A noite desta sexta, 6, foi marcada pela celebração do audiovisual no Cineteatro São Luiz. O local recebeu o encerramento da 29ª edição do Cine Ceará, que teve como grande vencedor o filme cearense "Greta", do aracatiense Armando Praça. O longa ganhou os prêmios de melhor filme, direção e ator, para Marco Nanini. "Quero agradecer ao público por essa calorosa recepção ao filme", afirmou emocionado o cineasta.
Saíram premiados ainda o cearense, "Notícias do Fim do Mundo", de Rosemberg Cariry; o cubano "A Viagem Extraordinária de Celeste Garcia", de Arturo Infante; o peruano "Canção sem nome", de Melina León; e o brasileiro "Ressaca", de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux.
O Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e pela Fundação Demócrito Rocha, foi entregue pela editora-executiva de Cultura e Entretenimento do O POVO Cinthia Medeiros aos curtas "Ilhas de Calor" (AL), de Ulisses Arthur - melhor filme - e "Rua Augusta, 1029" (SP), de Mirrah Iañez - melhor direção. "É muito estimulante esse prêmio, foi nossa estreia aqui. É um filme em que a gente arrisca muita coisa e o prêmio é um estímulo para esses riscos e atrevimentos", celebrou Ulisses. O melhor curta pelo júri oficial foi "Marie" (PE), de Leo Tabosa.
Os discursos de vitória dos longas e curtas premiados ressaltaram o momento delicado das políticas públicas, mas num viés de resistência e celebração de qualidade. Nesta edição, o número de obras cearenses foi recorde: oito longas do estado foram exibidos ao todo, enquanto curtas foram 22, somando os selecionados para a mostra competitiva e a Olhar do Ceará. Nesta última, focada na produção local, o vencedor foi "Aqueles Dois", do cineasta e jornalista do O POVO Emerson Maranhão. Na categoria de longas, o documentário "Currais", de Sabina Colares e David Aguiar, saiu vencedor. A vitória de "Greta" coroou o bom ano da produção local.
"O resultado (dessa edição) é de crescimento de participação de público", celebrou ao O POVO a diretora de programação do evento Margarita Hernández. O diretor geral do Cine Ceará, Wolney Oliveira, já adiantou a data da 30ª edição: 12 a 19 de setembro de 2020. Para celebrar a data, estão previstos o lançamento de um livro e de um DVD contando a história do festival.
"O Cine Ceará continua ibero-americano, mas a partir do ano que vem vamos homenagear um país de fora, pensando no link cultura e turismo", revelou. A previsão é que o primeiro homenageado seja a França.
OS VENCEDORES
MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM
TROFÉU MUCURIPE
(Juri Oficial)
Melhor Longa-metragem: Greta
Melhor Direção: Armando Praça, por Greta
Melhor Roteiro: Arturo Infante, por A Viagem Extraordinária de Celeste García
Melhor Fotografia: Inti Briones, por Canção sem Nome
Melhor Montagem: Joanna Montero, por A Viagem Extraordinária de Celeste García
Melhor Som: Romain Huonnic, por Ressaca
Melhor Trilha Sonora Original: Pauchi Sasaki, por Canção sem Nome
Melhor Direção de Arte: Sérgio Silveira, por Notícias do Fim do Mundo
Melhor Atriz: María Isabel Díaz, por A Viagem Extraordinária de Celeste García
Melhor Ator: Marco Nanini, por Greta
PRÊMIOS ESPECIAIS
Prêmio da Crítica (Júri Abraccine): Canção sem Nome, de Melina León
Prêmio Olhar Universitário (Júri Olhar Universitário)
Troféu Mucuripe - Melhor Longa: Canção sem Nome, de Melina León
MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM
TROFÉU MUCURIPE
(Júri Oficial)
Melhor Curta-metragem: Marie, de Leo Tabosa
Melhor Direção: Giu Nishiyama e Pedro Nishi, por Livro e Meio
Melhor Roteiro: Kennel Rogis e Adrianderson Barbosa, por O Grande Amor de um Lobo
Melhor Produção Cearense: Pop Ritual, de Mozart Freire
PRÊMIOS ESPECIAIS
Prêmio da Crítica (Juri Abraccine): Livro e Meio, de Giu Nishiyama e Pedro Nishi
Prêmio Olhar Universitário (Júri Olhar Universitário)
Troféu Mucuripe - Melhor Curta: Pop Ritual, de Mozart Freire
Prêmio Canal Brasil de Curta-Metragem
Troféu Canal Brasil: O grande amor de um lobo
Troféu Samburá
(Vida & Arte - Fundação Demócrito Rocha)
Melhor Curta-metragem: Ilhas de Calor, de Ulisses Arthur
Melhor diretor: Mirrah Iañez, por Rua Augusta 1029
Prêmio Mistika
Melhor filme da Competitiva Brasileira de Curta-metragem: Marie, de Leo Tabosa
Prêmio CTAV – Centro Técnico Audiovisual
Melhor Produção Cearense de Curta-Metragem: Pop Ritual, de Mozart Freire
Prêmio Link Digital
Melhor Produção Cearense de Curta-Metragem: Pop Ritual, de Mozart Freire
MOSTRA OLHAR DO CEARÁ
TROFÉU MUCURIPE
(Júri Olhar do Ceará)
Melhor Longa-metragem – Currais, de David Aguiar e Sabina Colares
Melhor Curta-metragem – Aqueles Dois, de Émerson Maranhão
PRÊMIOS ESPECIAIS
Prêmio Unifor de Cinema
Melhor Curta-metragem: Aqueles Dois, de Émerson Maranhão
Prêmio Mistika
Melhor Filme da Mostra Olhar do Ceará: Aqueles Dois, de Émerson Maranhão
Prêmio CTAV – Centro Técnico Audiovisual
Melhor Curta-metragem da Mostra Olhar do Ceará: Aqueles Dois, de Émerson Maranhão
MOSTRA ÁGUA FUTURO
(Júri Olhar Universitário)
Melhor Filme: Olho D´água, de Anália Alencar
Curta "Aqueles Dois" arrebata 4 prêmios
O jornalista do O POVO e cineasta Émerson Maranhão venceu o troféu de melhor filme da mostra Olhar do Ceará pelo curta "Aqueles Dois", que conta a história de dois homens transsexuais. O trabalho arrebatou ainda outros os prêmios Unifor de Cinema, Mistika e CTAV.