Logo O POVO+
Centro de Eventos: pandemia gera queda de 81%
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Centro de Eventos: pandemia gera queda de 81%

Tipo Opinião
Centro de Eventos do Ceará (Foto: Evilázio Bezerra em 2014)
Foto: Evilázio Bezerra em 2014 Centro de Eventos do Ceará

O Centro de Eventos do Ceará, que estava na lista de concessões para a iniciativa privada do Governo do Estado antes da pandemia, teve uma queda de 81% na sua movimentação em 2020. O equipamento, construído depois de uma longa reivindicação do setor de turismo, fechou 2019 com um total de 98 eventos realizados. Antes da pandemia, tinham sido agendados um total de 72 congressos e feiras (a maioria para o segundo semestre), mas o impacto do coronavírus foi cruel.

Em 2020, o equipamento ainda conseguiu captar 18 eventos, dos quais 5 em janeiro; 4 em fevereiro; outros 4 em março; um em julho; um em agosto; e 3 em dezembro, segundo dados fornecidos pela direção do equipamento à sondagem realizada pela Abeoc, Sindieventos e Visite Ceará. No Theatro José de Alencar, 85 programações foram canceladas em 2020.

A recuperação desses equipamentos e de todo o setor de turismo depende do controle do vírus e do processo de vacinação, mas, conforme a coluna havia destacado ontem, esforço, inteligência e planejamento serão necessários para manter os negócios vivos.

Luiza Alyne Menezes, CFO do Beach Park
Foto: Divulgação
Luiza Alyne Menezes, CFO do Beach Park

Mulheres executivas

CONHECIMENTO TÉCNICO

Continua a dança das cadeiras no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-Ceará). A partir de março, a executiva Luiza Alyne Menezes, CFO do Beach Park, assumirá a liderança do Ibef Mulher, cargo antes ocupado por Renata Paula Santiago, que vai para a presidência da entidade.

"Nosso propósito, como Ibef, é aprimorar o conhecimento técnico e promover o relacionamento profissional e pessoal; dentro do Movimento Ibef Mulher, o propósito é o mesmo. Temos um grupo com mais de 200 executivas competentes, cheias de vivências e com desafios e dificuldades. Vamos transformar essas histórias em uma grande partilha", ressalta Luiza Alyne.

Pacotes

CIRCULAÇÃO DE TURISTAS

A coluna abordou o medo do cancelamento de pacotes turísticos com uma possível proibição de viagens intermunicipais. Ontem, no Estúdio O POVO da Rádio O POVO/CBN, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Régis Medeiros, destacou que, extraoficialmente, tem sido especulada a possibilidade de os turistas que tiverem comprado hospedagens para o interior só poderem circular se hospedando nos municípios - ou seja: quem estiver em uma cidade não poderia ir a um outro município e retornar no mesmo dia. Essa informação não foi confirmada pelo governo, e a expectativa é de que até amanhã haja uma confirmação de como serão os procedimentos, mesmo com o anúncio do adiamento do Carnaval.

Régis afirmou já haver entrado em contato com o secretário de Turismo, Arialdo Pinho, e pediu a análise da demanda dos hotéis de Fortaleza, para que possa ser permitida a circulação dos turistas entre a capital e as praias próximas.

Getnet

CASHBACK NAS MAQUININHAS

A briga no mercado de maquininhas permanece. Agora a Getnet, empresa de tecnologia do Grupo Santander especializada em soluções de meios de pagamento, lançou campanha com a oferta de cashback na compra de máquinas de cartão. O plano reembolsa R$ 1,00 sobre o valor de compra do equipamento para cada R$ 100,00 faturado, o que pode chegar à isenção total. O objetivo é ganhar maior território no mercado entre pequenos e médios empreendedores.

Favorável

MERCADO FUTURO

O mercado financeiro consegue perceber um cenário menos nebuloso. Apesar do problema fiscal brasileiro e da tensão para a eleição da nova presidência da Câmara e do Senado, ontem as negociações futuras em bolsa caminharam bem.

O sócio Start, Raul Mota, explica que o mercado vive com base nas expectativas. No caso do Brasil, são avaliadas as possibilidades de seis a oito meses. Com exceção do problema fiscal, ele destaca que há maior clareza da situação e que o cenário é menos ruim do que 2020.

A cereja do bolo, na visão de investidores, está na receita de algumas empresas que têm melhorado de forma consistente e contundente. Segundo ele, muitas companhias estão ganhando com a crise, como é o caso do mercado de streaming. "O futuro está mais claro do que se esperava há seis meses".

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?