Logo O POVO+
Eleitor escolherásucessor de Merkel,após 16 anos de poder
DOM

Eleitor escolherásucessor de Merkel,após 16 anos de poder

Edição Impressa
Tipo Notícia
cartazes de postulantes na eleição alemã.  (Foto: divulgação)
Foto: divulgação cartazes de postulantes na eleição alemã.

A Alemanha vai às urnas hoje para escolher o sucessor da chanceler Angela Merkel. As pesquisas indicam vitória do SPD, de Olaf Scholz nas eleições, que devem ser as mais concorridas dos últimos anos no país. A questão ambiental marcou a campanha, com muita participação e vários movimentos tentando colocar o tema nas ruas para que não fosse ignorado.

Três candidatos lutam para ocupar o lugar que vai ser deixado por Angela Merkel e as pesquisas mostram que há poucos pontos a a separá-los, já que nenhum deles parece entusiasmar muito os alemães, divididos entre Armin Laschet, da CDU de Merkel, Olaf Scholz, do SPD, atual ministro das Finanças no governo de coligação, e Annalena Baerbock dos Verdes. Ganhe quem ganhar, parece certo que vão ser necessários pelo menos três partidos para formar governo, já que dificilmente se repetirá a coligação que agora está no poder entre a CDU e o SPD. Democratas cristãos e sociais-democratas parecem não se entender e procuram aliados.

A Alemanha tem uma espécie de cláusula de barreira sobre a entrada na câmara de debates, e os partidos precisam atingir 5% dos votos para evitar que partidos extremistas, por exemplo, consigam eleger parlamentares.

 

O que você achou desse conteúdo?