Logo O POVO+
Aviões Fantasy, encontro com governistas e oposição: Rueda em Fortaleza, o "dono da bola"
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Aviões Fantasy, encontro com governistas e oposição: Rueda em Fortaleza, o "dono da bola"

O presidente nacional do União Brasil movimentou a política cearense com sinalizações na disputa pela federação com o PP
Tipo Notícia
Comentar
ANTÔNIO Rueda se reuniu com integrantes da base aliada do governo Elmano e com bloco da oposição (Foto: Divulgação/Instagram)
Foto: Divulgação/Instagram ANTÔNIO Rueda se reuniu com integrantes da base aliada do governo Elmano e com bloco da oposição

O personagem do fim de semana da política cearense foi um pernambucano, o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda. Entre sinalizações vistas como positivas tanto para o governo como para a oposição, o dirigente teve dias animados.

A vinda dele entre estes dias de setembro já estava prevista. A priori, segundo Capitão Wagner, presidente estadual do União Brasil, Rueda viria para definir com quem a federação, soma da sigla com o Progressistas, ficaria no Ceará. Realizaria ainda o evento de filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Rueda esteve em Fortaleza, mas não para algum evento partidário oficial, e sim para a festa Aviões Fantasy, show com a temática de fantasias, realizado na noite de sábado, 13, no estacionamento do Castelão.

Foto mexe com a política

De surpresa, na tarde daquele mesmo sábado, houve a divulgação de uma foto do presidente do União Brasil com o secretário-chefe da Casa Civil do governo Elmano de Freitas (PT), Chagas Vieira, e com o deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil).

De acordo com o Chagas, o encontro ocorreu por cerca de quatro horas em um apartamento de amigos em comum, almoçaram juntos e dialogaram sobre política. Ainda segundo o secretário, o diálogo foi "bom" e a relação entre o partido e o governo é "ótima", tendo entre as partas mais convergências do que divergências. A imagem repercutiu durante o fim de semana, mexendo com especulação da base e da oposição. 

Capitão Wagner disse à coluna que também se encontrou com Rueda neste mesmo dia, em um momento reservado entre os dois. A oposição alega até que não estava previsto que Chagas encontrasse Rueda. Seria uma conversa com o Moses, que levou o secretário.

Embalos de sábado à noite

Nos embalos do sábado à noite, Antônio Rueda, fantasiado de Batman, foi ao show de forró. Provavelmente querendo afastar-se um pouco das discussões políticas. Se esse foi o objetivo, fracassou.

Governistas contam que Rueda esteve com eles no camarote em momento de descontração e não saiu nos cliques junto de outras lideranças como Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por estar vestido de herói, mesmo sendo uma festa à fantasia. O senador Cid Gomes (PSB) também circulou pelos camarotes.

Mais uma guerra de narrativa. A oposição, por sua vez, relata que os governistas procuraram o presidente do União Brasil, que evitou maior contato. O encontro na festa teria sido ocasional, e não algo planejado, segundo contam.

Saguão do aeroporto

Antes de embarcar deixando as terras alencarinas, Rueda se encontrou com a oposição na praça de alimentação do aeroporto internacional Pinto Martins. Lá estavam Capitão Wagner, Roberto Cláudio e dois deputados estaduais pedetistas que devem ir para o União Brasil, Cláudio Pinho e Queiroz Filho.

Pelas redes e em conversa com a coluna, Wagner afirmou que o momento, aparentemente breve, foi para definir a data da filiação do RC.Já houve prevsões de que ocorresse em julho, agosto e na primeira quinzena de setembro. A data agora apontada é o dia 29 de setembro. A conferir.

Chagas desdenhou. "'Reunião importantíssima' na praça de alimentação do aeroporto", escreveu nas redes sociais.

A oposição diz que Rueda garantiu que o bloco fica com a oposição, assim como é em nível nacional, e teria até informado isso ao secretário de Elmano.

"Rueda é o dono da bola"

Nesta disputa de atenções pelo presidente do União Brasil, ouvindo cada lado, governo e oposição levando para si o status de "vencedor" desse fim de semana, procurei um interlocutor mais sóbrio que pudesse fazer a avaliação.

Embora diga que a tendência é que a federação fique com a oposição sob o comando de Capitão Wagner, quem tem mais a confiança do presidente aqui no Ceará, a fonte disse que o comandante partidário balança com as promessas do governo.

"Rueda é o dono da bola. Ninguém acha mais que tá ganho", afirmou.

Enquanto a base tenta atrair cada vez mais partidos e fica jogando dúvida para o outro lado, a oposição garante ficar com a agremiação, Antônio Rueda parece não ter pressa para bater o martelo no Ceará e vai se valorizando. A briga é boa e vale muito.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?