Logo O POVO+
Os 40 anos dos videogames no Brasil é tema de podcast cearense
Foto de Wanderson Trindade
clique para exibir bio do colunista

Wanderson Trindade é repórter do O POVO+ e player1 do UP Gamer+, programa de entrevistas durante partidas de jogos eletrônicos. Por aqui, escreve um pouco de tudo sobre o universo gamer no Ceará, no Brasil e no mundo, além de trazer informações do cenário competitivo, com foco no FPS.

Os 40 anos dos videogames no Brasil é tema de podcast cearense

Com apresentação ao vivo do professor de jogos Izequiel Norões, o programa "Quebrando o controle" será transmitido na noite desta quarta-feira, 13 de setembro
Em 2023, o Brasil celebra 40 anos da chegada dos primeiros videogames (Foto: Freepik / Reprodução)
Foto: Freepik / Reprodução Em 2023, o Brasil celebra 40 anos da chegada dos primeiros videogames

O Brasil celebra 40 anos da chegada dos videogames em 2023. Marco histórico, cultural e tecnológico no País, este assunto será tema de uma discussão no podcast cearense “Quebrando o controle”, realizado pela União Cearense de Gamers (Uceg). Em episódio especial transmitido na noite desta quarta-feira, 13 de setembro, o programa promete fazer uma viagem no tempo de maneira nostálgica com a participação de especialistas na temática.

Popularmente, o TeleJogo é conhecido como o primeiro videogame vendido de maneira oficial no País, a partir de 1977. Graças as diversos estudos recentes, porém, existem registros de aparelhos anteriores a ele disponíveis no comércio brasileiro, como o Magnavox Odyssey, que foi lançado mundialmente em 1972.

“Muita gente considera o Telejogo, de 1977, como o primeiro videogame do Brasil. Mas não é. Teve coisa antes. Tem toda uma pesquisa, toda uma conversa aí nos bastidores”, comenta Izequiel Norões, que é professor de Tecnologia e Jogos Digitais da Unifametro.

Também presidente da Uceg desde 2012, ele é o responsável por apresentar o podcast “Quebrando o controle”, que recebe nesta quarta-feira Marcus Garret, documentarista e autor do documentário “1983: O ano dos videogames no Brasil”; Cleidson Lima, curador e criador do Museu do Videogame Itinerante; Luciano Cadari, maior colecionador de Atari do Brasil; e Daniel Gomes, da maior comunidade de Mega Drive do País.

De maneira online a partir das 20 horas, o episódio será transmitido pela Twitch, Facebook e YouTube da Uceg.

 

Doc: "1983: O ano dos videogames no Brasil"

Disponível no YouTube, o documentário “1983: O ano dos videogames no Brasil” é uma das principais fontes de pesquisa sobre a história dos jogos eletrônicos brasileiros. Você pode assisti-lor clicando no vídeo abaixo.

 

Foto do Wanderson Trindade

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?