Logo O POVO+
Ciro e Cid se falam e sinalizam trégua, mas sem reconciliação
Foto de João Paulo Biage
clique para exibir bio do colunista

João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais

Ciro e Cid se falam e sinalizam trégua, mas sem reconciliação

Irmãos se falaram três vezes em 2025, mas não há espaço para reconciliação. Mesmo assim, o pré-candidato ao governo tenta poupar Cid das críticas feitas ao PSB
Tipo Análise
FORTALEZA-CE, BRASIL,22.10.2025: Ciro Gomes se filia ao PSDB.  (Fotos: Fabio Lima/OPOVO) (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA FORTALEZA-CE, BRASIL,22.10.2025: Ciro Gomes se filia ao PSDB. (Fotos: Fabio Lima/OPOVO)

A complexa relação entre os irmãos Ferreira Gomes entrou em uma nova fase. Após três anos de brigas, silêncio e indiretas, Cid e Ciro voltaram a se falar. O contato, porém, ainda é reduzido. Se entre 2022 e 2024, eles conversaram apenas duas vezes, este ano já se falaram em três oportunidades.

Durante todo o período, Cid evitou fazer críticas ao irmão. "Eu não vou falar do Ciro em respeito às memórias do meu pai e da minha mãe", já me disse o senador em diversas oportunidades.

Ciro, que já teceu críticas diretas a Cid, recalibrou a artilharia e agora mira somente no ministro da Educação, Camilo Santana. Claro que sobra para aliados e familiares, como a prefeita de Crateús, Janaína Farias, e para o pai de Camilo, Eudoro Santana.

Até nas críticas ao PSB, Ciro tenta deixar o irmão de lado. Na última vez que nos falamos, eu citei o nome de Cid como liderança do PSB, e Ciro até disse que o senador é conivente, mas focou as críticas em Eudoro. "Você está dizendo que o Cid Gomes, senador, é do PSB e é ligado. Sim, senhor. É verdade. Agora, o presidente do partido é o pai do Camilo Santana. E o Cid é lá, como sempre que eu estou denunciando, está lá conivente com tudo isso e dando lição de moral nos outros", apontou Ciro.

No fim da conversa, abri o jogo para o novo tucano: disse que apurei que eles se falaram e perguntei se há espaço para uma reconciliação. A resposta foi seca. "Não".


Ciro alfineta Camilo, que só quer diálogo na justiça

Antes de entrar no assunto familiar, perguntei a Ciro se ele prefere enfrentar Camilo ou Elmano de Freitas, candidato à reeleição. Ciro não escolheu, mas disse ter um palpite. "Eu acho que quem vem é o Camilo, porque quem trai uma vez trai dez. Ele vai trair o Elmano não é porque ele tá usando um pretexto, porque não sai do Ceará", apontou.

No mesmo dia, atuei como motoboy de treta. Ao encontrar Camilo Santana na Câmara dos Deputados - foi à Casa para dialogar com o presidente Hugo Motta sobre educação inclusiva - disse a ele que estive com Ciro e o que foi falado. Camilo aproveitou a oportunidade para fazer campanha por Elmano. "Quem vai do lado de cá é o Elmano. O meu candidato é Elmano de Freitas", cravou Camilo.

Perguntei, então, se ele queria responder algo a Ciro e ele descartou. "Eu já disse a você que não comento sobre essas declarações. Só na justiça", afirmou Camilo.


Danilo Forte deixa as portas abertas para base de Elmano

O União Brasil se aproximou ainda mais da base do governador Elmano de Freitas. O deputado Danilo Forte, fiel da balança nessa negociação, deixou as portas abertas para o governo, mas, para isso, quer protagonismo político. "Qual será o papel do União-Brasil? Não me interessa servir somente de acompanhante de luxo. Eu não quero ser apenas um membro partidário. Quero saber qual o protagonismo que nosso grupo vai ter", disse.

Danilo, porém, disse que pode discutir o mesmo teor político com a oposição e permanecer distante do governo. "Estou à disposição, seja para discutir com o governo ou com a oposição. Estou aberto para discutir propostas de real relevância", revelou o deputado.

A deputada Fernanda Pessoa declarou, na semana passada, que articularia com Moses Rodrigues uma aproximação de Danilo Forte com a base governista. "Nós temos aí 50% a favor do Elmano e 50% ainda a conversar. Tem o Danilo que é um deputado do centro clássico. Eu e o Moses vamos conversar com ele para ver essa possibilidade", falou. (colaborou Maria Luiza Santos)

 


Foto do João Paulo Biage

Os bastidores da política em Brasília você encontra aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?