Fortaleza, agora, é vista mundialmente como uma "Cidade Criativa". O título internacional foi anunciado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no último dia 30 de outubro e dado, também, a Belo Horizonte. As duas capitais se juntaram a outras oito brasileiras que já compunham o time de "Cidades Criativas" ao redor do mundo. Mas, o que significa? De forma prática, como Fortaleza se beneficia da chancela?
A Unesco explica a Rede de Cidades Criativas como um "laboratório de ideias e de práticas inovadoras". À época do anúncio, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), argumentou que, participando dessa rede, ambas as capitais têm a possibilidade de se desenvolver melhor e de forma "criativa" nos âmbitos social, turístico, econômico e cultural.
Cada Cidade Criativa, porém, foi escolhida dentro de uma categoria específica da indústria de inovação. Fortaleza, por exemplo, está inserida na de "Design" e, Belo Horizonte, em "Gastronomia". Isso porque, na candidatura ao título, as cidades se disseram vocacionadas para cada um desses setores. A capital cearense, por ser considerada a quarta do Brasil em número de estabelecimentos do segmento de design e ter um planejamento estratégico para o setor. A capital mineira, por já ser destaque no roteiro de turismo gastronômico nacional.
Para Cláudia Leitão, diretora do Observatório de Governança de Fortaleza, a Rede de Cidades Criativas trata de passado, presente e futuro, uma vez que considera tanto as políticas públicas, programas e intervenções já feitas ou existentes como o que consta no planejamento municipal para as próximas décadas. "Precisamos redesenhar a Cidade pra ela ser mais justa. E o design é essencial", continuou a gestora, que atuou na candidatura da Capital à chancela.
Davi Gomes, presidente do Instituto Iracema, também compreende o título da Unesco como uma possibilidade de alavancar projetos municipais ou não relacionados à ocupação do espaço urbano. "Hoje, o design, além de ser estético, tem de ser funcional", disse. O que pode ter impacto, por exemplo, em mobilidade e em arte urbana, economia, cultura, educação, turismo, esporte e lazer. "Outro ponto que a gente acha relevante é que (o título) trabalha o design social", continuou Davi, citando possibilidade de inserir laboratórios de design em Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), como o Poço da Draga, na Praia de Iracema.
"Nos próximos meses, vamos ter de afinar o dossiê (apresentado à Unesco) e criar uma agenda que deve ser de parceria entre Município e Estado, na perspectiva de criar efetividade pras políticas de economia criativa na Cidade", assegurou Cláudia Leitão.
Davi imagina que a constante troca de informações e experiências com outras Cidades Criativas em Design deve proporcionar, também, financiamento e parcerias internacionais para projetos. Além disso, ele comemora o fato de que, neste ano, após incentivos fiscais do Município, 25 novos negócios foram instalados na Praia de Iracema — prioritariamente da indústria criativa. "Provavelmente, próximo ano, vamos ter mais dois (escritórios de) coworking (espaços compartilhados de trabalho). O título corrobora com essas ações."
Cláudia Leitão ressalta que, para além disso, "há dois projetos essenciais, estruturantes", que são o Distrito Criativo, que engloba Centro e Praia de Iracema, e o Centro de Design do Ceará, previsto para ser construído na Praça da Estação João Felipe.
Lista de brasileiras no ranking
Belém (Pará) - Gastronomia
Belo Horizonte - Gastronomia
Brasília - Design
Curitiba - Design
Florianópolis - Gastronomia
Fortaleza - Design
João Pessoa - Artesanato e Artes Folclóricas
Paraty (Rio de Janeiro) - Gastronomia
Salvador - Música
Santos (São Paulo) - Cinema
Fonte: Unesco.
