Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Claudia Leite, fundadora da Hilo Estratégia e Propósito, adverte para o falso bom-mocismo. Greenwashing é o nome da prática para criar ações que servem apenas para mudar a imagem da empresa, sem efetivamente gerar efeitos a longo prazo". Como alerta, a tática pode dar certo no curto prazo, mas com o acesso à informação tão amplificado na internet, a empresa corre o risco de prejudicar gravemente sua reputação.
"A preocupação com o meio ambiente é uma tendência importantíssima, mas também é uma pressão para diversas empresas que esperam rapidamente apresentar uma imagem sustentável para o público". Claudia costuma aconselhar as empresas que buscam a ajuda da Hilo a trabalharem com transparência e divulgarem os passos precisos que estão dando em sustentabilidade.
E arremata: "É melhor agir com eficiência e começar a seguir alguma ação bem planejada do que criar um espetáculo sem substância".
A entrada da Uber no mercado de fretamento de ônibus foi recebida com naturalidade pelas empresas do setor. Uma reação bem diferente do que ocorre com a Buser, cujo negócio é venda de passagens. Rejeitam com todas as forças o slogan "Uber dos ônibus". Em São Paulo, a agência reguladora estadual, a Artesp, já apreendeu desde o mês passado mais de uma centena de ônibus operados via Buser. À Folha de S. Paulo, o diretor da Buser, Caio Franco cunhou: "a inovação sempre chega antes da inovação". Na prática, é serviço rodoviário regular sob o argumento de fretamento colaborativo. Parece concorrência desleal. E é.
O Uber Shuttle para Empresas oferece transporte de funcionários, levando de 10 a 50 pessoas por viagem. A japonesa Toyota é cliente. Leva e traz pessoal entre São Paulo e Sorocaba, local de uma das plantas da montadora
TURISMO
Icaraizinho de Amontada caminha célere para se tornar um destino turístico nacional, com o que isso tem de bom e mau. Segue a trilha que um dia foi percorrida por Jericoacoara, com o lado bom e (bem) mau de hoje. A ocupação por novas edificações avança e cresce a necessidade de um plano diretor para a vila. Um dos investimentos mais emblemáticos será o novo Carmel Resort, em área recentemente adquirida. O lugar ainda é um achado, mas precisa do Poder Público porque o mercado não se controla.
METÁLICA
A Projeart, de fabricação de estruturas metálicas, chega aos 29 anos este mês. Ao parque industrial no Eusébio (CE), com área total de 95 mil m² e fabril de 28 mil m², dividida em duas unidades, declara no balanço de 2021 algo como 230 mil m2 de obras de grande porte em diversos estados. Para si, toca a obra de uma nova fábrica no Eusébio, a concluir até dezembro. Serão mais 22 mil m2. Quando estiver operando, triplicará a capacidade atual da produção de estruturas metálicas. A nova planta terá certificação LEED.
VIA BNB
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) vai destinar R$ 6 milhões para apoiar projetos de startups voltados à área de pesquisa, desenvolvimento e inovação e associados ao desenvolvimento regional. A Sudene pretende apoiar 11 startups em cada um dos estados da área de atuação da autarquia. Os projetos serão escolhidos de forma adicional ao portfólio de iniciativas já inscritas no Programa Centelha II, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os recursos custodiados no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) serão repassados por meio de termo de outorga diretamente às empresas selecionadas.
O POVO VEÍCULOS
Após a primeira etapa de votação do Prêmio Americar 2022, a Associação América Latina da Imprensa de Carros (Americar), que possui a participação de 57 jornalistas especializados, representando 12 países da Região, definiu os cinco (5) carros mais votados e que estarão disputando a etapa decisiva. Pela ordem alfabética, os cinco veículos finalistas são: Caoa Chery Tiggo7 PRO, Fiat Pulse, Ford Bronco, Jeep Commander e Volkswagen Taos. O redator da Coluna é o único votante no Ceará. Ao final, será escolhido um vencedor, o "Carro Americar 2022".
CHEQUE?
Em 2021, o número de cheques compensados no Brasil caiu para 218,9 milhões, uma queda de 93,4% ante 1995, início da série histórica, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques. Na comparação com 2020, a queda foi de 23,7%. Naquele ano, foram compensados 287,1 milhões de documentos em todo o País. No ano passado, o número de cheques borrachudos (era assim que se falava quando era devolvidos) foi de 18,6 milhões. Isto equivale a 8,5% no total de cheques compensados no Brasil. Em 1996, foram contabilizados 63,5 milhões de voadores (outro nome dos devolvidos).
Covid-19 na PM - O Comando da PM declara ter 54 policiais com Covid-19. Estes foram afastados do serviço. Atribui a baixa contaminação à vacinação ampla da tropa. Não menos de 80%.
Volvo - Pela primeira vez, a Volvo Car Brasil declara ter vendido 8.273 veículos. A montadora possui a linha totalmente eletrificada. Com o desempenho, cravou a segunda posição do mercado premium, com 18,3% no segmento.
Contabilidade eleitoral - Amanhã, a Rede de contabilidade Essent Jus fará o Esquenta Jus XP Nordeste, evento gratuito para discutir desafios da contabilidade eleitoral em 2022. Será em Natal (RN), mas também on line, de 9h às 15h.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.