Logo O POVO+
Sarto x Wagner: Quem lidera em segmentos por sexo, idade, renda e escolaridade
Reportagem Seriada

Sarto x Wagner: Quem lidera em segmentos por sexo, idade, renda e escolaridade

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam intenções de voto na primeira pesquisa O POVO/Datafolha para o 2º turno em Fortaleza
Episódio 14

Sarto x Wagner: Quem lidera em segmentos por sexo, idade, renda e escolaridade

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam intenções de voto na primeira pesquisa O POVO/Datafolha para o 2º turno em Fortaleza
Episódio 14
Por

Primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha para o segundo turno da eleição em Fortaleza, divulgada nesta sexta-feira, 20, mostra que José Sarto (PDT) sai na frente de Capitão Wagner (Pros) na disputa pela Prefeitura da Capital.

LEIA MAIS: Pesquisa Datafolha Fortaleza: Sarto 59%; Wagner 41% no 2º turno

Na amostra por votos válidos, o pedetista tem 59% das intenções de voto, contra 41% do candidato do Pros. A evolução dos candidatos pode ser explicada pela análise dos movimentos dentro de segmentos específicos do eleitorado fortalezense.

 

Gênero: Sarto lidera entre homens e mulheres

Na divisão do eleitorado por gênero, José Sarto começa o segundo turno liderando nos dois segmentos, tendo preferência de 48% do eleitorado masculino e de 52% do eleitorado feminino, contra, respectivamente, 39% e 33% de Wagner nos mesmos grupos.

O cenário demonstra inversão de tendência de apoio masculino a Wagner que vinha se mantendo ao longo do primeiro turno. Nas cinco pesquisas realizadas para a primeira etapa da disputa, o militar liderava entre o segmento masculino em todas.

Idade: Sarto lidera entre jovens e mais velhos e empata com Wagner entre 25 a 44

No segmento por idade, José Sarto lidera em três das cinco faixas analisadas pelo Datafolha. A maior vantagem do pedetista é entre os mais jovens, de 16 a 24 anos. Neste segmento, Sarto tem preferência de 56% do eleitorado, contra 27% de Wagner.

O pedetista ainda lidera nos segmentos de 45 a 59 anos (56% contra 35%) e de 60 anos ou mais (53% contra 35%). Sarto e Wagner empatam, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, nos segmentos de 25 a 34 anos (43% contra 40%) e de 35 a 44 anos (44% contra 38%).

 

Renda: Sarto e Wagner empatam entre classe média; pedetista lidera nas demais

Na divisão do eleitorado por renda familiar mensal, José Sarto e Capitão Wagner estão tecnicamente empatados no segmento de classe média, com renda de dois até cinco salários mínimos. Nesse recorte, o pedetista tem 45% contra 43% de Wagner.

José Sarto lidera nos dois demais segmentos de renda analisados pelo Datafolha, de até dois salários mínimos (54% contra 30%) e de mais de cinco salários mínimos (52% contra 41%). No 1º turno, segmento dos mais ricos flutuou entre os candidatos do PDT e do Pros durante praticamente toda a disputa.

 

Escolaridade: Sarto e Wagner empatam no segmento médio; pedetista lidera nos demais

Mais uma vez, José Sarto e Capitão Wagner empatam tecnicamente apenas no segmento médio da disputa, de eleitores com ensino médio. Neste recorte, o candidato do PDT tem 45% das intenções de voto, contra 41% do candidato do Pros.

Nos dois demais segmentos, José Sarto lidera mais uma vez, com 57% contra 29% no segmento de eleitores com ensino fundamental, e com 52% contra 33% nos eleitores com ensino superior.

 
O que você achou desse conteúdo?