Logo O POVO+
Alece aprova CNH gratuita para mulheres vítimas de violência
Comentar
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Alece aprova CNH gratuita para mulheres vítimas de violência

Projeto de Lei do governador cearense, Elmano de Freitas (PT) amplia programa CNH Popular para mulheres que sofreram violência doméstica e familiar é aprovado por deputados
Comentar
Imagem de apoio ilustrativo (Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO Imagem de apoio ilustrativo

Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou Projeto de Lei 89/2025, de autoria do governador Elmano de Freitas (PT), que amplia a concessão gratuita de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sejam vítimas de violência doméstica e familiar.

Grupo será incluso no programa estadual CNH Popular, conforme mensagem. "Trata-se de medida que, além de garantir condições de mobilidade, visa promover a autonomia, a emancipação econômica e a proteção social das mulheres em situação de vulnerabilidade, possibilitando-lhes reconstruir suas vidas de forma independente e segura", diz texto.

VEJA MAIS: Professora Zuleide assume mandato e quer pautar racismo estrutural na Alece

Governador classifica medida como “fundamental” para às vítimas de agressão. “Essa é uma medida fundamental para fortalecer a independência e oferecer novas oportunidades a quem está recomeçando a vida com coragem e dignidade. Conto com o apoio dos parlamentares para que a proposta seja aprovada em breve e possamos transformar essa conquista em realidade”, afirma Elmano em publicação nas redes sociais.

Ainda em outubro, o dirigente estadual sancionou lei que ampliava o CNH Popular para estudantes de instituições públicas, passando a incluir alunos de graduação e ensino técnico. Nova proposta foi apreciada pelas comissões da Alece para votação em plenário. Lei segue para sanção pelo chefe do Executivo.

 

por Camila Maia - Especial para O POVO

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?