Logo O POVO+
Setor moveleiro cearense aposta na exportação
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Setor moveleiro cearense aposta na exportação

Trabalhos são desenvolvidos há seis anos e alcançam o 11º melhor desempenho do País em exportação
Tipo Opinião
Os móveis do Ceará são produzidos em uma variedade de materiais, entre madeira, compensados, MDF (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Os móveis do Ceará são produzidos em uma variedade de materiais, entre madeira, compensados, MDF

Móveis para escritório, para dormitório e os móveis de metal fabricados no Ceará são vendidos para o exterior. Dentre os principais países de destino, o destaque vai para Porto Rico, Portugal e Estados Unidos.

No período acumulado de janeiro a agosto de 2022, o setor já exportou um valor 57% superior que o ano anterior. E tem mais: esse crescimento foi o maior registrado no ranking dos dez principais estados exportadores do Brasil. Todos os segmentos apresentaram avanço nas exportações.

Hoje, o Ceará é o 11º estado exportador de móveis do País. As exportações de móveis no Ceará cresceram de forma bastante expressiva, puxadas também pela desvalorização do real frente ao dólar, o que deixou os preços mais competitivos e capazes de concorrer com os móveis asiáticos.

Os móveis do Ceará são bem-produzidos, são móveis de qualidade. Existe uma variedade de materiais, entre madeira, compensados, MDF.

O desempenho do setor não aconteceu “da noite para o dia”. É resultado de um planejamento iniciado há mais de seis anos. Foram realizadas prospecções de mercados, identificadas demandas, capacitação para empresas que “embarcaram” neste desafio.

A exportação de móveis envolve seleção criteriosa de materiais, cores e design na fabricação, a fim de se adequarem ao mercado externo.

Esse é mais um setor do Ceará que “ganha o mundo”.

Mais notícias de Economia

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?