Logo O POVO+
O que se espera depois da Enel
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

O que se espera depois da Enel

Há dois meses o presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno, negou a venda no Ceará; há duas semanas a presidente da Enel Ceará, Márcia Vieira, subscreveu a negativa, mas no dia 22 foi anunciada a venda. Agora a expectativa é de que a sucessora melhore os serviços, esteja preparada para a expansão da Geração Distribuída a estabeleça laços com o estado
Tipo Opinião
Desde o mês passado, a Senacon vem adotando uma série de ações para monitorar a conduta das duas concessionárias (Foto: Henrique Kardozo)
Foto: Henrique Kardozo Desde o mês passado, a Senacon vem adotando uma série de ações para monitorar a conduta das duas concessionárias

.

A anunciada intenção da italiana Enel de passar para frente as operações no Ceará havia sido negada há dois meses. Foi por ocasião da venda da Enel Goiás para o grupo Equatorial. O presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno, afirmou com todas as letras em setembro: "Não vamos sair de distribuição, não vamos sair do Ceará, São Paulo nem do Rio de Janeiro (...) Vamos focar em geração e eletrificação para permitir o Brasil se descarbonizar". Há duas semanas, em entrevista na rádio O POVO CBN, a presidente da Enel Ceará, Márcia Vieira, ao ser questionada sobre o tema, disse com discreto sorriso: "A declaração do Nicola já basta, não é verdade?". Acabou não bastando. Decerto, ela também foi surpreendida pela decisão.

Na entrevista, Márcia fez questão de isolar a venda em Goiás, mas deixou um recado em energizadas entrelinhas: "A estratégia já aconteceu, foi declarada, eu acho importante tranquilizar. A gente tem que estar olhando sempre as possibilidades, mas nós estamos bem e deixaria claro que acompanhem o Capital Markets Day agora em novembro (ocorreu no dia 22, terça-feira). Brevemente nós vamos ter toda a estratégia do Grupo Enel no mundo para que a gente possa acompanhar como sociedade". Então, foi neste dia em que Francesco Starace, presidente mundial, fez o anúncio.

Nos corredores da Enel Ceará e das prestadoras de serviço não havia expectativa da placa de Vende-se, mas indícios de mudanças. À boca-miúda, funcionários vinham preocupados ante alterações em protocolos internos e mudanças em postos. Desde a primeira concessionária, a espanhola Endesa, a antiga Coelce lidou com bons e maus momentos. Os índices de acidentes de trabalho foram um problema sério no passado. Noutras fases, os fios soltos na interlocução com o estado. O chileno Cristián Fierro foi um dos presidentes mais ativos. Outros foram bem distantes. Márcia, no cargo desde maio do ano passado, a primeira mulher e também cearense, foi um movimento visto com bons olhos, mas que agora poderá ser interrompido.

Quem irá comprar

Na lista de potenciais compradores, o Grupo Equatorial, o novo dono da Enel Goiás (antiga Celg) - presidida pelo cearense José Nunes, ex-diretor da Coelce desde os tempos estatais - e já em operação no Piauí e Maranhão. Ou ainda a Neoenergia (do grupo espanhol Iberdrola), com a concessão de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia; ou a Energisa, na Paraíba e no Mato Grosso do Sul. E mais, a paranaense Copel.

GD, H2V E ESG

Seja quem for, terá de estar preparada para a expansão da Geração Distribuída (uso da energia solar nos domicílios e empresas), em rápido avanço; para o desenvolvimento da política para o Hidrogênio Verde; e para o relacionamento com o Ceará. Não esquecer o S de Social do ESG é determinante.

EMPRESÁRIO HONÓRIO PINHEIRO abre especial "Legados", série transmídia do O POVO sobre empresas familiares do Ceará(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES EMPRESÁRIO HONÓRIO PINHEIRO abre especial "Legados", série transmídia do O POVO sobre empresas familiares do Ceará

10 HISTÓRIAS FAMILIARES

Pinheiro marca o início da série "Legados", do O POVO

O empresário Honório Pinheiro (Supermercado Pinheiro) é quem estreia a série "Legados: A tradição familiar como pilar dos negócios", do POVO, a partir desta segunda-feira. Entre muitas histórias, lembranças e lições, o empresário de 68 anos, nascido em Solonópole, conta por que adotou o slogan "O bom vizinho" - uma forma de agradecer as ajudas que a família recebia quando faltava o café. Com o negócio, ele emprega cerca de 3 mil pessoas em 18 lojas do Pinheiro, duas do Pinheiro Ofertão (em Quixeramobim e em Aracati) e um centro de distribuição em Fortaleza.A série de reportagens do projeto "Legados" estará no jornal impresso, na plataforma O POVO+ e nas redes sociais do O POVO. Serão 10 dias de publicação das histórias das empresas familiares do Ceará. Vai até 9 de dezembro.

