Logo O POVO+
Perícia independente será contratada para apurar responsabilidades
CIDADES

Perícia independente será contratada para apurar responsabilidades

Situação de Estado de Emergência deve ser decretada em Jati ainda no início desta semana para acionar os cofres da União e assim liberar mais rapidamente verbas para o local
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
BARRAGEM foi construída para receber águas da Transposição do Rio São Francisco 
 (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima BARRAGEM foi construída para receber águas da Transposição do Rio São Francisco

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) irá contratar uma perícia independente para avaliar responsabilidade por acidente registrado na última sexta-feira, 22, na barragem de Jati, parte da obra de transposição do rio São Francisco na região do Cariri. A partir de hoje, o governo federal irá liberar recurso para auxiliar famílias da área afetada vazamento.

A contratação da perícia foi confirmada pelo coordenador de Obras e Fiscalização do MDR, Tiago Portela. Ele destaca, no entanto, que a questão será tratada apenas após a conclusão de trabalhos de reforço da barragem. Os reparos atrasarão cronograma de obras do Eixo Norte da transposição.

"Ainda é cedo demais para dizer exatamente o que causou o acidente ou a responsabilidade. Nossa prioridade máxima agora é aumentar a segurança da barragem. Estamos, por ordem do ministro (Rogério Marinho), trabalhando com força máxima, mobilizando mais de 200 pessoas e 100 equipamentos", afirma.

"O que podemos afirmar agora, no entanto, é que será contratado um instituto isento, que não tenha relação com o consórcio da obra, para averiguar o que aconteceu. Se foi um problema de execução, se foi um problema de material. Isso será apurado", destaca.

Durante todo o domingo, caminhões do MDR transportaram rochas e materiais de construção até a barragem. A ideia é recompor parte da parede externa que sofreu erosão por conta do jato do vazamento registrado em uma das adutoras da obra. Portela destaca, no entanto, que a barragem não corre risco de rompimento e que evacuações foram feitas apenas preventivamente.

"Mesmo com a obra de reforço ocorrendo bem, achamos melhor não antecipar o retorno e manter a evacuação e a precaução até o prazo de 72 horas anunciado na tarde do sábado pelo ministro", destaca Portela. O prazo termina na tarde de amanhã.

Na tarde de ontem, maior parte dos moradores de áreas de menor risco já haviam retornado para a sede do município. O secretário nacional da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, está no município para coordenar suportes às famílias atingidas pela evacuação.

"Nós tínhamos algo em torno de 1.300 e 1.800 pessoas que moravam em áreas que precisavam ser evacuadas, por precaução. Na hora, acabou ocorrendo uma grande comoção e saíram muito mais, cerca de duas mil. A maioria foi para casas de familiares, mas temos 63 pessoas em um hotel de Brejo Santo", explica. Na tarde de ontem, Lucas coordenou reunião com a prefeita de Jati, Maria de Jesus Diniz, para atualizar ações de hospedagem e alimentação das famílias deslocadas.

Situação de Estado de Emergência deve ser decretada em Jati ainda no início desta semana e deve ser reconhecido de imediato pelo Governo Federal. Medida busca garantir que seja possível acionar os cofres da União para destinar verbas e assim amparar as 2 mil pessoas que foram removidas.

Na manhã de hoje, a Defesa Civil atualizará mapa de áreas de risco no entorno da barragem, o que deve facilitar ações da Prefeitura para trazer famílias fora da mancha de volta para a sede do município. Na tarde de ontem, chegou ao município primeira leva de 200 cestas básicas enviadas pelo governo do Estado para as famílias atingidas.

Em 26 de junho, o presidente Jair Bolsonaro esteve no município vizinho de Penaforte para inaugurar uma das barragens da transposição do São Francisco. Até o momento do acidente, no entanto, o trecho de Jati ainda estava em fase de testes. O prazo para a reconstrução do talude da barragem destruído pelo estouro de conduto de concreto na tarde de sexta-feira, 21, continua de três a cinco dias. Talude é a superfície inclinada da parede, que foi afetada pela força da água que escapou no vazamento.

Iniciada em outubro de 2007, a obra da transposição demorou 12 anos para ser concluída, percorrendo gestões Lula (PT), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro.

 

Policiamento

Em reunião com moradores e gestores da Prefeitura de Jati, foi anunciado o envio de reforço de policiamento ostensivo para as áreas evacuadas. O tamanho do efetivo não foi especificado.

O que você achou desse conteúdo?