PDT nacional se antecipa a Cid e convoca reunião que pode alterar diretório no Ceará
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
PDT nacional se antecipa a Cid e convoca reunião que pode alterar diretório no Ceará
O encontro antecipa reunião do diretório cearense prevista para o dia 7 de julho, convocada por aliados do senador Cid Gomes que querem vê-lo ocupando o cargo de presidente estadual do partido
A executiva nacional do PDT vai se reunir na próxima segunda-feira, 3, a partir do meio-dia, em Brasília, para discutir a crise que se instalou na legenda no Ceará.
O encontro antecipa reunião do diretório cearense prevista para o dia 7 de julho, convocada por aliados do senador Cid Gomes que querem vê-lo ocupando o cargo de presidente estadual do partido.
O movimento da cúpula nacional pedetista, no entanto, pode acabar frustrando a ala cidista da agremiação no estado, já que, entre outras possibilidades, o PDT teria condições de alterar a composição do diretório local.
Esse é, aliás, o temor de deputados mais ligados a Cid. Um deles assegurou que “certamente é esse o objetivo, dissolver e criar um novo (diretório). Ou seja, no tapetão mesmo”.
Hoje, Cid tem maioria dos membros do diretório (53 votos dos 84), número suficiente para destituir o atual presidente do PDT no estado, deputado federal André Figueiredo, que acumula o posto com o de dirigente nacional.
Caso essa movimentação se confirme, e o PDT altere a composição dos membros do diretório do partido em âmbito local, apoiadores de Cid seriam substituídos por integrantes alinhados com Figueiredo, Ciro Gomes e Roberto Cláudio.
A coluna confirmou a realização do encontro de segunda com três parlamentares do PDT. Todos disseram que o principal ponto da pauta da reunião é o impasse no diretório do partido no Ceará, cujo comando é disputado por Cid e Figueiredo.
A coluna também apurou que um grupo de deputados e de prefeitos cidistas vai se deslocar a Brasília na segunda-feira para participar da agenda nacional, que terá formato híbrido – parte presencial, parte remota.
Após conversas com Cid e Figueiredo, e depois com uma comissão de pedetistas, o ministro da Previdência anunciou que se reuniria com o ministro Camilo Santana e Elmano de Freitas, governador do Estado, em busca de uma solução pactuada para a entrada do PDT na base petista no Ceará.
Até este sábado (1º/7), porém, essas rodadas ainda não tinham ocorrido, segundo interlocutores de ambas as partes.
Atualização
Presidente nacional do PDT e também do diretório cearense do partido, o deputado federal André Figueiredo afirmou hoje que a executiva nacional da sigla vai se reunir de fato na segunda-feira, 3.
“Será uma reunião da executiva nacional, que tem poderes para decidir em relação a diretórios estaduais”, enfatizou o parlamentar.
A menção de Figueiredo aos poderes dessa instância partidária já sugere possíveis movimentos da cúpula pedetista, que pode modificar a composição do diretório cearense, desfazendo a maioria que se formou em torno do senador Cid Gomes (PDT).
Na última segunda, 26/6, o ex-governador do Estado reuniu grupo para convocar uma reunião do diretório estadual no dia 7/7.
A intenção da ala cidista no PDT é compor uma nova executiva, destituindo Figueiredo e empossando Cid à frente do partido no estado.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.