Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.
O Ceará conquista visibilidade por sua diversidade produtiva e potencial econômico, sendo um dos principais polos de exportação do Nordeste brasileiro. Reconhecido por suas frutas tropicais, pescados e robustos polos industriais espalhados de norte a sul, o Ceará consolida sua posição como um ator relevante no mercado externo.
Como uma das maiores economias do Nordeste, o Ceará é um terreno fértil para empresas que desejam expandir suas operações para mercados externos, tanto nos setores tradicionais, como frutas, calçados, mel natural e pescados, quanto nos setores não tradicionais, impulsionados por inovação, sustentabilidade e produtos de nicho.
O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) reforça a visão de quem está imerso na realidade alencarina, para identificar e detalhar as oportunidades estratégicas de internacionalização disponíveis. Tanto os setores consolidados quanto aqueles emergentes, despertam para um panorama atualizado sobre as vantagens competitivas do Ceará e os desafios a serem enfrentados no comércio global.
O setor de calçados cearense busca soluções para um crescimento sustentável, diversifica mercados e desenvolve produtos inovadores.
O grupo dos crustáceos foi o grande destaque do setor de pescados. O segmento de frutas e seus derivados manteve-se como o principal representante do agronegócio cearense nas exportações. Os tecidos de algodão exploram novos mercados e consolidam a presença cearense no cenário internacional.
A moda íntima conquista tanto países da América Latina, como Paraguai e Uruguai, quanto países africanos, como Guiné-Bissau e Angola.
O setor químico apresenta um leque de oportunidades promissoras, especialmente no segmento de cosméticos para cabelos, como xampus, condicionadores e máscaras capilares.
Por fim, a competitividade da indústria de cerâmica cearense é reforçada pela abundância de matéria-prima de qualidade, investimentos em tecnologia e sustentabilidade, além da capacidade de oferecer produtos de design diversificado a preços atrativos.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.