Logo O POVO+
Presidente da OAB que travou polêmica com Bolsonaro visita Fortaleza e entrega medalha na Câmara
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Presidente da OAB que travou polêmica com Bolsonaro visita Fortaleza e entrega medalha na Câmara

Felipe Santa Cruz entregará a Medalha Dom Hélder Câmara ao conselheiro federal da OAB e ex-presidente da seccional da ordem no Ceará, Hélio Leitão
 FELIPE SANTA CRUZ, presidente da OAB (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil FELIPE SANTA CRUZ, presidente da OAB

Protagonista de discussão pública com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, cumpre agenda em Fortaleza nesta terça-feira.

Às 14h30min, na Câmara Municipal de Fortaleza, ele entregará a Medalha Dom Hélder Câmara ao conselheiro federal da OAB e ex-presidente da seccional da ordem no Ceará, Hélio Leitão. A homenagem foi proposta pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB) e aprovada nas comissões de Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso.

Mais cedo, às 8 horas, Santa Cruz visita a OAB Ceará (Av. Washington Soares, 800. Guararapes) e anuncia a Conferência Nacional de Mulher Advogada, que será realizada em março de 2020 no Ceará.

Bolsonaro contra a OAB

Há dois meses, Santa Cruz foi alvo do presidente Jair Bolsonaro, que fez insinuações sobre o pai do advogado. "Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade".

O presidente acrescentou: "Conto pra ele. Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar nas conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco e veio desaparecer no Rio de Janeiro", disse Bolsonaro em entrevista coletiva.

O pai do presidente da OAB é Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, que foi preso em 1974 e nunca mais foi visto. O livro "Memórias de uma guerra suja", publicado pelo ex-delegado do Dops Cláudio Guerra em 2012, informa que o corpo de Fernando foi incinerado no forno de uma usina de açúcar em Campos (RJ).

O comentário foi feito por Bolsonaro ao questionar a postura da OAB durante as investigações sobre Adélio Bispo, que deu uma facada em Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018. Adélio foi considerado inimputável pela Justiça por transtorno mental. O presidente não recorreu.

"Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados (de Adélio)? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB?", questionou Bolsonaro.

Informação falsa

Segundo o serviço de checagem de informações Estadão Verifica, é falsa a informação de que o sigilo telefônico de Adélio Bispo é protegido pela OAB. A informação falsa confunde o processo do acusado com outra ação envolvendo seu advogado, Zanone Manuel de Oliveira. O boato foi publicado no início de julho no Facebook.

Em junho, a Ordem dos Advogados do Brasil já havia se manifestado sobre fala semelhante do presidente contra a instituição. "Para que serve essa OAB?", disse Bolsonaro, citando o boato a respeito de Adélio. "O presidente repete uma informação falsa, que inúmeras vezes já foi desmentida, de que o sigilo telefônico de Adélio Bispo é protegido pela OAB", diz a nota, assinada por Felipe Santa Cruz.

Em 2011, ainda como deputado federal, Bolsonaro afirmou em palestra na Universidade Federal Fluminense (UFF) que Fernando Santa Cruz, pai do agora presidente da OAB, teria morrido "bêbado" após pular o carnaval.

À frente da OAB-Rio, Felipe iniciou movimento em 2016 para pedir ao Supremo Tribunal Federal a cassação do mandato de deputado federal de Jair Bolsonaro por "apologia à tortura ".

Com Agência Estado

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?