Logo O POVO+
Tragédia do Edifício Andrea: uma promessa esquecida
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Tragédia do Edifício Andrea: uma promessa esquecida

Quase trêsanos depois do desabaento do Edifício Andrea, a área está abandonada. A promessa de transformar o local em quartel do Corpo de Bombeiro não saiu do papel
Tipo Opinião
Área do Edifício Andrea, que desabou em 15 de outubro de 2019, no bairro Dionísio Torres (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Área do Edifício Andrea, que desabou em 15 de outubro de 2019, no bairro Dionísio Torres

.

Toda a área onde ficava o Edifício Andrea virou terreno baldio, com mato alto. O prédio desabou no dia 15 de outubro de 2019, deixando nove pessoas mortas. Durante o período de salvamento, que durou 103 horas, sete pessoas foram resgatadas com vida pelos bombeiros. Um laudo da Pefoce apontou que a atuação dos engenheiros e do pedreiro, hoje denunciados e respondendo por crime de homicídio duplamente qualificado e outros três delitos, foi "determinante" para o desabamento. Bem, na época o então governador Camilo Santana prometeu implantar ali um quartel do Corpo de Bombeiros. A tragédia completa três anos em 15 de outubro e a promessa não saiu do papel. Merecia um memorial no local. Pelo menos.

Mobilização social

Nas bancadas do PT começa certo descontentamento com o comando da campanha de sua aliança. Alguns observam que, paralelo ao trabalho de cooptação de prefeitos, já deveria ter se iniciado o contato com lideranças sociais, sobretudo na RMF, onde oponentes de Elmano têm grande penetração.

Na equipe

Valdemir Catanho desistiu de disputar vaga de deputado estadual e passou a integrar a coordenação da campanha de Elmano Freitas (PT) para o Governo. Experiência na área ele tem e chega para, quem sabe, buscar mobilizar movimentos populares pró-Elmano.

Em nome da Rosa

A professora e ex-vereadora Rosa da Fonsêca, que morreu em 1° de junho último, vai receber título de cidadania de Fortaleza, in memoriam, da Câmara Municipal. Será no dia 23 de setembro, às 18h30. O projeto é da vereadora Larissa Gaspar (PT).

Governadora Izolda Cela(Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Governadora Izolda Cela

Vigiai e orai

Uma certeza na órbita da governadora Izolda Cela: sem partido, ela vai assistir aos embates eleitorais sem se envolver diretamente, pelo menos no primeiro turno. Só entra mesmo na campanha se sentir cheiro de retrocesso no ar. Foi o que deixou claro para este colunista.

Cidadania

E por falar em Izolda Cela, a governadora recebe hoje, às 17 horas, na Câmara Municipal de Caucaua (RMF), título de cidadania. Sob Aplausos do prefeito Vitir Valim.

Na campanha

O deputado federal José Guimarães encontra-se em São Paulo. Como membro da coordenação nacional da campanha de Lula, ajuda a fechar o calendário das visitas do candidato. A programação começa dia 16 próximo. Lula volta ao Ceará em breve.

Caixa de surpresas

O Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Pública, Asseio e Conservação denuncia: terceirizados da Caixa Econômica tiveram seus salários reduzidos. A entidade cobrou resposta mas, até agora, nada. Toda semana faz atos em frente a agências do banco.

5G

Por iniciativa do deputado Sérgio Aguiar (PDT), a Assembleia Legislativa realizará amanhã, às 14 horas, no Complexo das Comissões, audiência pública sobre a implantação do 5G em Fortaleza. A expectativa é de que o serviço opere em setembro. A Anatel admite antecipar.

Dose de leitura

"Cinquenta Mil Mulheres" é o nome do livro que o médico Mariano de Freitas lançará, às 19h30 desta quarta-feira, no Ideal Clube. Expõe a trajetória desse obstetra, com dados sobre a evolução da obstetrícia. O prefácio é do ex-governador e médico Lúcio Alcântara.

Algo em comum

O presidente Jair Bolsonaro, que busca a reeleição pelo PL, tem algo em comum com Ciro Gomes (PDT) que, hoje, anunciará sua vice: adora mudar de partido. Já passou por nove, enquanto Ciro acumula uns seis em seu currículo político.

Sobe

Aprovação do tombamento do Campo de Concentração do Sítio Patu, em Senador Pompeu. Vitória de Acrísio Sena (PT) e do prefeito Maurício Pinheiro.

Desce

Imbróglio que envolveu a renúncia de candidatas a vice na chapa do petista Elmano, o que mostra que política não é para amadores.

Horizontais

O Iprede, que faz doação diária de cinco mil refeições para famílias em situação de vulnerabilidade, precisa de apoio. Contato pelo (85) 3218 4000. /// A OAB-CE é sede, de hoje até sexta-feira, o VII Congresso Brasileiro de Direito e Saúde, conjuntamente com o VII Encontro Nacional dos Membros do Ministério Público. Tema: "A Saúde no Brasil e a Covid-19". /// Bolsonaro chamou de "cartinha" a Carta pela Democracia, da USP, em defesa de eleições limpas. Sem comentário. /// Só lembrando: "E aí, está antecipando seu salário para tentar pagar as contas?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?