outro mimo: o governador Camilo Santana autorizou a compra de mais cinco viaturas e anunciou a inauguração, para breve, do novo quartel da Corporação em Quixadá.

Coisa tá ruça

O Sintufce colocou faixas protestando contra a reforma administrativa de Bolsonaro nos portões dos campi da UFC em Russas, Crateús e Quixadá. A faixa de Russas foi arrancada. O sindicato vai mandar colocar nova faixa torcendo pelo direito de expressão.

I love drones

Fortaleza vai assistir hoje, a partir das 16 horas, no FutCenter (Aldeota), à I Corrida de Drones. A realização é da Associação Cearense de Operadores de Drones (Acod), em parceria com a equipe CE Drone Racing. Os drones podem chegar a 200 km/hora.

24

mil pessoas deverão passar pelo Terminal Rodoviário João Tomé neste feriadão. Sobral, Camocim, Iguatu e Juazeiro do Norte são as cidades mais procuradas.

Recicla 2020

O Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde) fará a ExpoRecicla@Home2020, edição virtual do maior evento de sustentabilidade do Estado. Nos próximos dias 4 e 5 de novembro.

Casal 90

A deputada estadual Dra. Silvana (PL) e seu marido, o deputado federal Jaziel Pereira (PL), recuperados da Covid-19, voltam a se engajar na campanha do candidato a prefeito de Fortaleza pelo Pros, Capitão Wagner. Ambos atuam na coleta do voto evangélico.

Haja energia

Atendimento por telefone da Enel é exercício de paciência, segundo a clientela. Além da demora na espera para falar com um atendente, no meio da chamada a ligação cai de repente. Haja energia para conseguir resolver um problema.

Sobe

Rosa Weber, do STF, que suspendeu resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente que liberava a exploração de manguezais. A cidadania agradece.

Desce

Morte de Paulo Bonavides, um jurista internacionalmente respeitado. Era daqueles de ligar pedindo espaço. Como se o mestre precisasse.

Horizontais

Tem início amanhã a 22 ª Mostra Sesc de Culturas. Com programação toda virtual, vai se estender até o próximo dia 8. /// A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), com sua Operação Finados, fará ações de fiscalização em 28 pontos do Ceará. Com foco maior para rotas que levam até Aracati e Jericoacoara. /// A Paróquia de São José, de Canindé, adotou o Tríduo de Jesus das Santas Chagas do Padre Reginaldo Manzotti. Com atos hoje, amanhã e segunda-feira, às 19h. /// Só lembrando: "Neste halloween, o brasileiro não vê fantasmas nem bruxas. Tá vendo é urso…"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?