Logo O POVO+
O que ganha Fortaleza com o título de Cidade Criativa em Design
DOM

O que ganha Fortaleza com o título de Cidade Criativa em Design

No último dia 30 de outubro, Fortaleza entrou para a Rede de Cidades Criativas. O que isso significa?
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL,08.11.19: Fortaleza foi chancelada pela Unesco como Cidade Criativa em Design . Praia de Iracema.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL,08.11.19: Fortaleza foi chancelada pela Unesco como Cidade Criativa em Design . Praia de Iracema. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

Fortaleza, agora, é vista mundialmente como uma "Cidade Criativa". O título internacional foi anunciado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no último dia 30 de outubro e dado, também, a Belo Horizonte. As duas capitais se juntaram a outras oito brasileiras que já compunham o time de "Cidades Criativas" ao redor do mundo. Mas, o que significa? De forma prática, como Fortaleza se beneficia da chancela?

A Unesco explica a Rede de Cidades Criativas como um "laboratório de ideias e de práticas inovadoras". À época do anúncio, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), argumentou que, participando dessa rede, ambas as capitais têm a possibilidade de se desenvolver melhor e de forma "criativa" nos âmbitos social, turístico, econômico e cultural.

Cada Cidade Criativa, porém, foi escolhida dentro de uma categoria específica da indústria de inovação. Fortaleza, por exemplo, está inserida na de "Design" e, Belo Horizonte, em "Gastronomia". Isso porque, na candidatura ao título, as cidades se disseram vocacionadas para cada um desses setores. A capital cearense, por ser considerada a quarta do Brasil em número de estabelecimentos do segmento de design e ter um planejamento estratégico para o setor. A capital mineira, por já ser destaque no roteiro de turismo gastronômico nacional.

Para Cláudia Leitão, diretora do Observatório de Governança de Fortaleza, a Rede de Cidades Criativas trata de passado, presente e futuro, uma vez que considera tanto as políticas públicas, programas e intervenções já feitas ou existentes como o que consta no planejamento municipal para as próximas décadas. "Precisamos redesenhar a Cidade pra ela ser mais justa. E o design é essencial", continuou a gestora, que atuou na candidatura da Capital à chancela.

Davi Gomes, presidente do Instituto Iracema, também compreende o título da Unesco como uma possibilidade de alavancar projetos municipais ou não relacionados à ocupação do espaço urbano. "Hoje, o design, além de ser estético, tem de ser funcional", disse. O que pode ter impacto, por exemplo, em mobilidade e em arte urbana, economia, cultura, educação, turismo, esporte e lazer. "Outro ponto que a gente acha relevante é que (o título) trabalha o design social", continuou Davi, citando possibilidade de inserir laboratórios de design em Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), como o Poço da Draga, na Praia de Iracema.

"Nos próximos meses, vamos ter de afinar o dossiê (apresentado à Unesco) e criar uma agenda que deve ser de parceria entre Município e Estado, na perspectiva de criar efetividade pras políticas de economia criativa na Cidade", assegurou Cláudia Leitão.

Davi imagina que a constante troca de informações e experiências com outras Cidades Criativas em Design deve proporcionar, também, financiamento e parcerias internacionais para projetos. Além disso, ele comemora o fato de que, neste ano, após incentivos fiscais do Município, 25 novos negócios foram instalados na Praia de Iracema — prioritariamente da indústria criativa. "Provavelmente, próximo ano, vamos ter mais dois (escritórios de) coworking (espaços compartilhados de trabalho). O título corrobora com essas ações."

Cláudia Leitão ressalta que, para além disso, "há dois projetos essenciais, estruturantes", que são o Distrito Criativo, que engloba Centro e Praia de Iracema, e o Centro de Design do Ceará, previsto para ser construído na Praça da Estação João Felipe.

Lista de brasileiras no ranking

Belém (Pará) - Gastronomia

Belo Horizonte - Gastronomia

Brasília - Design

Curitiba - Design

Florianópolis - Gastronomia

Fortaleza - Design

João Pessoa - Artesanato e Artes Folclóricas

Paraty (Rio de Janeiro) - Gastronomia

Salvador - Música

Santos (São Paulo) - Cinema

Fonte: Unesco.

