Logo O POVO+
Conselho de Ética avalia próxima semana parecer do caso Inspetor Alberto
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Conselho de Ética avalia próxima semana parecer do caso Inspetor Alberto

Reunião foi convocada para 22 de maio, após presidente receber parecer da Procuradoria da Casa; relator pode deve ser definido já nesta semana
INSPETOR Alberto (PL) em vídeo que resultou em inquérito na Polícia Civil (Foto: Reprodução Whatsapp O POVO)
Foto: Reprodução Whatsapp O POVO INSPETOR Alberto (PL) em vídeo que resultou em inquérito na Polícia Civil

Presidente do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Professor Enilson (Cidadania) convocou para a quinta-feira da semana que vem, dia 22 de maio, reunião para analisar parecer da Procuradoria Jurídica da Casa a respeito de ações protocoladas contra Inspetor Alberto (PL) por quebra de decoro parlamentar.

“Chegou hoje o parecer em minhas mãos, e agora estou analisando com o meu jurídico, teria esse tempo hábil aí de uma semana para poder apresentar à comissão. Então já me adiantei e marquei a comissão para quinta-feira da semana que vem, onde vamos tratar”, diz Enilson, que afirma que deve definir relator do caso ainda nesta semana.

“De hoje para amanhã estarei aí definindo o relator e semana que vem já estaremos apresentando à comissão as pautas de cada processo aberto aqui na Casa”, diz, em entrevista à estagiária Camila Maia, da Vertical. O presidente do Conselho confirma tendência já antecipada pela coluna de que a relatoria do caso fique com o vereador Luciano Girão (PDT).

“Eu tenho um nome que tem um perfil excelente, que é do vereador Luciano Girão, que, enquanto advogado, pode fazer uma análise mais técnica sobre cada processo”, diz. Em abril, Enilson disse que Girão já teria “se prontificado” a ficar com o relatório dos casos.

Parecer jurídico

Existem hoje diversas representações contra Inspetor Alberto no Legislativo, quase todas referentes a um vídeo – divulgado no ano passado – onde ele aparece praticando maus tratos contra um porco. Vereadores discordam, no entanto, se o parlamentar pode responder na atual legislatura pelo episódio, uma vez que ele ocorreu no mandato passado.

Sem consenso, o caso foi encaminhado à Procuradoria da Câmara Municipal para análise técnica. Parecer deveria ter saído ainda em abril, mas acabou adiado por conta do “feriadão” de Semana Santa e Tiradentes e do feriado de Dia do Trabalho.

PT também aciona o vereador

Outra ação contra o vereador do PL foi apresentada pelo presidente do Partido dos Trabalhadores de Fortaleza, deputado Guilherme Sampaio (PT), por "práticas incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar". Caso diz respeito a discurso feito pelo vereador no plenário do Legislativo em 6 de fevereiro de 2025.

Na ocasião, vereadores analisavam requerimento por uma homenagem aos 45 anos de fundação do PT. Protestando contra a medida, Alberto exibiu vídeo onde um suposto integrante de facção criminosa apontaria ligação entre a sigla e facções criminosas.

“Isso é fato, aí é um camarada de uma facção criminosa, dizendo o que ele vive lá com os amigos dele. O que vocês acham do PT, vão votar requerimento para homenagear um partido que é eleito pelas facções criminosas”, reforçou, logo em seguida. Para o PT Fortaleza, fala fere dispositivos do Código de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo.

“As declarações criminosas do Vereador bolsonarista, o mesmo que publicou vídeo torturando um animal nas redes sociais, ferem o decoro e a ética parlamentar, e precisam ser punidas com rigor pela Câmara Municipal . Não se pode admitir que a prática de fake news siga impune e ataque de forma caluniosa pessoas e partidos, quaisquer que sejam suas orientações ideologicas”, destacou Guilherme Sampaio.

Na mesma sessão em que exibiu o vídeo, Inspetor Alberto chegou a pedir palavra para justificar a apresentação das imagens. “Está nas redes sociais, não fui eu quem falei. Por que eu que vou responder por uma coisa que o rapaz falou? Não sei quem é ele, não o conheço. Não sei se está editado, mas ele está andando normalmente nas redes”, diz. (com informações de Camila Maia - Especial para O POVO)

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?