Logo O POVO+
Sarto sai na frente; será difícil para Wagner reverter tendência
Foto de Plínio Bortolotti
clique para exibir bio do colunista

Plínio Bortolotti integra do Conselho Editorial do O POVO e participa de sua equipe de editorialistas. Mantém esta coluna, é comentarista e debatedor na rádio O POVO/CBN. Também coordenada curso Novos Talentos, de treinamento em Jornalismo. Foi ombudsman do jornal por três mandatos (2005/2007). Pós-graduado (especialização) em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sarto sai na frente; será difícil para Wagner reverter tendência

A pesquisa O POVO/Datafolha, neste momento no portal O POVO, mostra um quadro favorável à candidatura de José Sarto (PDT), que sai na frente com 50% das intenções de voto, ante o índice de 36% do Capitão Wagner (Pros). Nos votos válidos (sem contar brancos, nulos e indecisos), Sarto fica com 59% e Wagner com 41%.

Sarto lidera em seis segmentos.

A vantagem de Sarto alcança seis segmentos de eleitores e empata em outros quatro (dentro da margem de erro), sendo que Wagner vence em apenas um deles.

- Mulheres (52% de Sarto ante 33%).
- Com idade de 16 a 23 anos (56% ante 27%).
- Menos instruídos (57% ante 29%).
- Renda familiar mensal até dois salários mínimos (54% ante 30%).
- Católicos (60% ante 28%)
- Simpatizantes do PT (76% ante 13%)

Wagner e Sarto empatam quatro segmentos.

- Os que se autodeclaram pretos (44% ante 42% de Sarto)
- Renda familiar de mais de dois a cinco salários mínimos (43% ante 45%).
- Os que estudaram até o ensino médio (41% ante 45% de Sarto).
- Idade entre 25 e 34 anos (40% ante 43% de Sarto).

O candidato do Pros vence em apenas um segmento.

- Evangélicos (53% ante 35%).

Decididos
Nove em cada dez eleitores (88%) declararam estar totalmente decididos em quem votarão no próximo dia 29 de novembro. Apenas 11% declararam que ainda podem mudar de voto.

Sarto tem 91% de seus eleitores “totalmente decididos” a votar nele; Wagner tem 87% das pessoas que têm intenção de votar nele com a mesma disposição.

Roberto Cláudio e Camilo Santana
Some-se às vantagens de Sarto a boa avaliação da gestão de Roberto Cláudio (PDT) frente à Prefeitura de Fortaleza, com 54% de “ótimo ou bom”, índice que se mantém estável desde outubro.

No mesmo período a avaliação do governo estadual, comandado por Camilo Santana (PT) também mantém-se estável. Nesta pesquisa 57% dos eleitores consideram o governo do petista como “ótimo ou bom”.

Roberto Cláudio e Camilo são os principais fiadores de Sarto, ao ponto de sua campanha no primeiro turno ter sido uma espécie de vitrine para fazer propaganda das atividades da Prefeitura e do Governo do Estado.

Jair Bolsonaro
Por outra vista, o governo federal é mal avaliado pelos fortalezenses. Apenas 29% dos pesquisados (três em cada dez) consideram o governo de Jair Bolsonaro como “ótimo ou bom”; na outra ponta 46% o avaliam como “ruim ou péssimo”.

Por isso, Wagner luta para desvincular-se da imagem do presidente, apresentando-se como candidato “independente”, ao passo que a campanha de Sarto insiste em colar nele a etiqueta de “bolsonarista”.

Partido
Para piorar o quadro para a campanha de Wagner, Sarto conseguiu o apoio de todos os partidos derrotados no primeiro turno, à exceção do PSL, que também não declarou apoio ao candidato do Pros.

Nova pesquisa
Na próximo sábado será divulgada outra pesquisa O POVO/Datafolha. E, caso não haja nenhum terremoto, o quadro atual deverá ser mantido. As cinco pesquisas divulgadas no primeiro turno conseguiram traçar um quadro preciso, que se confirmou depois de contados os votos.

Obstáculos
Em uma semana, será muito difícil que a campanha de Wagner consiga superar todos os obstáculos à sua frente. No entanto, mesmo perdendo a eleição, ele deve se firmar como uma das mais importante lideranças em oposição ao grupo político dos irmãos Ferreira Gomes no Ceará, juntamente com o senador Eduardo Girão (Podemos), coordenador da campanha de Wagner e seu principal apoiador.

Foto do Plínio Bortolotti

Fatos e personagens. Desconstruindo a política. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?