Logo O POVO+
Diversidade: prioridade para empresas, mas resultados ainda pequenos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Diversidade: prioridade para empresas, mas resultados ainda pequenos

Tipo Opinião

As empresas estão fazendo investimentos sem precedentes em programas de diversidade e inclusão. O estudo Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão, realizado pela PwC, mostra que 76% das empresas consideram que o tema é uma prioridade, e esperam impulsionar o engajamento destes públicos e melhorar o desempenho financeiro. Apenas 33% concordaram que a diversidade é uma barreira ao avanço da organização.

A dificuldade está no desenho da estratégia: foi percebida uma dissonância entre as ações das empresas e a percepção dos empregados. Ou seja: tem faltado a capacitação das lideranças. A pesquisa foi feita com 3 mil pessoas - entre líderes, profissionais de RH, coordenadores da área de diversidade, de 40 países e de 25 áreas diferentes, e mostra que o sucesso das ações ainda é muito pequeno.

Embora no discurso tudo pareça fácil, na prática apenas 5% das organizações estão tendo sucesso nas principais dimensões de um programa de D & I bem-sucedido.

Delano Macêdo
Foto: Divulgação
Delano Macêdo

Parallax

INVESTIMENTOS DE FINTECHS

A empresa cearense Parallax, comandada pelo empresário Delano Macêdo, decidiu investir em inovação em 2017 e agora colhe os frutos do trabalho. A empresa tem conseguido valorização no mercado e, das sete fintechs que possuem investimentos na companhia, quatro estão no ranking da publicação inglesa Daily Finance (Monkey, Asaas, Ali e Mercado Bitcoin).

Restaurantes

PERDA DE MAIS DE DUAS MIL VAGAS

O setor de serviços gerou em 2020 o maior saldo de emprego no Estado (7.069), mas alguns segmentos foram bastante penalizados e perderam mais de 1 mil postos de trabalho. Pelos dados do Caged, a área de restaurantes suprimiu 2.213, seguida de hotéis e pousadas (-1.597), transporte rodoviário (-1.250) e lanchonetes e afins (-1.060).

Melhores para trabalhar

BOM DESTAQUE NA INDÚSTRIA

A primeira edição do ranking da indústria implantado pelo GPTW, que seleciona as melhores empresas para trabalhar, contou com uma boa representação do Ceará. Entre os destaques do segmento estão: 3corações, Aeris, Amêndoas do Brasil, Cerbras, Ibyte, Nutrilite e Troller.

Qair Brasil

AMPLIAÇÃO DE COMPLEXO NO CEARÁ

A Qair Brasil iniciou a nova fase de ampliação de seu Complexo Eólico e Solar no município do Trairi. Já foi executada a implantação das estacas da primeira base aerogeradora do projeto Serra do Mato. O novo parque eólico terá 29 aerogeradores, com capacidade total de geração de 121.8 MW de energia a serem comercializadas em 2022.

Eventos

EM BUSCA DE APOIO

Na coluna de quinta-feira, abordamos a movimentação nacional do setor de eventos para retomar os congressos e feiras, e obter apoio para conseguir se manter vivo. No Ceará, o setor tem tentado negociar com o governo do Estado de forma amigável, sem manifestações, como aconteceu com a área de bares e restaurantes, mas até o momento não tem obtido respostas.

TV

O POVO ECONOMIA

O POVO Economia desta semana entrevista os executivos Hanter Pessoa e Paulo Siqueira, ambos diretores do Sindienergia, para falar sobre a ampliação da área de geração de energia distribuída; a presidente da Abeoc-CE, Enid Câmara; e a presidente da Câmara Setorial de Turismo. O programa será exibido segunda-feira, às 18 horas, pela TV FDR.

Suspensão do Carnaval

Sem impacto na área de bebidas

Apesar da suspensão do feriado de Carnaval, empresas da área de bebidas acreditam que não haverá grande alteração nos resultados.

"Estabelecimentos como supermercados e lojas especializadas mantêm a alta na venda de bebidas devido à migração do consumo de bebidas alcoólicas para dentro das residências. O impacto negativo será sentido pelo on trade, representado por bares, restaurantes e hotéis, já que tiveram o horário de funcionamento reduzido", avalia Rodrigo Rocha, diretor da distribuidora D'Origem.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?