Logo O POVO+
A pinacoteca de um ano
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

A pinacoteca de um ano

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará chega ao primeiro ano com acervo valioso, infraestrutura de alto padrão, mas com o desafio de manter a sustentabilidade a despeito de eventual descontinuidade nos investimentos futuros. Para tanto, deseja ter apoio de mecenas cearenses
Tipo Opinião
Crianças do Colégio Moura Brasil pela primeira vez na Pinacoteca do Ceará; equipamento vai buscar as crianças em escolas (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Crianças do Colégio Moura Brasil pela primeira vez na Pinacoteca do Ceará; equipamento vai buscar as crianças em escolas

A Pinacoteca do Ceará completa um ano. A de São Paulo vem de 1905. É mais do que um espaço de fruição, com exposições do que há de melhor e também de experimental no Ceará. A Pinacoteca é um equipamento de ponta, caro e que precisa da sensibilidade de quem tem dinheiro. Está na Praça (Castro Carreiro, da Estação) e terá mais força quanto mais gente for até lá. Estudantes têm ido ou sido levados. Empresários menos. O Ceará tem bilionários e outros nem tanto assim que depositam seus metais na cultura de São Paulo. Em alguma medida como forma de credencial. Bem poderiam fazê-lo aqui. Eis um desafio para a gestão.

Uma gestão técnica e com força política. Pertence à Secretaria da Cultura do Estado (Secult), da secretária Luisa Cela (filha de Isolda), é dirigido por Rian Fontenele e vinculada ao Instituto Mirante, presidido por Tiago Santana (irmão de Camilo). Em tempo: os cearenses centenários Aldemir Martins e Antonio Bandeira, em cartaz até meados do próximo ano, merecem visitas e revisitas. E desde ontem está aberta a exposição "Leonilson: montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e das amizades", com obras do cearense e amigos, que, embora de vida breve, deixou uma marca, afora muitos amigos.

Farejar e tentar recolher

Além da guarda e apresentação do acervo para os visitantes, a Pinacoteca tem a tarefa de catalogar algo como três mil obras em 19 endereços do Governo estadual. Isto inclui se deparar com as obras e, após localizar e identificar, se for o caso, habilmente retirar para restauração e/ou inclusão no catálogo. Em sua maioria, telas adquiridas algum dia pelo contribuinte - sob critérios profissionais ou passionais - e distribuídas por diversos órgãos, sob condições nem sempre adequadas.

Explosão em azul, lilás e branco

A propósito, no plano das sutilezas palacianas, uma das remoções mais delicadas houve no Palácio da Abolição. Havia dois Bandeiras no gabinete do governador. Retirar ao final de Governo geraria leitura simbólica ruim, de desprestígio. Mas enfim saíram do Abolição e quando a então governadora Izolda Cela os viu, na inauguração, exultante, afirmou: "Ficaram muito melhor aqui". Indo, não deixe de ver o conjunto "Explosão em azul, lilás e branco", de 1967, óleo sobre tela, já no acervo da Pinacoteca.

FILTRO POR GÊNERO

Elas não precisam

RACHEL DE QUEIROZ a cearense foi a primeira mulher eleita para a Academia BrasIleira de Letras (ABL)
RACHEL DE QUEIROZ a cearense foi a primeira mulher eleita para a Academia BrasIleira de Letras (ABL) Crédito: ABL

O que dizer da decisão da Universidade de São Paulo (USP) de estabelecer um filtro por gênero para a lista de livros do seu vestibular, a partir de 2026? Em nome de uma reparação histórica, a USP abre mão de Machado de Assis e outros. Ora, ao criar o filtro "literatura feminina", acaba por isolar em e não difundir as autoras que tanto pretende iluminar. Mal comparando, é o que se faz quando se delimita uma tal "literatura regional", ao invés de aceitar em suas prateleiras os títulos conforme o que eles sejam - romance, biografia, infanto-juvenil, ficção científica ou o que mais for. E como não lembrar de Diatahy Bezerra de Menezes quando diz: qualquer porcaria feita no eixo Rio-São Paulo é nacional. Tudo o mais produzido fora de lá é regional. Parece ser óbvio haver bons livros e livros ruins. Nossa Rachel de Queiroz até está na lista da Fuvest. Mas nem ela e nem tantas outras autoras imensas precisam dessa credencial por gênero.

CACHAFAZ

Argentina de alfajor abre duas lojas

A Cachafaz abrirá as primeiras lojas no Brasil em Fortaleza. Pelo menos duas, no Iguatemi Bosque e no Terrazo (no Eusébio). Mas a Coluna apurou que o RioMar Fortaleza conta com uma em 2024. Não, não vende aguardente. É uma das marcas de alfajores mais famosas da Argentina. Comcorre com a Havanna. O plano é abrir as duas lojas ainda este mês. A empresa é familiar. E jovem. Nasceu em 2001. Começa por Fortaleza, mas tem planos de pelo menos 15 unidades ao longo do ano no País.

QUEIXAS DE INVESTIDORES

Leste-Oeste não ajuda

Entra prefeito e sai prefeito e a avenida Presidente Castelo Branco, aLeste-Oeste, segue enfeiada. Pelo piso e pelo lixo. Ainda na gestão RC, a Prefeitura instalou coletoras subterrâneas, montou ecoponto (local para onde é possível levar resíduos e ter ganho financeiro com isso). Naquele tempo, o prefeito falava em sete coletas por dia na avenida. Mas ainda hoje, os moradores penam. E não só eles. Investidores que vão ao Complexo do Pecém chegam ao presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, reclamando do que veem.

