Logo O POVO+
Não… O inverno NÃO chegou para o Venture Capital
Foto de Maurício Cardoso
clique para exibir bio do colunista

Mentor e conselheiro de startups há mais de quatro anos, formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com especializações pela UFRJ e Unyleya. Hoje, atua como diretor de Operações da Casa Azul Ventures, já tendo mentorado mais de 100 startups e avaliado mais de 1.000 em diversos programas nacionais e internacionais. Também atua como gerente de Novos Negócios no Grupo de Comunicação O POVO.

Não… O inverno NÃO chegou para o Venture Capital

Estou há dois anos estudando o movimento de Venture Capital para tentar entender o que foi que ocorreu com o alto nível de investimentos e valuations de startups muito acima do que se espera
Tipo Notícia
Foto com Kit Harington, Jon Snow de "Game Of Thrones", representando o tema do artigo (Foto: Divulgação/ HBO)
Foto: Divulgação/ HBO Foto com Kit Harington, Jon Snow de "Game Of Thrones", representando o tema do artigo

Entendo que muitos investidores e startups estão receosos e preocupados nesse ano com o fluxo de investimento e de rodadas. Mas eu ainda não acredito que teremos um inverno congelante (ainda).

Estou há dois anos estudando o movimento de Venture Capital para tentar entender o que foi que ocorreu com o alto nível de investimentos e valuations de startups muito acima do que se espera.

Mas o máximo que consegui extrair foi uma aposta de muitos fundos e investidores no capital de risco, dado que os outros investimentos não tinham projeções muito otimistas. Tudo isso motivado por uma taxa de juros baixa e liquidez de dinheiro alta no mercado.

Em dois anos, muita coisa pode mudar, e muita coisa mudou. De um crescimento na Selic considerável até um desabastecimento de combustíveis causado por uma guerra.

Alguns alarmistas falam que “o inverno chegou” e teremos uma retração considerável no mercado de Venture Capital. Eu mesmo costumava avisar que “o inverno está chegando”.

Mas então mudei de opinião? NÃO!

Eu ainda acredito que teremos uma ruptura no mercado de Venture Capital, que irá derrubar fundos e startups hipervalorizadas. Mas, esse movimento, acredito ser mais intenso do que estamos presenciando.

O mercado está receoso, investidores estão fazendo mais perguntas do que faziam para aceitar fazer a rodada.

Startups estão precisando mostrar mais resultados. E sempre foi assim! O que acontece é que, durante dois anos, essa realidade ficou deturpada por investidores inexperientes, aceleradoras duvidosas e startups vazias.

Agora, não viveremos mais naquele calor intenso de rodadas, onde a cada dia um Unicórnio poderia estar surgindo aleatoriamente por rodadas antecipadas. Agora, viveremos um tempo mais ameno, uma brisa de outono, onde alguns poderão sentir frio, mas outros irão curtir o vento e as folhas caindo.

Depois do outono, sempre vem o inverno… que ainda não chegou… mas vai.

E ai, já compraram suas roupas de frio para se protegerem do inverno do Venture Capital?.

PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Foto do Maurício Cardoso

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?