Logo O POVO+
Bélgica: Um país de oportunidades
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Bélgica: Um país de oportunidades

Membro da União Europeia se mostra como uma alternativa para a inserção internacional de empresas cearenses
Tipo Opinião
Na área de Relações Internacionais, muitos consideram o país Belga como a capital da União Europeia (Foto: ThomasSaupe/GettyImages)
Foto: ThomasSaupe/GettyImages Na área de Relações Internacionais, muitos consideram o país Belga como a capital da União Europeia

Em recente visita da representação econômica da embaixada da Bélgica ao Ceará, foi apresentado as oportunidades de negócios que podem ser fomentadas através do referido país. As principais regiões da Bélgica são Flandres, localizada ao Norte, e a Valônia, localizada ao Sul.

A Bélgica é um dos membros fundadores da União Europeia (UE) e lá está localizada a sede da Instituição. Por ser país membro da UE, faz parte da união aduaneira, facilitando as atividades comerciais das empresas europeias e harmonizando os direitos aduaneiros aplicáveis aos bens provenientes de fora da UE.

O site oficial da União Europeia cita que “a existência da união aduaneira significa que as autoridades aduaneiras dos países da UE trabalham em conjunto como se fossem uma só, aplicando os mesmos direitos aos bens importados do resto do mundo e nenhum direito a nível interno.”

Na área de Relações Internacionais, muitos consideram o país Belga como a capital da União Europeia. A população do país defende a integração europeia e a maioria dos aspectos das suas políticas externa, econômica e comercial são coordenados através da União Europeia.

A Bélgica está localizada em uma área fortemente industrializada e é caracterizada por uma força de trabalho bastante produtiva. A Bélgica tem notória importância geográfica em relação a outras nações europeias. O país é considerado como uma “porta de entrada” comercial para a Europa e revela-se como uma importante alternativa para a inserção internacional de empresas do Ceará.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?