COM GÁS

Solar Coca-Cola mantém nota na Fitch

A Solar Coca-Cola (Solar Bebidas) e sua subsidiária integral, a Norsa Refrigerantes, mantiveram o Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(bra)' da Fitch Ratings, com perspectiva estável. O rating reflete a saúde da companhia detentora de participação de mercado em 70% do território brasileiro - regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás. O terceiro trimestre de 2023 também marcou o crescimento do lucro líquido da companhia, que atingiu R$ 282,2 milhões. Alta de 30,2% ante o mesmo trimestre no ano passado. A empresa opera 13 fábricas e tem faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões. Na análise da Fitch, a Solar opera em uma indústria mais resiliente dos que outros setores da economia.

WEBMOTORS

Os blindados mais procurados

A Webmotors (Grupo Santander) diz que o Honda HR-V é o blindado zero quilômetro mais procurado entre novos e usados entre novembro de 2022 e novembro passado. Logo atrás, dois modelos da Toyota - Corolla Cross (2°) e Corolla (3°). Entre os blindados usados, o Toyota Corolla desponta em primeiro lugar. Logo atrás, a Volkswagen subiu duas posições com o Jetta e o Passat, na segunda e terceira colocação, de modo respectivo. Webmotors aponta ainda o Jeep Compass no primeiro lugar entre os blindados novos mais anunciados no marketplace em 12 meses, seguido por Jeep Commander e Toyota Corolla Cross, nesta ordem.

horizontais

Não existe jantar grátis - Primeiro o endereço no Instagram adiciona você. Depois envia uma mensagem informando que cinco clientes foram escolhidos para um jantar grátis com mais três acompanhantes no Giz Cozinha Boêmia. Inverossímil e mentira mesmo. É Cilada. O golpe se dá no momento em que pedem o seu telefone. O bar é tão vítima quanto os clientes. Os golpes são recorrentes. Quando descobre, o Giz tenta apagar.

Existe almoço grátis - O BNB reúne a imprensa nesta segunda-feira em almoço de confraternização no restaurante DOC Trattoria e Wine Bar, na Varjota.

Reforma - Reforma Tributária e seus impactos para os fundos exclusivos e investimentos no Exterior. Este é o tema da palestra de José Adelito Regueira e Guilherme Argollo, na segunda-feira, 19 horas, na Grifo Asset. Para convidados.

Aneel x Enel - A Enel Ceará diz cumprir os requisitos estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quanto à quantidade de lojas de atendimento em sua área de concessão e afirma possuir um tempo médio de atendimento (TMA) nas lojas dentro dos limites estabelecidos pela agência. Tem canais digitais e cinco lojas em Fortaleza (Aldeota, Centro, Carlito Pamplona, Messejana e Parangaba, além de unidades em todos os municípios do estado. Todavia, a Aneel mandou reabrir a loja do Conjunto Ceará e a Enel diz que vai cumprir a decisão dentro do período determinado. Ainda há clamor pela reabertura da loja José Walter.

Off road - A Jeep no mês de novembro manteve o Compass e o Commander como líderes em suas categorias. Além disso, em um mercado em queda de 2,4% se comparado ao mês anterior, a Jeep cresceu 23,8% em suas vendas. O crescimento mantém a participação de mercado da marca entre os SUVs em novembro: 15,8%. Em novembro, o Compass, SUV médio mais vendido do País nos últimos sete anos, emplacou 5.752 unidades e superou as 55 mil vendas no ano. O modelo segue com quase metade de market share da categoria, com 41,7%.

Fechamento do arco - Leitura de um importante player do mercado da educação sobre o fechamento de capital por Arco Educação, após bye para a Nasdaq. "Jogada certa e já planejada desde o início deste exercício. Fizeram um IPO, conseguiram capital mais que suficiente para aquisição do Positivo, COC e Dom Bosco (entre outras compras) e agora simplificam a operação para consolidar estas compras". A rigor, lembra, ter capital aberto na Nasdaq tem um custo operacional gigante e é preciso muito compliance. "O ativo não estava precificado conforme enxergavam os controladores e fechar o capital era a saída natural". Bom também para os investidores que saíram com preço bom de ação. E ainda conseguiram manter os principais fundos junto deles.

Liberdade de escolha - A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) recebeu comitiva de empresários interessados em contratar mão de obra qualificada entre as pessoas privadas de liberdade do Ceará. A parceria entre SAP e o Senai já gerou mais de 23 mil certificações em diversas áreas profissionais.

Confiança - O brasileiro chega ao Réveillon um tanto mais confiante em relação ao próximo ano e à evolução do País nos últimos 12 meses. Até houve recuo entre fevereiro e outubro, mas a perspectiva de melhoria de sua vida pessoal também voltou ao mesmo patamar que estava ao final de 2022. A pesquisa Radar Febraban revela. Quase seis em cada dez entrevistados (59%) acreditam que o Brasil vai melhorar em 2024, quatro pontos a mais que no mesmo período de 2022 (55%), às vésperas da posse do Governo Lula.

Hospital - O Hospital Unimed Fortaleza recebeu o prêmio Experience Awards 2023. Reconhece as marcas que oferecem a melhor experiência aos seus clientes no Brasil. Promovida pela empresa de pesquisas de satisfação SoluCX. Diz pesquisar mais de 1.600 marcas, de sete setores do mercado (financeiro, saúde, seguros, telecom, indústria, turismo e educação). Ao final, 350 são certificadas.

Educação financeira ? - A pesquisa "Finanças na Periferia", realizada pela Serasa em parceria com o Instituto PiniOn, identificou que o interesse pelo tema educação financeira é menos comum entre as mulheres de regiões periféricas. De acordo com o levantamento, 44% delas afirmam se interessar e buscar sobre o assunto. Nos centros urbanos, o número sobe para 64%.

 


Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?