Logo O POVO+
Governo do Estado avalia dar reajuste em janeiro
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Governo do Estado avalia dar reajuste em janeiro

Um possível reajuste para os servidores estaduais em janeiro ainda está em avaliação e dependerá do desempenho da arrecadação de dezembro
Tipo Opinião
Mauro Filho  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Mauro Filho

O secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Mauro Filho, em contato com este colunista, esclarece sobre possível reajuste salarial em janeiro para os servidores. Segundo Mauro, o Ceará tem beneficiado com aumentos reais várias categorias, a partir de alterações em planos de cargos e carreiras. "Estamos aprimorando os PCCS da Secretaria de Proteção Social, da Sesa, da Secult e da TVC, além de ascensão e progressão funcional para outras categorias, o que contribui para aumentos. Só o Ceará faz isso e com reajustes de 18%, 20%, 25% e até 30% e com ascensão e progressão que dão 5% a mais no salário, dependendo do plano de cargos e carreiras", expõe. Mas, sai reajuste geral em janeiro? Mauro Filho diz que isso dependerá das informações da Sefaz com relação à arrecadação de dezembro. Sobre o mesmo tema, Camilo Santana adiantou para a Coluna: "Estamos avaliando, estamos avaliando!" Bom lembrar que 2022 é ano de eleições.

Fossilizado?

Por falar em Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o pessoal da Universidade Regional do Cariri (Urca) tem uma queixa: diz que o seu PCCS parece ter virado fóssil nas gavetas da Procuradoria Geral do Estado. Até agora, nadica de nada.

Sem pesquisas

E 96 alunos da UFCA estão sendo prejudicados com o não pagamento de bolsas referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e ao Programa de Residência Pedagógica (RP), ambos da Capes/MEC. Cadê a bancada federal para reagir?

Agente Rural

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) vai divulgar hoje o resultado final da seleção do Programa Agente Rural. São 284 vagas e os selecionados darão apoio técnico ao homem do campo e receberão bolsas entre R$ 1.254,00 e R$ 2.700,00.

SENADOR cearense Tasso Jereissati(Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado SENADOR cearense Tasso Jereissati

O pacificador

Senador Tasso Jereissati (PSDB) conseguiu por ordem na casa na reta final da definição do relatório da CPI da Covid. Às véspera da leitura, reuniu senadores em sua residência e resolveu impasses criados sobre o conteúdo do texto final. Votação acontece na terça-feira.

New Icaraí

O prefeito Vitor Valim (Pros) anunciará, em breve, um grande empreendimento no litoral de Caucaia (RMF). Mais precisamente na praia do Icaraí que, por conta disso, deverá, finalmente, ganhar sua recuperação e urbanização turística.

Quatrilho

Neste final de semana, o PDT vai retomar seus encontros regionais. Sábado, em Crateús, e, no domingo, em São Benedito. "Com a presença dos governamentáveis da sigla; Roberto Cláudio, Evandro Leitão, Mauro Filho e Izolda Cela", avisa o dirigente André Figueiredo.

Pelo diálogo

Perguntado sobre a tese do presidente regional do PDT, André Figueiredo, de que a vice na chapa do partido ao Governo deve ser reservada para uma sigla aliada. Sobre isso, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), observa: "Isso se resolverá com diálogo".

I love Lubnor

A Assembleia Legislativa realizará, às 14 horas da próxima segunda-feira, audiência pública para debater a importância da manutenção da refinaria Lubnor e dos ativos da Petrobrás, em Fortaleza. Será puxada por Guilherme Sampaio (PT), no Auditório Murilo Aguiar.

40

por cento dos microempreendedores de todo o País estão trabalhando em casa ou usando a garagem como ponto de trabalho, para fugir dos aluguéis. Os dados são do Sebrae.

Algo no ar

A Air France retoma hoje voos de Paris para Fortaleza, segundo a secretaria do turismo do Estado. Ou seja, o Hub Aéreo começa a pulsar novamente, depois do efeito da pandmeia da Covid-19. Ufa!

Sobe

Memorial Patativa do Assaré, em cidade homônima, em ótimo estado de conservação e recebendo turistas. Já o Farol do Mucuripe, em Fortaleza...

Desce

Fortaleza, que levou uma goleada surpreendente do Atlético Mineiro (4X0), na Copa do Brasil. Alguém anotou a placa do caminhão que atropelou o Leão?

Horizontais

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho reabriu para visitas presenciais com o V Salão de Gravura. A partir das 14h. /// Alô, Prefeitura! Messejana vem registrando muitos casos de dengue. Moradores pedem maior presença dos agentes de endemias no bairro. /// A Legião da Boa Vontade faz campanha natalina. Quer arrecadar 40 toneladas de alimentos para atender a 2.250 famílias carentes (3484 3533). /// Só lembrando: "Ainda bem que a CPI da Covid não denunciou Bolsonaro por pedaladas fiscais."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?