Logo O POVO+
Índia, um mercado alternativo para as importações do Brasil
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Índia, um mercado alternativo para as importações do Brasil

Insumos e matérias-primas do Ceará embarcam para o País, que é considerado um relevante parceiro para o Estado
Tipo Opinião
Apesar dos progressos significativos na esfera econômica, o país enfrenta desafios e lacunas de infraestrutura (Foto: Reprodução Wikipedia)
Foto: Reprodução Wikipedia Apesar dos progressos significativos na esfera econômica, o país enfrenta desafios e lacunas de infraestrutura

A Índia está localizada estrategicamente no Sul da Ásia e ocupa uma área de 3,29 milhões de quilômetros quadrados. Tais características conferem à Índia a sétima posição de maior país em superfície territorial e o segundo maior em população. O país se consolida como um participante importante no ambiente econômico e político mundial.

Com o terceiro maior exército permanente do mundo, atualmente, é denominada como uma potência regional. Na última década, a política de comércio exterior da Índia passou por mudanças significativas.

O país declinou da sua tradicional bandeira protecionista para assumir uma postura mais liberal. Foram eliminadas as restrições quantitativas às importações e flexibilizadas para diversos setores as regras de investimentos estrangeiros.

Apesar dos progressos significativos na esfera econômica, o país enfrenta desafios e lacunas de infraestrutura. Essa é uma das razões que impactam no ritmo do crescimento econômico. A Índia possui tradição no relacionamento comercial com diversas nações, incluindo o Brasil.

Participou da fundação de distintas organizações internacionais como ONU, G20 e o Banco Asiático de Desenvolvimento. Nova Delhi é a capital política e administrativa do país, enquanto Mumbai (Bombaim) é o principal centro econômico e financeiro.

Em relação as negociações comerciais globais, o país assumiu um papel importante nas negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio - OMC.

É um relevante parceiro, como país de origem das importações do Ceará, principalmente de insumos e matérias-primas. Além disso, Índia e Brasil fazem parte dos BRICS, grupo de países que visam a elaboração de alternativas para a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?