Logo O POVO+
Rio de Janeiro volta a ter uma semana de moda para chamar de sua
Comentar
Foto de Larissa Viegas
clique para exibir bio do colunista

jornalista, com pós-graduação em Propaganda e Marketing (Uni7) e em Moda e Comunicação (Universidade de Fortaleza). Já atuou como assessora de comunicação, repórter do Núcleo de Revistas do O POVO, jornalista na área de branding e design, e produtora de conteúdo no Penteadeira Amarela, um dos primeiros blogs de comportamento do Ceará. A ligação com a moda surgiu ainda na faculdade, quando teve contato com os bastidores da moda, passando a vê-la como forma de expressão individual, de manifestação cultural e de reflexão social. Atualmente, é editora-adjunta de projetos do O POVO.

Larissa Viegas arte e cultura

Rio de Janeiro volta a ter uma semana de moda para chamar de sua

Após 10 anos, Rio Fashion Week volta acontecer na capital. Confira datas e mais informações
Tipo Notícia
Comentar
Desfile da Foz, na última edição do SPFW, em 2025 (Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite / Divulgação)
Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite / Divulgação Desfile da Foz, na última edição do SPFW, em 2025

A moda brasileira está retomando suas forças e é possível provar. Foi anunciado nesta terça-feira, dia 16, o retorno do Rio Fashion Week em 2026. Há 10 anos os cariocas não tinham uma semana de moda para chamar de sua e a prefeitura já anunciou data e local: 15 a 18 de abril, no Pier Mauá.

O evento passa a integrar o Calendário Oficial da Moda Brasileira ao lado do SPFW, com uma previsão de 30 desfiles, que acontecerão na região central da cidade.

A realização passa a ser da IMM (a mesma empresa que está à frente do São Paulo Fashion Week) e Paulo Borges também estará como diretor criativo. E é claro que a ideia é colocar o Rio no radar da moda brasileira novamente, principalmente para o mercado internacional.

Desfile da Acquastudio no Rio Fashion Week 2013 - AFP PHOTO / ANTONIO SCORZA (Foto: ANTONIO SCORZA)
Foto: ANTONIO SCORZA Desfile da Acquastudio no Rio Fashion Week 2013 - AFP PHOTO / ANTONIO SCORZA

O anúncio foi feito por meio de coletiva de imprensa. Alan Adler, presidente da IMM, resumiu o conceito do projeto: “o Rio vestindo o mundo”, onde apostam na cultura e na estética da Cidade como diferencial competitivo.

A partir do próximo ano, a semana de moda do Rio e de São Paulo passam a operar de forma integrada no Calendário Oficial da Moda Brasileira. O evento carioca fica com o primeiro semestre e o SPFW, no segundo. A programação segue uma estratégica de distribuição e a industria nacional ganha um alcance maior.

Segundo divulgação, a programação vai além dos desfiles: atividades musicais, produções audiovisuais e capacitações para jovens estão entre as propostas. As marcas que participavam da semana de moda de São Paulo no primeiro semestre poderão desfilar no Rio.

Foto do Larissa Viegas

Um espaço para novas vozes, referências e profissionais da Moda. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?