Logo O POVO+
Microempresários e a pandemia da falta de crédito
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Microempresários e a pandemia da falta de crédito

Tipo Opinião

O Ceará está hoje com pelo menos 60 mil empresas de micro e pequeno porte sem operar, em razão da pandemia da Covid-19. A informação é do diretor técnico do Sebrae, Alcy Poto, não dando certeza de quantas terão condições de voltar às atividades quando essa crise sanitária passar. Ele diz que a grande maioria está dependendo ainda de crédito bancário. Das empresas que pleitearam, somente 13% tiveram acesso às linhas de financiamento. "Esse problema faz com que o segmento fique sem capital de giro necessário para retomar as atividades", observa. A saída, diz ele, é apelar para que os bancos tenham sensibilidade com o setor que, no Estado, respondia, antes da crise da Covid-19, por mais de 1,2 milhão de empregos e corre o risco de perder 200 mil vagas das 60 mil empresas, juntando as que já haviam reduzido quadro de pessoal. Falando em retomada gradual da atividade, como anunciou o governo, um dado: 72% das empresas cearenses são comércio e serviços, setores bem afetados. Vão precisar de apoio, muito apoio nesse retorno à realidade econômica.

Indesejado

Por aclamação, Régis Medeiros foi eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, regional Ceará. Cumprirá o biênio 2020/2022. Comandará um barco com o setor precisando superar um hóspede indigesto: efeitos da Covid-19.

Na pipoca

O MPCE recomendou empresas que organizam eventos com a presença de público que envolvem aglomeração de pessoas a suspensão da venda de ingressos. O Fortal entra nessa onda.

Bolso furado

Costureiras que confeccionaram máscaras, no programa municipal, cobram o pagamento pelo serviço. Lembram: o mês está acabando. A ação fora lançada para amenizar a situação econômica desse grupo nestes tempos de pandemia.

Artur Bruno, secretario do Meio Ambiente do Ceará (Foto: Mauri Melo/O POVO).
Foto: MAURI MELO/O POVO
Artur Bruno, secretario do Meio Ambiente do Ceará (Foto: Mauri Melo/O POVO).

Mais Cocó

O Parque Estadual do Cocó ganhará mais 9 hectares de área. Ficará com 1.580,29 hectares. A informação é do secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, em reportagem especial disponível no OP (mais.opovo.com.br) e… Viva a Natueza!

Leia também |

Parque do Cocó: 50 dias sem a presença humana

Plano de Manejo fará estudo das pressões sobre o Parque

 

Os parças

O Partido Novo, através do advogado cearense Rodrigo Marinho, virou parceiro (amicus curiae) na ação que tramita no STF contra o inquérito das fake news. Diz que a operação da PF é ataque "à liberdade de expressão".

Reprovação

Continua a pressão ao Governo das escolas particulares pela volta logo às aulas. Terão estrutura de segurança sanitária suficiente para alunos e funcionários? Eis a pergunta que continua no quadro. O sindicato do setor ainda não respondeu concretamente.

12,8

milhões de brasileiros estão desempregados nestes tempos de pandemia da Covid-19, segundo o IBGE. No Ceará, são 142,2 mil atingidos pelo vírus do desemprego.

Vozão querido

O time do Ceará abre hoje, às 16 horas, as comemorações dos 106 anos, com uma live show na Vozão TV, seu canal no YouTube. Entre atrações, Forro Real. Na tela, o público poderá acessar o QR Code fazer as doações para o programa Mesa Brasil Sesc.

Hora de testar

Laboratório do hospital Sopai fará testes para o novo coronavírus, neste domingo, das 8h às 17h, na Av. Francisco Sá, 5036, Carlito Pamplona. Para isso montou estrutura de drive-thru e não haverá necessidade de sair do carro para a coleta. O valor é R$ 250. Informação nos fones 4005 0736 e 4005 0746.

Planta sem raiz

A Abema, entidade que congrega órgãos estaduais do meio ambiente, aprovou requerimento de repúdio ao ministro Ricardo Sales (Meio Ambiente), aquele que quer passar uma "boiada" de legislação. De autoria de Artur Bruno.

Sobe

Theatro José de Alencar, que completa 110 anos. Com programação de ajuda à classe artística que também sofre com a pandemia da Covid-19.

Desce

Bolsonaro afirmar que Augusto Aras, procurador-geral da República, poderia ocupar uma vaga no STF. Quer embolar o tabuleiro do xadrez.

Horizontais

Começa amanhã, em Barbalha, a Festa de Santo Antônio. Neste ano, com transmissão via internet pelas redes sociais da paróquia do padroeiro. /// Hospital Monte Klinikum inscreve para 19 vagas de emprego: técnico de enfermagem para UTI (17) e técnico de enfermagem para Unidade de Internação (2). /// A Solar Coca-Cola doou 8 toneladas de alimentos (cestas básicas) para a Prefeitura de Maracanaú, que repassará para famílias carentes. /// Só lembrando: "Com a abertura gradual da economia, vamos saber quantos empregos sobreviveram nessa pandemia?

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?