Logo O POVO+
21% dos eleitores de Sarto afirmam que o conhecem só de ouvir falar
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

21% dos eleitores de Sarto afirmam que o conhecem só de ouvir falar

No caso de Capitão Wagner, índice não é muito menor: 18%. Os de Luizianne são 16%. É muita gente votando só de ouvir falar
Tipo Análise
Sarto cresce mesmo ainda pouco conhecido (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Sarto cresce mesmo ainda pouco conhecido

O Datafolha testou o nível de conhecimento dos candidatos a prefeito de Fortaleza. Mas, uma coisa curiosa é ver o quanto cada um deles é conhecido entre os próprios eleitores. Dos eleitores de Capitão Wagner (Pros), 49% dizem que o conhecem muito bem, 33% conhecem um pouco e 18% o conhecem só de ouvir falar.

Made with Flourish

Os eleitores de Luizianne acreditam que conhecem um pouco melhor a candidata que escolheram - até porque ela foi oito anos prefeita. São 59% os que afirmam que a conhecem bem, 25% que conhecem um pouco e 16%, só de ouvir falar.

Mais intrigante é o dado sobre Sarto Nogueira (PDT). Para começar, 5% dos eleitores que dizem votar nele afirmam que não o conhecem. É o único dos candidatos com percentuais mais expressivos - incluindo Capitão Wagner, Luizianne, Heitor Férrer (Solidariedade) e Renato Roseno (Psol) - que tem voto até de quem não o conhece. De certo ponto de vista, pode até ser uma vantagem. Os que dizem que o conhecem muito bem são 43%. Há 32% que afirmam que o conhecem um pouco. E 21% que conhecem o pedetista só de ouvir falar.

É natural até certo ponto, porque Sarto realmente começou lá de trás e vem crescendo na medida em que se torna mais conhecido. Efetivamente, poucos eleitores o conheciam. Tanto que ele pede chance na campanha para que o conheçam.

Mas, não deixa de chamar atenção, principalmente no caso dele, mas não apenas. Wagner tem 18% de quem vota nele só de ouvir falar. E Luizianne tem 16%.  Olha, é muita gente votando só de ouvir falar. Espero que nas duas semanas até a eleição, esse pessoal tire um tempo para conhecer o candidato ou candidata que escolheu.

 

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?