Logo O POVO+
Datafolha: Evandro tem 9%, cola em André Fernandes e fica perto de Sarto
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Datafolha: Evandro tem 9%, cola em André Fernandes e fica perto de Sarto

Embora parlamentar e presidente da Alece, Evandro é, por assim dizer, o nome menos conhecido entre os quatro primeiros quadros que figuram no Datafolha
Tipo Análise
EVANDRO LEITÃO ainda não tem futuro partidário definido  (Foto: Junior Pio/Alece )
Foto: Junior Pio/Alece EVANDRO LEITÃO ainda não tem futuro partidário definido

A primeira rodada da pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza, divulgada hoje pelo O POVO, mostra o pré-candidato Evandro Leitão (PT) com 9% das intenções de voto, colado em André Fernandes (PL), que aparece com 12%, e perto do prefeito José Sarto (PDT), com 16%.

A margem de erro do instituto é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia também>> Pesquisa Datafolha Fortaleza: Wagner 33%, Sarto 16%, André Fernandes 12%, Evandro 9% e Célio 8%

Como se trata de levantamento inicial, e sem que os pré-candidatos tenham de fato começado a pedir votos nem aparecer ao lado de seus “padrinhos” políticos, o índice obtido por Evandro sugere potencial de crescimento.

Dos três principais concorrentes que estão atrás do líder Capitão Wagner (União Brasil), que soma 33% das preferências e se mantém num patamar já precificado, o presidente da Assembleia Legislativa é o que dispunha de menos visibilidade até então.

Esse cenário se alterou depois que o parlamentar petista foi alçado à condição de representante do PT na briga pela Prefeitura, a partir de abril deste ano.

Na terceira colocação, Fernandes é deputado federal com forte atuação nas redes sociais. Sarto é chefe do Executivo e postulante à reeleição. Wagner, por seu turno, é veterano em disputas pelo Paço, indo para sua terceira campanha eleitoral.

Embora parlamentar e presidente da Alece, Evandro é, por assim dizer, o nome menos conhecido entre os quatro primeiros quadros que figuram no Datafolha. Tem margem para crescer, ao menos matematicamente.

No seu encalço, contudo, encontra-se uma surpresa: outro nome da base governista, o deputado federal Célio Studart, do PSD de Domingos Filho, dirigente da sigla aliada de Camilo Santana e de Elmano de Freitas, atinge 8% das intenções de voto.

No geral, o retrato exibido pelo Datafolha é o seguinte: Wagner com uma dianteira mais folgada a um mês do início das convenções. A ele segue-se um segundo pelotão com números muito próximos neste início de caminhada.

A novidade é o desempenho de Fernandes, forte para uma largada de campanha, e de Célio, imprevisto pela pouca exposição de seu nome como potencial candidato.

>> Mais análises

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?