
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Uma obra em terreno próximo à Avenida Professor Abreu Matos, no bairro Pici, em Fortaleza, pode colocar em risco uma rara mancha de Cerrado de Fortaleza. Máquinas de grande porte e tratores já atuam no local, que abriga registros de Bacopa Cochlearia, uma espécie de planta encontrada apenas em Fortaleza e nos Lençóis Maranhenses.
“Nessa área existe uma espécie de planta que só ocorre em Fortaleza e nos Lençóis Maranhenses, em todo o mundo. Ela é considerada pela lista nacional de espécies ameaçadas de 2022 como uma espécie em perigo de extinção”, afirma o biólogo e especialista em conservação da biodiversidade Paulo Thieres Pinto.
LEIA TAMBÉM | Floresta do Aeroporto: Psol aciona Agefis, Semace, TCU, MPF e MPCE contra desmatamento
De acordo com ele, a categoria é altamente vulnerável, apenas um nível abaixo da classificação de espécie “criticamente ameaçada de extinção”. A planta vive em ambientes específicos, como brejos e áreas alagadas, o que torna sua preservação delicada.
Vídeos registraram tratores atuando na área sem qualquer placa ou informações sobre a obra. A Vertical procurou a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. Caso haja manifestação, o conteúdo será atualizado.
Além do risco ambiental, especialistas alertam para o impacto urbano. A área em questão está no entorno do Lago Jacarey, formado por um grande brejo no passado. Hoje, após intensa ocupação por construções residenciais, a região sofre com alagamentos frequentes nas avenidas Viena Weine e adjacências.
Thieres alerta que o impedimento para os alagamentos piores é a infiltração de água que ocorre na área do professor Abreu Matos. “Vai aumentar muito o alagamento na região baixa da Avenida Viena Weine, se esse terreno for impermeabilizado”, alerta Thieres.
Moradores e comerciantes já haviam pedido, durante o processo de plano de manejo da área Professor Abreu Matos, que o terreno fosse incorporado à Área de Relevante Interesse Ecológico, na divisa com o terreno, diante do risco de prejuízos.
por Camila Maia - Especial para O POVO
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.