Logo O POVO+
PSDB estreia no governismo em Fortaleza
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

PSDB estreia no governismo em Fortaleza

Tipo Opinião
NA ÚLTIMA eleição em que foram aliados, em 2008, Ciro e Tasso estiveram a favor de Patrícia Saboya (Foto: Dário Gabriel, em 23 de junho de 2008)
Foto: Dário Gabriel, em 23 de junho de 2008 NA ÚLTIMA eleição em que foram aliados, em 2008, Ciro e Tasso estiveram a favor de Patrícia Saboya

O PSDB foi o partido mais poderoso da história do Ceará. De 1990, quando Tasso Jereissati se filiou, até 2006, teve o Governo do Estado. Diferentemente da era Ferreira Gomes, quando havia uma coalizão com outras forças de relevância, o predomínio do tucanato era quase total. Nos governos Tasso, o PSDB tinha governador, vice e as três vagas de senador. Era diferente da relevância que o PMDB e PT tinham na gestão Cid Gomes. O PSDB tinha muitos aliados, mas relegados a quinto plano. Apesar de todo esse poder, o PSDB nunca foi governo em Fortaleza. Aliás, a rigor, teve a Prefeitura por dois meses e meio, entre a filiação de Ciro Gomes ao lado de Tasso, em 16 de janeiro de 1990, e a renúncia, em 2 de abril, para concorrer a governador. Fora disso, o PSDB nunca teve prefeito, nunca esteve na base aliada de um prefeito, nunca integrou uma coligação que tenha sido vitoriosa em Fortaleza.

Com a aliança, conforme destacou na segunda-feira o colega Carlos Mazza, reencontram-se Tasso e Ciro Gomes. De 1988 a 2002, eles estiveram juntos em todas as eleições na Capital e no Estado. Em 2004, por força do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro apoiou Inácio Arruda (PCdoB) para prefeito de Fortaleza - favorito que acabou derrotado. Tasso estava com Antonio Cambraia. Em 2006, Tasso rompeu com o governador Lúcio Alcântara, no gesto talvez mais importante para eleger Cid. Em 2008, Cid Gomes apoiou a reeleição de Luizianne Lins (PT), mas Ciro não seguiu o irmão e fez campanha para Patrícia Saboya (PDT), com apoio tucano. Em 2010, Tasso achou que estava sendo cozinhado por Cid, cansou de esperar acordo e rompeu. Nunca mais se entenderam numa eleição na Capital ou no Estado. O acordo também foi reatado em Sobral, simbólica para os Ferreira Gomes. Entendimento certamente passou por acerto entre Tasso e Ciro, como nos velhos tempos em que decidiam os rumos da política no Ceará. Juntos no Estado eles nunca perderam e na Capital, nunca venceram. Tentarão pela primeira vez.

Deputados do PSDB apoiam Capitão Wagner

Na convenção do PSDB, na manhã de ontem, Tasso afirmou que o apoio a José Sarto (PDT) foi "conclusão quase que unânime, com algumas exceções". Entre essas exceções estão todos os deputados do partido: os estaduais, Fernanda Pessoa e Nelinho, o federal, Roberto Pessoa, que está licenciado, e o suplente em exercício, Danilo Forte. Todos estavam na convenção do Capitão Wagner (Pros).

O peso que a propaganda eleitoral terá

Com apoios de PSDB e DEM, a candidatura de José Sarto (PDT) ganha apoio de duas grandes grifes eleitorais. Conforme mostrou O POVO na segunda-feira, o tempo no horário eleitoral será mais que o dobro do Capitão Wagner (Pros). Em outros tempos, isso praticamente decidia a eleição. Ainda será assim?

A eleição de Jair Bolsonaro demoliu algumas certezas e essa foi a mais inapelavelmente implodida. Certamente, as redes sociais e o Whatsapp terão baita peso. Nenhuma candidatura poderá ignorar essas ferramentas. A questão é qual peso a TV e o rádio ainda terão.

O núcleo político do Paço Municipal aposta que, numa eleição de Capital, a TV ainda será preponderante. Não sei o quanto há de torcida na avaliação. O fato é que esse fator pode ser decisivo na eleição.

Caso se repita o fenômeno de 2018 e o rádio e a TV se mostrem quase irrelevantes, é muito difícil que José Sarto seja eleito. Se, por outro lado, a TV ainda tiver relevância considerável - ainda que menor que em outros tempos - a força de Sarto cresce demais.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?