Logo O POVO+
Indicação de Onélia para o TCE não é técnica, é política
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Indicação de Onélia para o TCE não é técnica, é política

Pode-se sempre, claro, dourar a pílula e tentar fazer a operação toda passar como processo republicano e absolutamente trivial. Não é
Secretária de Proteção Social, Onélia Santana (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Secretária de Proteção Social, Onélia Santana

A secretária Onélia Santana (Proteção Social) foi indicada para conselheira do TCE, com aprovação garantida de antemão na Assembleia Legislativa.

A votação para apresentação do seu nome contou com apoios inclusive da oposição.

Como se sabe, Onélia, embora seja uma gestora e tenha currículo, é casada com o ministro e ex-governador Camilo Santana.

Sua indicação para compor o tribunal se deve menos a sua formação do que ao fato de que Camilo é hoje a principal liderança política do estado, com protagonismo nacional.

Pode-se sempre, claro, dourar a pílula e tentar fazer a operação toda passar como processo republicano e absolutamente trivial. Não é.

Tampouco o argumento da paridade entre homens e mulheres no TCE se sustenta.

Afinal, é inconcebível que, entre tantas mulheres preparadas no Ceará, a única com perfil seja exatamente a que é casada com Camilo.

Trata-se de escolha, de fato, e a de Onélia é uma dessas pelas quais Camilo terá de responder sempre que lhe for perguntado, sem possibilidade de tergiversar.

Talvez coubesse à própria Onélia, porém, o gesto pedagógico de recusa.

Agradeceria publicamente pela lembrança, mas sugeriria que o Legislativo e o Executivo se encarregassem de procurar outro quadro com predicados tão ou mais relevantes para função de conselheira.

Seria um ganho imenso para a política que a secretária tivesse dito não para esse mau hábito dos políticos.

Lula passa por cirurgia; Elmano muda governo; Onélia no TCE |Debates do Povo| 10/12/24

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?