Logo O POVO+
OAB-CE promove ação para pessoas trans
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

OAB-CE promove ação para pessoas trans

"OAB Retifica" é a ação que vai assegurar a retificação do nome e gênero de pessoas trans no documento de identificação
Tipo Opinião
Presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas

.

A Ordem dos Advogados do Brasil, regional do Ceará, vai promover a ação "OAB Retifica". O objetivo da ação, em sua segunda edição e tocada pela Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da entidade, é assegurar a retificação do nome e gênero de pessoas trans no documento de identificação. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no perfil @diversidadeoabceoficial. Para ter acesso ao pré-cadastro, é necessário clicar no link disponível na bio. Nele, o interessado vai acessar a lista de documentos das pessoas que podem participar e que não se identificam com seu gênero e nome registral. "A primeira ação foi um sucesso. É uma forma de contribuirmos com a cidadania", destaca Erinaldo Dantas, presidente da OAB do Ceará.

Por Maria

A ex-prefeito de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, vai comemorar os seus 80 anos com um evento no dia 27 de novembro, no Parque Rio Branco. Com a morte de Rosa, ela se tornou o principal referencial do Movimento Crítica Radical, que combate o Capitalismo por aqui

Intramuros

Amigos próximos a Roberto Cláudio o aconselham a se preservar mais construindo pontes ao invés de muros. Acham que, se não vier uma vitória nas urnas, seu futuro é promissor. E lembram: Lula, depois de 586 dias de prisão, tem fortes chances de se eleger presidente.

Inclusão

A cartilha "Eleições Inclusivas" está disponível na página do Ministério Público do Estado. (Centro de Apoio Operacional da Cidadania). Nela, conceitos básicos e direitos assegurados às pessoas com deficiência e idosos. Foi elaborada pelo MP e OAB do Piauí.

Ciro Gomes, candidato a presidência pelo PDT
Ciro Gomes, candidato a presidência pelo PDT (Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP)

Nada de novo

Ciro Gomes, em seu manifesto, atacou Lula, Bolsonaro e parte da mídia, e ainda disse que interesses internacionais não o querem como presidente. Enfim, nada de novo, reiterando apenas que continua candidato ao Planalto. Finaliza apregoando ser um salvador da pátria.

Ilicitudes

Mais de 900 denúncias de propaganda eleitoral irregular já foram registradas pelo TRE. Fortaleza apresenta o maior número de denúncias, totalizando 56,4% dos ilícitos reportados, via aplicativo Pardal, gratuito e nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Fora do teatro

O XIV Festival de Teatro de Fortaleza tem data para acontecer: de 19 a 29 de outubro. Após dois anos de pandemia, o retorno do evento será celebrado com o tema "A Cidade como Palco". As inscrições de projetos, grupos e artistas interessados vão até dia 2 de outubro.

Protesto

O Sindifort e o Sindiute realizam hoje, às 8 horas, ato em frente à sede do IPM (Centro). O protesto é contra descontos de 14% para o Previfor e 6% para o IPM Saúde. O Paço também quer acabar com a hora extra incorporada dos aposentados e pensionistas.

Sobre FBI

O candidato ao Governo pelo União Brasil, Capitão Wagner, esclarece que quer "consultoria do FBI" para a segurança pública do Estado. Segundo adianta, existem tecnologia e intercâmbio de informações e que a oposição "tenta descredibilizar" seu projeto.

Sabiaguaba

O Instituto Dragão do Mar encerra amanhã inscrições para a chamada pública destinada à gestão do estacionamento do Complexo Gastronômico da Sabiaguaba. São 50 vagas. No site do IDM (https://www.idm.org.br/oportunidades/outras-oportunidades) as informações.

19

cidades cearenses vão contar com tropas da Força Federal durante as próximas eleições. O TSE aceitou pedido de ampliação desse reforço, antes só para 10 localidades.

Sobe

Respeito às diferenças, que precisa ser a prioridade nesta reta final da campanha eleitoral. Os políticos passam, o eleitor… jamais.

Desce

INSS, que lançou só 5 vagas em Fortaleza no seu concurso público, quando há uma carência absurda em matéria de pessoal.

Horizontais

Na umbanda, hoje é dia de São Cosme e Damião./// Com ventos fortes e polinização do caju, reaparecem também as alergias que têm levado muitos pacientes às clínicas do ramo. /// Toinha Rocha, ex-coordenadora de Proteção e Bem Estar Animal de Fortaleza, é candidata à Câmara pela Rede. Em defesa dos pets. /// Só lembrando: "E aí, eleitor, está se sentindo um 'Jesus crucificado' nestas eleições?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?