Logo O POVO+
Funceme espera bom inverno no Ceará
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Funceme espera bom inverno no Ceará

O prognóstico para o trimestre fevereiro, março e abril será anunciado em 20 de janeiro
Imagem do satélite GOES-16 registrou nebulosidade sobre o estado do Ceará (Foto: CPTEC/INPE)
Foto: CPTEC/INPE Imagem do satélite GOES-16 registrou nebulosidade sobre o estado do Ceará

.

Já tem data a divulgação do primeiro prognóstico sobre quadra chuvosa deste ano no Ceará. O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, marcou para o dia 20 de janeiro, a partir das 9 horas, na sede do órgão. Ele adianta que esse relatório virá com informações colhidas não só de instituições nacionais da área, como também de organismos internacionais que estudam o clima. A preço de hoje, a situação climática do Estado é "favorável" a um bom inverno, mas a Funceme vai esperar até quinta-feira próxima para consolidar dados dessa projeção. "Esse prognóstico a ser emitido agora em janeiro é para o trimestre de fevereiro até abril deste ano", ressalta Eduardo Sávio. Não se sabe ainda se o governador Camilo Santana participará desse anúncio.

Leia também | Chove em 96% dos municípios cearenses pesquisados pela Funceme

Nada de stop

Mais um ano terminou e o Detran manteve o desempenho. Na máquina estadual, continua sendo o segundo maior arrecadador, só perdendo para a Secretaria da Fazenda. Resultado de tantas taxas absurdas e que deixam o contribuinte na contramão financeira.

Pacote

Várias escolas de tempo integral serão entregues agora em janeiro pelo prefeito José Sarto. Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, esses equipamentos fazem parte de um pacote que inclui ainda o Cuca do Pici.

Entregas

O prefeito José Sarto vai entregar, em março próximo, toda a Nova Beira Mar. Com a feirinha de artesanato toda repaginada. É o que informa o secretário municipal de Infraestrutura, Samuel Dias, que pode entregar o cargo em abril para tentar mandato.

Erinaldo Dantas assume mais um mandato à frente da OAB-CE(Foto: Divulgação OAB)
Foto: Divulgação OAB Erinaldo Dantas assume mais um mandato à frente da OAB-CE

Nova Ordem

Erinaldo Dantas toma posse hoje em mais um mandato como presidente da OAB do Ceará. A partir das 16h30min, na sede da entidade. A prioridade agora, diz ele, é ampliar os serviços e a aproximação da Ordem com seus associados do Interior.

Cancelado

A missão oficial do governo do Estado para Dubai foi cancelada. Deveria o grupo, formado por membros da Setur e Sedet, participar, neste mês, da Expo Dubai, a maior feira de tecnologia do mundo. A variante Ômicron barrou essa empreitada.

Concurso

O governador Camilo Santana deve anunciar hoje o concurso público da Uece. Será um bom número de vagas em razão de muitas aposentadorias e falecimentos, segundo o reitor da Instituição, Hildebrando Soares. Ele, neste ano, diz que apostará em mais interiorização.

Dente de coelho

A clientela do Instituto de Previdência do Município (IPM) que procura o serviço odontológico sofre. Uma simples triagem, por exemplo, demora três meses, o que é um absurdo. Até lá, haja cárie infestando.

Xerifão

Moroni Torgan, ex-vice-governador e ex-vice-prefeito de Fortaleza, organiza equipes para trabalhar, ano que vem, de olho num mandato de deputado federal. Ele, no entanto, vai aguardar quem comandará o União Brasil. Se for bolsonarista, pula fora.

Xerifão 2

O Cidadania, inclusive, vem conversando com Moroni Torgan sobre a possibilidade de ele ingressar na sigla que, entre alguns nomes para cargos proporcionais, promete muitas surpresas. Alexandre Pereira, presidente estadual, guarda segredo.

Hummm

Estão desmatando o terreno onde funcionava o estacionamento noturno do campus da FIC, na esquina da Tibúrcio Cavalcante com General Potiguara, próximo à Funerária Ternura. Vai surgir mais um espigão ou algum novo empreendimento?

Sobe

Iphan do Ceará, que atuou tecnicamente durante 2021 e vem acelerando processos de tombamentos. A História agradece.

Desce

Contas do IPTU, IPVA, material escolar… economizou para começar o ano sem voltar para a turma dos inadimplentes?

Horizontais

O Centro de Queimados do IJF teve muito trabalho no Ano Novo. Por causa de fogos de artifício e bombinhas disparados por gente displicente. /// Fagner é a primeira atração de 2022 do Cineteatro São Luiz. O show ocorre domingo, às 18h e a venda de ingresso tem início amanhã (R$ 80 e R$ 40). /// Museu da Cultura Cearense (Dragão do Mar) receberá, de quarta a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, a mostra "Penso que ainda posso encontrar lugares sem nome". Do pesquisador e fotógrafo Haroldo Saboia. /// Só lembrando: "E aí, feliz por ter sobrevivido depois de 2021, hein?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?