MADE IN CHINA E CEARÁ

Goldentec mira em cinco públicos de eletroeletrônicos

A Goldentec mira em cinco públicos: Lifestyle, Gamer, Cinema em Casa, Casa Inteligente e Office. O COO da Goldentec, Olívio Mont'Alverne, diz que o mix de produtos nos últimos seis anos, avançou em cerca de 300%. Já o faturamento cresceu declarados 85% no ano passado. A Goldentec é uma empresa cearense com atuação em todo o País desde 2005. No Ceará, monta alguns dos produtos e pertence aos sócios da rede de varejo eletroeletrônico Ibyte.

BANDEIRA, LEITE, CAMPANA...

Lide faz leilão de arte beneficente

O Lide Ceará promove mais uma edição do projeto Natal do Bem. A presidente Emília Buarque reúne associados do grupo e empresários cearenses em um leilão beneficente de obras de arte. Será nesta quinta-feira, a partir das 19h30min, no Gran Marquise. O leilão tem a curadoria de Max Perlingeiro. São mais de 20 trabalhos. Tem Antonio Bandeira, Vicente Leite, Cícero Dias, Irmãos Campana e outros. Todo o valor arrecadado com obras e convites vai para a sete instituições.

João Adibe Marques presidente da Cimed  (Foto: DIVULGAÇÃO / TREZE DEZESSETE)
Foto: DIVULGAÇÃO / TREZE DEZESSETE João Adibe Marques presidente da Cimed

FARMÁCIAS

Cimed faz ação para dentro do balcão

A Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de vendas e patrocinadora da CBF, distribuirá cerca de R$ 100 milhões em produtos durante todo a Copa do Mundo. O faz em ação promocional focada na bonificação de clientes (farmácias)- esquema B2B. Dará o dobro dos pedidos realizados a cada partida vencida pelo Brasil. A Cimed também contratou seis influenciadoras-esposas de jogadores: Carol Cabrino, Belle Silva, Duda Fournier, Anna Casemiro, Taia Belloli, casadas com os jogadores Marquinhos, Thiago Silva, Paquetá, Casemiro e Raphinha, respectivamente. O grupo é liderado por uma nora: Fernanda Bachi, esposa do auxiliar técnico da seleção e filho do treinador Tite, Matheus Bachi.

EUSÉBIO

Alphaville lança nono residencial no Ceará

O Grupo Alphaville pôs na prateleira no Ceará o Terras Alphaville Ceará 5, no Eusébio. É o 9° residencial da cidade Alpha Ceará. São 663 lotes residenciais, a partir 275m², em um terreno total de 393.728,19m2, com áreas verdes, de lazer, além de clube. Ao todo, há cinco praças - das Fontes, Moitas, Iracema, Retiro Grande e Caponga. O empreendimento tem mais de 90 mil m² de áreas verdes. Além do acesso principal pelo quarto anel viário, haverá também entrada pela BR-116, para onde haverá uma via cuja primeira fase tem previsão de entrega até o final deste ano.

O projeto fica no Terras de Alphaville, com acesso em obras também pela BR-116(Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO O projeto fica no Terras de Alphaville, com acesso em obras também pela BR-116

Horizontais

Entrega - A Mota Machado entrega o Rooftop Canuto 1000, na Canuto de Aguiar. Na quarta-feira, 18h30min. Declara ser o primeiro do Nordeste com Selo Edge, um sistema de certificação para projetos de edifícios sustentáveis. Trabalha pelo selo em mais três.

30 anos - O Hotel Gran Marquise comemora 30 anos em dezembro. Fará evento dia 10 para convidados. No começo, operou como Caesar Park.

Pessoal de vendas - O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Ceará (Core-CE) faz evento dia 8 de dezembro, às 18h30min, no auditório do BS Design para celebrar os 57 anos da regulamentação da Lei da representação comercial no Brasil.

Medicina - O reitor da Unilab, Roque do Nascimento, foi recebido pelo presidente de Cabo Verde. Discutiram a ampliação do convênio para pesquisa e trataram das vagas para o curso de medicina, a ser iniciado em março de 2023. O processo seletivo ocorrerá em janeiro e teve 28 inscritos. O encontro ocorreu no palácio do presidente, na capital do país, Praia.

CSI - A Coluna investigou e descobriu que a empresa cearense CSI Locações obteve o Selo Sebrae de Qualidade Empresarial 2023, na categoria Diamante.

Transição - A Fundação Dom Cabral (FDC) e o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Movimento Vamos e Centro de Liderança Pública (CLP), lançaram o Guia de Transição para Governos. Temas como transformação digital, gestão de pessoas, compras públicas, gestão de patrimônio, concessões e PPPs, ciência de dados e escolas de governos estão detalhadas no material. Tem mais de 200 boas práticas. O ebook é gratuito em www.consad.org.br/meuguia.

Ônibus - A Guanabara Diesel, da família do empresário Jacob Barata, controlador da Expresso Guanabara e integrante de consórcios na cidade do Rio de Janeiro, arrematou a maior parte dos contratos para fornecimento de ônibus articulados para a nova frota carioca de BRTs. Até março de 2024, o município vai pagar R$ 867 milhões por 300 coletivos. O grupo lidera como revendedor de ônibus Mercedes-Benz, no Ceará, com a Ceará Diesel.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?