Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.
Não custa nada informar que ainda em seu primeiro mandato, o presidente dos Estados Unidos já havia declarado a saída do acordo e revogado mais de 100 regras ambientais. Para ele, a referida agenda climática, além de prejudicar a maior economia do mundo, ela beneficia outras nações às custas do país norte-americano.
O Acordo de Paris tem como objetivo assegurar o aquecimento global bem abaixo de 2°C até o fim do século e visa limitar esse aumento até 1.5°C. É válido citar que no ano anterior a temperatura média global aumentou 1,6ºC em relação aos níveis pré-industriais.
Para especialistas e ambientalistas, as diretrizes dos Estados Unidos impactam diretamente e significativamente o conflito mundial em relação a pauta sobre as mudanças climáticas. Os Estados Unidos é não somente a maior economia do mundo como também a segunda nação com maior emissão de gases de efeito estufa.
A expectativa é que o país não “atrapalhe” e desmotive as negociações e que não cause reação semelhante para outras nações do mundo. Equipes climáticas de alguns países conseguem inclusive “enxergar” benefícios, já que, historicamente, os Estados Unidos não se comprometeram de maneira efetiva com as negociações climáticas internacionais.
Trump assina decreto para saída dos EUA do Acordo de Paris l O POVO News
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.