Novas 'Cidades Criativas' ao redor do mundo em 2019
Afyonkarahisar (Turquia) – Gastronomia
Ambon (Indonésia) – Música
Angoulême (França) – Literatura
Areguá (Paraguai) – Artesanato e Arte Folclórica
Arequipa (Peru) – Gastronomia
Asahikawa (Japão) – Design
Ayacucho (Peru) – Artesanato e Arte Folclórica
Baku (Azerbaijão) – Design
Ballarat (Austrália) – Artesanato e Arte Folclórica
Bandar Abbas (Irã) – Artesanato e Arte Folclórica
Bangkok (Tailândia) – Design
Beirut (Líbano) – Literatura
Belo Horizonte (Brasil) – Gastronomia
Bendigo (Austrália) – Gastronomia
Bergamo (Itália) – Gastronomia
Biella (Itália) – Artesanato e Arte Folclórica
Caldas da Rainha (Portugal) – Artesanato e Arte Folclórica
Cebu City (Filipinas) – Design
Essaouira (Marrocos) – Música
Exeter (Reino Unido) – Literatura
Fortaleza (Brasil) – Design
Hanoi (Vietnã) – Design
Havana (Cuba) – Música
Hyderabad (Índia) – Gastronomia
Jinju (República da Coreia) – Artesanato e Arte Folclórica
Kargopol (Rússia) – Artesanato e Arte Folclórica
Karlsruhe (Alemanha) – Artes midiáticas
Kazan (Rússia) – Música
Krehir (Turquia) – Música
Kuhmo (Finlândia) – Literatura
Lahore (Paquistão) – Literatura
Leeuwarden (Países Baixos) – Literatura
Leiria (Portugal) – Música
Lliria (Espanha) – Música
Mérida (México) – Gastronomia
Metz (França) – Música
Muharraq (Oriente Médio) – Design
Mumbai (Índia) – Cinema
Nanjing (China) – Literatura
Odessa (Ucrânia) – Literatura
Overstrand Hermanus (África do Sul) – Gastronomia
Port of Spain (Trindade e Tobago) – Música
Portoviejo (Equador) – Gastronomia
Potsdam (Alemanha) – Cinema
Querétaro (México) – Design
Ramallah (Palestina) – Música
San José (Costa Rica) – Design
Sanandaj (Irã) – Música
Santiago de Cali (Colômbia) – Artes midiáticas
Santo Domingo (República dominicana) – Música
Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) – Cinema
Sharjah (Emirados Árabes Unidos) – Artesanato e Arte Folclórica
Slemani (Iraque) – Literatura
Sukhothai (Tailândia) – Artesanato e Arte Folclórica
Trinidad (Cuba) – Artesanato e Arte Folclórica
Valladolid (Espanha) – Cinema
Valledupar (Colômbia) – Música
Valparaíso (Chile) – Música
Veszprém (Hungria) – Música
Viborg (Dinamarca) – Artes midiáticas
Viljandi (Estônia) – Artesanato e Arte Folclórica
Vranje (Sérvia) – Música
Wellington (Nova Zelândia) – Cinema
Wonju (República da Coreia) – Literatura
Wrocaw (Polônia) – Literatura
Yangzhou (China) – Gastronomia
Fonte: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Encontro anual
A cidade de Santos, no litoral paulista, vai sediar, em 2020, o encontro anual das Cidades Criativas da Unesco. Ela concorreu com os municípios de Belém, Pará, e Puebla, no México.
Fortaleza 2040
O planejamento Fortaleza 2040 tem um plano específico para o desenvolvimento da economia criativa na Capital. Confira o capítulo na íntegra em:
http://fortaleza2040.fortaleza.ce.gov.br/site/assets/files/eixos/5_Economia-Criativa.pdf.
Desafios para o desenvolvimento da economia criativa, segundo o Fortaleza 2040:
Investimento em pesquisas;
Indicadores e metodologias que assegurem a confiabilidade de dados que possam dar substrato às políticas públicas;
Fomento aos empreendimentos;
Formação para os setores;
Infraestrutura que garanta a criação/produção, circulação/distribuição e consumo/fruição de bens e serviços criativos, marcos legais tributários, trabalhistas, civis, administrativos e constitucionais que desobstruam e potencializem as dinâmicas econômicas desses setores;
Institucionalização da temática no campo público e privado, que permita o avanço das políticas públicas.
Papel do Município
Ao ingressar na Rede, as cidades se comprometem a compartilhar práticas e desenvolver parcerias, a fim de:
Fortalecer a criação, a produção, a distribuição e a disseminação de atividades, bens e serviços culturais;
Desenvolver centros de criatividade e inovação e ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural;
Melhorar o acesso e a participação na vida cultural, em particular para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis;
Integrar a cultura e a criatividade de forma plena em planos de desenvolvimento sustentável.
Alguns projetos que estão por vir
DISTRITO CRIATIVO
Espaço territorial que cobre o bairro da Praia de Iracema e o Centro da Cidade de Fortaleza promovendo sinergias entre os empreendedores criativos, através de clusters, startups, incubadoras, coworkings e micro e pequenos negócios. Envolve:
7 praças
15.337 habitantes
36 bens tombados
3 comunidades (Graviola, Morro do Ouro e Poço da Draga)
28 equipamentos culturais e turísticos
3 km2 de área
12% composto por Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural
7% composto por Zona Especial de Interesse Social (Zeis)
29% composto por Zona Especial de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (Zedus)
CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ
Espaço de valorização, promoção e difusão da cultura do design e de suas interfaces com as demais linguagens da economia criativa. O objetivo é conectar a oferta e a demanda em design, estimulando a diversificação dos bens simbólicos de alto valor agregado, gerando negócios de alto impacto nas vidas das pessoas e na economia da cidade.
LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO CULTURAL
Trata-se de um espaço de cocriação e experimentações em arte, design, cultura e tecnologia. Busca incentivar o aumento da identificação e apropriação da Cidade pelos cidadãos, através da promoção de oficinas e workshops, identificando os pontos críticos da Cidade e propondo intervenções e instalações urbanas nas mais variadas linguagens.
JORNADAS IBEROAMERICANAS TRANSVERSAIS DE DESIGN
Têm o objetivo de apresentar e discutir oportunidade de cooperação entre cidades criativas em ações e projetos que relacionem o design com demais áreas da economia criativa.
OBSERVATÓRIO DO DESIGN OBJETIVO
Trata-se de uma plataforma digital
destinada a fornecer os elementos
essenciais para os processos de tomada de decisão relacionados com políticas de inovação e design.
Fonte: Instituto Iracema