Novas 'Cidades Criativas' ao redor do mundo em 2019

Afyonkarahisar (Turquia) – Gastronomia

Ambon (Indonésia) – Música

Angoulême (França) – Literatura

Areguá (Paraguai) – Artesanato e Arte Folclórica

Arequipa (Peru) – Gastronomia

Asahikawa (Japão) – Design

Ayacucho (Peru) – Artesanato e Arte Folclórica

Baku (Azerbaijão) – Design

Ballarat (Austrália) – Artesanato e Arte Folclórica

Bandar Abbas (Irã) – Artesanato e Arte Folclórica

Bangkok (Tailândia) – Design

Beirut (Líbano) – Literatura

Belo Horizonte (Brasil) – Gastronomia

Bendigo (Austrália) – Gastronomia

Bergamo (Itália) – Gastronomia

Biella (Itália) – Artesanato e Arte Folclórica

Caldas da Rainha (Portugal) – Artesanato e Arte Folclórica

Cebu City (Filipinas) – Design

Essaouira (Marrocos) – Música

Exeter (Reino Unido) – Literatura

Fortaleza (Brasil) – Design

Hanoi (Vietnã) – Design

Havana (Cuba) – Música

Hyderabad (Índia) – Gastronomia

Jinju (República da Coreia) – Artesanato e Arte Folclórica

Kargopol (Rússia) – Artesanato e Arte Folclórica

Karlsruhe (Alemanha) – Artes midiáticas

Kazan (Rússia) – Música

Krehir (Turquia) – Música

Kuhmo (Finlândia) – Literatura

Lahore (Paquistão) – Literatura

Leeuwarden (Países Baixos) – Literatura

Leiria (Portugal) – Música

Lliria (Espanha) – Música

Mérida (México) – Gastronomia

Metz (França) – Música

Muharraq (Oriente Médio) – Design

Mumbai (Índia) – Cinema

Nanjing (China) – Literatura

Odessa (Ucrânia) – Literatura

Overstrand Hermanus (África do Sul) – Gastronomia

Port of Spain (Trindade e Tobago) – Música

Portoviejo (Equador) – Gastronomia

Potsdam (Alemanha) – Cinema

Querétaro (México) – Design

Ramallah (Palestina) – Música

San José (Costa Rica) – Design

Sanandaj (Irã) – Música

Santiago de Cali (Colômbia) – Artes midiáticas

Santo Domingo (República dominicana) – Música

Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) – Cinema

Sharjah (Emirados Árabes Unidos) – Artesanato e Arte Folclórica

Slemani (Iraque) – Literatura

Sukhothai (Tailândia) – Artesanato e Arte Folclórica

Trinidad (Cuba) – Artesanato e Arte Folclórica

Valladolid (Espanha) – Cinema

Valledupar (Colômbia) – Música

Valparaíso (Chile) – Música

Veszprém (Hungria) – Música

Viborg (Dinamarca) – Artes midiáticas

Viljandi (Estônia) – Artesanato e Arte Folclórica

Vranje (Sérvia) – Música

Wellington (Nova Zelândia) – Cinema

Wonju (República da Coreia) – Literatura

Wrocaw (Polônia) – Literatura

Yangzhou (China) – Gastronomia

Fonte: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Encontro anual

A cidade de Santos, no litoral paulista, vai sediar, em 2020, o encontro anual das Cidades Criativas da Unesco. Ela concorreu com os municípios de Belém, Pará, e Puebla, no México.

Fortaleza 2040

O planejamento Fortaleza 2040 tem um plano específico para o desenvolvimento da economia criativa na Capital. Confira o capítulo na íntegra em:

http://fortaleza2040.fortaleza.ce.gov.br/site/assets/files/eixos/5_Economia-Criativa.pdf.

Desafios para o desenvolvimento da economia criativa, segundo o Fortaleza 2040:

Investimento em pesquisas;

Indicadores e metodologias que assegurem a confiabilidade de dados que possam dar substrato às políticas públicas;

Fomento aos empreendimentos;

Formação para os setores;

Infraestrutura que garanta a criação/produção, circulação/distribuição e consumo/fruição de bens e serviços criativos, marcos legais tributários, trabalhistas, civis, administrativos e constitucionais que desobstruam e potencializem as dinâmicas econômicas desses setores;

Institucionalização da temática no campo público e privado, que permita o avanço das políticas públicas.

 

Papel do Município

Ao ingressar na Rede, as cidades se comprometem a compartilhar práticas e desenvolver parcerias, a fim de:

Fortalecer a criação, a produção, a distribuição e a disseminação de atividades, bens e serviços culturais;

Desenvolver centros de criatividade e inovação e ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural;

Melhorar o acesso e a participação na vida cultural, em particular para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis;

Integrar a cultura e a criatividade de forma plena em planos de desenvolvimento sustentável.

Alguns projetos que estão por vir

DISTRITO CRIATIVO

Espaço territorial que cobre o bairro da Praia de Iracema e o Centro da Cidade de Fortaleza promovendo sinergias entre os empreendedores criativos, através de clusters, startups, incubadoras, coworkings e micro e pequenos negócios. Envolve:

7 praças

15.337 habitantes

36 bens tombados

3 comunidades (Graviola, Morro do Ouro e Poço da Draga)

28 equipamentos culturais e turísticos

3 km2 de área

12% composto por Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural

7% composto por Zona Especial de Interesse Social (Zeis)

29% composto por Zona Especial de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (Zedus)

CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ

Espaço de valorização, promoção e difusão da cultura do design e de suas interfaces com as demais linguagens da economia criativa. O objetivo é conectar a oferta e a demanda em design, estimulando a diversificação dos bens simbólicos de alto valor agregado, gerando negócios de alto impacto nas vidas das pessoas e na economia da cidade.

LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO CULTURAL

Trata-se de um espaço de cocriação e experimentações em arte, design, cultura e tecnologia. Busca incentivar o aumento da identificação e apropriação da Cidade pelos cidadãos, através da promoção de oficinas e workshops, identificando os pontos críticos da Cidade e propondo intervenções e instalações urbanas nas mais variadas linguagens.

JORNADAS IBEROAMERICANAS TRANSVERSAIS DE DESIGN

Têm o objetivo de apresentar e discutir oportunidade de cooperação entre cidades criativas em ações e projetos que relacionem o design com demais áreas da economia criativa.

OBSERVATÓRIO DO DESIGN OBJETIVO

Trata-se de uma plataforma digital

destinada a fornecer os elementos

essenciais para os processos de tomada de decisão relacionados com políticas de inovação e design.

 

Fonte: Instituto Iracema

 

O que você achou desse conteúdo?