Logo O POVO+
As lições de uma vitória
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

As lições de uma vitória

Tipo Opinião
 Élcio Batista, Roberto Cláudio, Ciro Gomes e Sarto: profissionais da política tiveram vitória apertada (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO  Élcio Batista, Roberto Cláudio, Ciro Gomes e Sarto: profissionais da política tiveram vitória apertada

Imagine a mesa de jantar após o resultado eleitoral de Fortaleza. Em uma, Capitão Wagner (Pros), senador Luis Eduardo Girão (Podemos), o empresário Geraldo Luciano. Na outra, Ciro Gomes (PDT), Camilo Santana (PT), Roberto Cláudio (PDT), Cid Gomes (PDT) e José Sarto (PDT). Parece-me que a mesa da campanha vitoriosa tem muito mais reflexões a fazer, questões sobre as quais se debruçar, que a dos derrotados.

Uma vitória é uma vitória e é melhor que uma derrota. Vencer três vezes seguidas numa eleição como Fortaleza é um feito e tanto. Porém, por que a vitória não foi tranquila como se esperava? Onde foram parar as intenções de voto de Sarto apontadas por Datafolha e Ibope? São questões que não têm como ser evitadas na mesa anfitrionada pelos Ferreira Gomes.

Método, arrogância e fadiga

Os Ferreira Gomes são profissionais da política como talvez o Ceará nunca tenha visto. Desenvolveram um formato enlatado de fazer campanhas e vencer eleições. Não há criatividade quase nenhuma. É mais uma repetição de fórmula que, para o observador atento e de boa memória, soa repetitiva. Os jingles seguem o mesmo ritmo. Se não prestar atenção, a pessoa pensa que é a mesma música, repetida incessantemente. São campanhas quadradas, sem originalidade e que enfileiram vitórias eleitorais. Têm uma lógica didática de construção para falar com o eleitor. Eles não parecem acreditar em novidade e não mexem no time que já ganhou tanto. Tem dado certo até hoje. A questão é: como esses políticos profissionais tomaram um susto como o de domingo?

Uma questão foi perceptível: o ritmo do 1º turno não foi mantido. A candidatura começou lá atrás nas pesquisas, subiu bastante e terminou o 1º turno na frente. Ali estava claro que seria muito difícil para Wagner. A impressão é que os governistas passaram, então, a jogar como time que está na frente e começa a tocar a bola para fazer o tempo passar. Foram empurrando o 2º turno com a barriga, levando na banguela. O perigo é perder a bola na defesa e levar um gol no contra-ataque.

LEIA TAMBÉM |

Sarto venceu, mas levou acocho e Ferreira Gomes enfrentarão oposição como nunca tiveram

Em Fortaleza, quem ganhou também perdeu

 

A campanha de Sarto conseguiu resultados melhores enquanto o candidato estava com Covid-19 e chegou a se internar do que no final do 2º turno. E é incrível, porque entrou governador, houve adesão de quase todos os partidos disponíveis. E quase perdem a eleição. Essa me parece uma lição: não se ganha campanha na banguela. Ganha-se buscando voto até o fim.

Isso remete a outra lição: a campanha agiu com certa autossuficiência. É uma crítica recorrente a grupos muito poderosos em geral, e aos Ferreira Gomes em particular: arrogância. Sentimento de "já ganhou". Que bastava administrar o resultado já conquistado. Esse é o tipo de erro que costuma ter ônus ainda maior. Erro primário para grupo tão experiente.

O outro erro não é conjuntural, mas estrutural: saturação, cansaço após muito tempo de poder. Não é algo evitável, mas pode ser administrável. É o problema mais urgente para o grupo.

LEIA TAMBÉM | 

Os desafios de Sarto

A força da oposição, entre vitórias e derrotas de governistas

Desgaste do poder

A eleição foi muito pautada pela rejeição ao presidente Jair Bolsonaro. No fim, quanto pesou a rejeição ao grupo Ferreira Gomes? Algo que já foi visto em outros momentos em Fortaleza, como na eleição de 2014, que foi revertida a partir da eleição de Camilo Santana (PT). Mas, vê-se, não desapareceu.

O sentimento da eleição de Sarto me remeteu à memória da eleição de Lúcio Alcântara governador, em 2002. Parecia fácil e foi um sufoco — muito maior que o de agora, diga-se. Aquele governo sofreria um racha interno e marcaria o declínio do ciclo do PSDB, o chamado projeto mudancista, no Ceará.

Não foi a eleição que determinou que aquilo ocorresse. Parte foi a fadiga do projeto em si, grande parte foi a condução e a administração das ambições internas no grupo. Mas, a eleição foi o começo. A conferir se, daqui para a frente, o projeto Ferreira Gomes será capaz de se reinventar.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?