
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Políticos cearenses presentes em ato e jantar de oficialização da federação entre União Brasil e Progressistas, que contou com a presença de diversas figuras de peso da direita, classificaram nesta quarta-feira, 20, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) como uma das “estrelas” do ato, com direito a fila para fotos e deferências de governadores da oposição.
“Ciro saiu do jantar maravilhado”, diz um deputado federal que faz oposição aos governos Elmano de Freitas (PT) e Lula (PT), mas que preferiu não ser identificado. “Acho que ele teve o que mais gosta na vida, que é palanque, e nós demos muito. Ele estava feliz da vida, todo mundo saiu atrás dele. Parecia o Ciro dos anos 1980”, continua.
LEIA TAMBÉM: Federação União Progressista veta apoio à reeleição de Elmano, diz deputado
Neste sentido, o deputado federal diz ainda acreditar que o União Progressista conseguirá “atrair” Ciro para a nova “superfederação”, de olho em que o ex-presidenciável represente a oposição na eleição de 2026 no Ceará. Hoje sem admitir possível saída do PDT, Ciro tem sido cotado para migrar para o PSDB para a disputa.
Já o deputado estadual Felipe Mota (União), outro nome da oposição, destacou tese no mesmo sentido. “Ciro foi reverenciado por todos os governadores presentes, inclusive pelo Tarcísio”, diz, em referência ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O momento “tietagem” teria ocorrido em jantar restrito realizado após o evento de lançamento da federação, em restaurante de alto padrão de Brasília. Entre os convidados, estavam lideranças como Valdemar Costa Neto (PL) e governadores da direita como Tarcísio, Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás) e diversos outros.
LEIA TAMBÉM: Base tentou "puxar" União Progressista com filiação de Júnior Mano, diz deputado
O evento também marcou primeira aparição pública de Ciro ao lado de Capitão Wagner (União), antigo desafeto do pedetista no Ceará. Segundo um dirigente da direita cearense, acompanhavam ele também no evento exclusivo o ex-prefeito Roberto Cláudio, cotado para se filiar ao União Brasil.
"Fala do Ciro foi das mais aplaudidas, ele fez uma análise da conjuntura nacional e falou da importância de unir nomes mais ao centro para combater o atual quadro de polarização no País", resume o mesmo político.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.