Logo O POVO+
Lucrando com o amor: os segredos dos casais empreendedores
DOM

Lucrando com o amor: os segredos dos casais empreendedores

Muitos relacionamentos, sejam namoros, noivados ou casamentos estendem os laços afetivos para uma parceria também empresarial. Para isso, é importante manter limites e acordos únicos para ter uma relação sadia e proveitosa em todos os aspectos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MARY Carvalho e Alencar Soares possuem três lojas no Centro Fashion (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA MARY Carvalho e Alencar Soares possuem três lojas no Centro Fashion

Hoje, muitos casais empreendem juntos e se tornam parceiros de vida e de trabalho. Essa dupla sociedade pode dar certo, sim, ao contrário do que muitos acreditam.

Para que seja viável, alguns combinados devem ser feitos e seguidos pelo casal para que a relação do trabalho não afete a vida amorosa e nem a amorosa o trabalho, avalia a psicóloga Cibele Marras, fundadora do Percurso Instituto de Psicologia e da A Nossa História.

Entre as dicas da especialista estão avaliar o quanto sentem-se preparados para trabalhar juntos, pois esse passo exige maturidade para que consigam crescer juntos profissionalmente e na relação amorosa.

Além de determinar hora e locais pré-estabelecidos para não levar o trabalho para casa e nem abordar assuntos no ambiente doméstico.

E, ainda, aproveitar o que cada um tem de melhor para assumirem e desempenharem as diferentes tarefas.

Por exemplo, o mais organizado faz estoque e contabilidade. Já o mais extrovertido atua nas vendas e no contato com fornecedores e cliente.

“O mais importante é lembrar que o entendimento e o conhecimento que se tem do colega de trabalho pela intimidade criada no casamento pode inclusive ajudar a extrair do companheiro melhores resultados. O maior direcionador para que essa relação dupla dê certo é o respeito e a consideração ao companheiro”, orienta a psicóloga.

É preciso planejamento

Na hora de empreender e montar um negócio em sociedade com o parceiro amoroso é necessário que a dupla se conheça bem e tenha uma relação madura e de confiança, pois como em qualquer negócio haverá desafios.

“Uma relação que tem como base a confiança e o respeito será essencial para iniciar um negócio em conjunto”, reitera a analista de negócios do Sebrae Ceará, Ana Virginia Milhome.

Além disso, a empresa precisará ser pensada como qualquer outra e ter um bom planejamento com um plano de negócios, avaliação de aspectos financeiros, mercado, análise de viabilidade, entre outros aspectos.

E, neste planejamento, a analista reforça a necessidade de avaliarem um item específico, o fato de os sócios formarem um casal.

Para ela, o bom de ter algo com o seu parceiro amoroso é a oportunidade de construir algo juntos, planejar que seja realização de um sonho em conjunto e, se o projeto for bem-sucedido, o casal terá a satisfação de compartilhar esta vitória conquistada.

Os dois também compreenderão os desafios que cada um vive em seu ambiente de trabalho.

Rotina e convivência

Por outro lado, o casal que empreende em um mesmo negócio precisará saber lidar com a rotina, com muito tempo de convivência, com os desgastes que podem surgir no cotidiano, com os limites e imperfeições do outro que estarão em evidência.

Isso para além do ambiente doméstico, pois precisam lidar com questões financeiras que podem ser fator estressante para a realidade.

“Ter uma vida ligada à empresa é muito bom, mas não se deve perder o objetivo que cada um tem para sua vida”, destaca a coordenadora de cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Maria Torres.

Ela também alerta para não falar somente da empresa, pois há uma tendência muito grande de usar o almoço, café, jantar para isso.

Outros pontos de atenção, segundo Maria, são manter um tempo para a vida pessoal e separar das brigas que ocorrem por causa de questões do trabalho.

E quando o amor vem depois da sociedade?

Quando a sociedade vem antes e o amor depois, Maria informa que é necessário manter o foco.

“Se o casal tiver maturidade e a relação for saudável, ambos saberão lidar com a situação e até aumentar a satisfação na realização do trabalho em conjunto.

Porém, se for uma relação desrespeitosa, com falta de confiança ou com instabilidade emocional, certamente haverá impactos negativos no ambiente de trabalho”, observa.

O principal, para a coordenadora, é que antes de estar com o outro, é preciso aprender a estar bem consigo mesmo.

Assim, o outro chegará na sua vida para somar e não para que se deposite nele a expectativa de que ele te faça uma pessoa feliz.

Para termos um casal criativo, espontâneo, autêntico, seguro, confiante, é preciso que cada um tenha em si a capacidade de estar só. “Quanto maior a maturidade do casal, maiores chances de sucesso também no seu empreendimento de construir um negócio em conjunto”, finaliza.

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?