Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
A Aegea foi confirmada como vencedora do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no bloco 2. O martelo foi batido pela Comissão Central de Concorrências, da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A Ambiental Ceará venceu os Blocos 1 e 2 da PPP da Cagece, em setembro de 2022. O leilão foi realizado na B3, em São Paulo.
Após julgamento da fase de propostas comerciais publicado pela Comissão de Licitação no dia 22 de março, declarando a Aegea - por meio da sua Ambiental Ceará - vencedora, as demais licitantes tiveram acesso a todo o processo e documentos gerados ao longo de seis meses desde o leilão. Elas questionavam o resultado.
No bloco dos insatisfeitos, a empresa Iguá Saneamento (segunda colocada) e o Consórcio Sanece (formado pelas empresas GS Inima e Marquise) - em terceiro lugar. O leilão tinha como critério a oferta de menor valor de contraprestação a ser paga pelo poder público.
No Bloco 1, a empresa segue na chamada fase de operação assistida. Por contrato, deverá começar em breve os investimentos para universalização do saneamento. O Bloco 2 compreende Fortaleza, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi. A Ambiental agora aguarda a assinatura do contrato para começar nestes municípios.
Pela PPP, 4,3 milhões de pessoas serão atendidas, em 24 cidades. O investimento assinado é de R$ 6,2 bilhões. Em dez anos, a coleta e tratamento de esgoto tem que alcançar 90% da população, avançando para 95% até 2040. Intensiva de mão de obra, a operação deverá gerar 10 mil empregos diretos e indiretos.
PLANOS DE SAÚDE
O ano passado foi muito ruim para as operadoras de planos de saúde manter a sua homeostase. O ano foi o pior da história do setor de planos de saúde, desde o início da série histórica elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a partir de 2001. O prejuízo operacional acumulado em 12 meses foi de R$ 11,5 bilhões, o maior em mais de duas décadas. E como essa conta será paga se as pessoas estão com menor saúde financeira? Teve aumento , o que reduz a entrada de pessoas no sistema. Ano passado teve reajuste negativo de -8,19%. Para o ex-presidente da ANS, Rogério Scarabel, em entrevista à rádio O POVO CBN, o momento é bastante complicado. Contudo, sugere olhar o filme e não a foto. Explica-se. "Precisa de um pouco mais de calma e tempo para avaliar o impacto de 2022". Ele diz que as novas incorporações de procedimentos e de novas tecnologias de alto preço (49 em 2022), por exemplo, ainda serão sentidas. Os planos de saúde para pequenas empresas com contratos de até 29 beneficiários (13,4% do mercado) têm sofrido reajustes este ano entre 9,7% e 35,9%. O mercado aguarda ansioso o reajuste a ser anunciado pela ANS para os planos individuais. São apenas 17,7% do mercado, mas servem de parâmetro nas negociações dos planos coletivos.
MICROCRÉDITO
O Crediamigo superou a marca de um milhão de empreendedores atendidos em 2023, ano das bodas de prata - nasceu na controversa Era Byron. Nos quatro primeiros meses, o programa de microcrédito desembolsou R$ 3,2 bilhões. Atendeu todo o Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo (incluídos no Polígono das Secas). No Ceará, o programa realizou, no primeiro quadrimestre, 360 mil operações. Correspondem a R$ 908 milhões em empréstimos.
EM PERNAMBUCO
A Jeep segue na liderança dos SUVs no País. Com 41.742 unidades comercializadas e uma participação de 19,3% entre os SUVs no acumulado do ano, a Jeep se mantém na liderança do principal segmento do mercado em 2023. Em abril, emplacou 9.972 unidades, garantindo também a liderança entre os SUVs no mês. Considerando todos os segmentos, a Jeep garantiu 7,1% de market share (fatia de mercado) em 2023 - até o momento.
NO CEARÁ
A Vulcabras registrou lucro líquido de R$ 83,6 milhões no primeiro trimestre. Isto equivale a uma alta de 55% ante o mesmo período de 2022. A receita cresceu 19,6% na mesma comparação, para R$ 571,1 milhões. As vendas pela web mais que dobraram Chegaram a R$ 50,7 milhões, o que já corresponde a 8,9% da receita total. Nos últimos anos, a Vulcabras, cuja base de sua produção é em Horizonte (CE) - por incentivos fiscais e mão de obra barata - vem focando no segmento esportivo. Olimpikus e Mizuno são marcas da Vulcabras.
ARRANJO
A casa não caiu para a varejista de móveis e artigos para decoração Tok & Stok. Corre para ser fechado um acordo capaz de sanear a empresa. A informação foi antecipada pelo jornal Valor Econômico e confirmada pela Coluna. Há diálogo com os credores. Naturalmente, eles preferem a empresa viva. O desejado é o alongamento de toda a dívida e a capitalização de R$ 100 milhões por parte de Carlyle, o fundo de private equity detentor de 60% da companhia.Em Fortaleza, a rede fechou duas operações. No Iguatemi Bosque e na Água Fria, a sua loja mais antiga na Cidade. Segue no RioMar.
50km/h - As reações imediatas à decisão da Prefeitura de reduzir o limite de velocidade máxima em avenidas de Fortaleza são emocionais. E empíricas. Há o clamor por mais velocidade e a suspeita de que a medida embute política caça níquel, em função das multas. Balela. Fortaleza segue o manual da Bloomberg, cuja consultoria assim recomenda desde a gestão anterior, de Roberto Cláudio, que começou a atuar na Capital.
Decibéis - Já a poluição sonora causada por motocicletas e outros veículos pede a ação cabal por parte da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC. Para isto, não precisa de consultoria. Basta aplicar o Código Brasileiro de Trânsito. Os efeitos seriam ruidosos para a qualidade de vida na Cidade, a custo baixo e com dividendos políticos.
Álibi - A insistência do presidente Lula nos ataques ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto - aquele que se emocionou com criança vendendo mais balinhas graças ao Pix nas ruas do Rio - decerto embute uma estratégia não declarada. Lula é um político experiente e sabe o quão difícil é atingir uma agenda positiva na economia no primeiro ano de mandato, em especial após mandato de adversário. Assim, escolhe um inimigo - Campos com sua Taxa Selic - e obtém um álibi. Vai até dezembro nessa ladainha.
Onde der - A Amil (em Fortaleza dona do Monte Klinikum) há um ano tentou vender a carteira de planos individuais, mas agora deu guinada. Decidiu ativar as vendas mirando em quatro municípios de São Paulo - Capital, Guarulhos, Arujá e Mogi das Cruzes. Depois deve estender ao Rio. O movimento é cauteloso. Faz assim porque tem rede própria para dar conta. Esta é a única forma de controlar bem os custos. Aliás, as negociações com os contratos das operadoras em geral nas empresas está bem duro.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.