Logo O POVO+
Luizianne: "Única pessoa que tem experiência para tocar essa cidade sou eu"
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Luizianne: "Única pessoa que tem experiência para tocar essa cidade sou eu"

Ex-prefeita aborda tema que deve ser central e já tem mobilizado embate entre PDT e Capitão Wagner
Tipo Análise
Luizianne começou a campanha pela Vila do Mar, onde feijoada era preparada (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Luizianne começou a campanha pela Vila do Mar, onde feijoada era preparada

No primeiro dia de campanha, a candidata do PT a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, disse que é a única com experiência para enfrentar o momento que a cidade enfrentará no pós-pandemia. "A única pessoa que tem experiência para tocar essa cidade, de todos os esses candidatos, sou eu", disse, em declaração distribuída pela assessoria da campanha.

ACOMPANHE A COBERTURA DA ELEIÇÃO NO BLOG POLÍTICA

O tema experiência deve atravessar esta campanha eleitoral. A escolha de José Sarto (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, como candidato da base do prefeito Roberto Cláudio (PDT) passou pelo fato de ele ser o mais experiente entre as alternativas do PDT.

A campanha governista tem criticado Capitão Wagner (Pros), já na pré-campanha, pelo que considera falta de experiência.

Embora Sarto comande o Poder Legislativo, Luizianne é a única dos 11 candidatos a ter experiência no Poder Executivo. Quando Roberto Cláudio foi eleito, em 2012, essa era também sua única experiência. Bem menor, aliás que a de Sarto.

A experiência ou inexperiência de candidatos para cargos governamentais é coisa que já teve muito peso na política, mas nem sempre é determinante. Coincidência ou não, é crítica ou cobrança que sempre causou muito mais problemas para a esquerda - sobretudo com candidatos de origem mais popular. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu com isso. Em Fortaleza, Inácio Arruda (PCdoB) teve problemas. Mas, Maria Luiza Fontenele e Luizianne Lins, duas mulheres de esquerda que foram eleitas, não sofreram impacto desse tipo de crítica. Aliás, a primeira eleição que Luizianne perdeu foi em 2016, quando já tinha a experiência de governar. Talvez porque as duas, Maria e Luizianne, têm formação superior e são inclusive professoras universitárias. Ou quem sabe as críticas se concentraram mais no aspecto machista mesmo.

Em 2018, Jair Bolsonaro foi eleito também sem nenhuma experiência administrativa e isso não o atrapalhou. Como disse, a crítica da falta de experiência, até hoje, causou mais problemas à esquerda que à direita.

E eis que, nessa eleição, a candidatura de maior experiência, sem dúvida, é do PT, com Luizianne e seus oito anos de Prefeitura. Se a experiência é bem ou mal avaliada aí é outra questão - muito mais importante, aliás, para o rumo da campanha.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?