O objetivo do Ceará de captar uma montadora internacional não sofreu interferência após a Ford decidir encerrar as atividades da fábrica da Troller em Horizonte sem fechar o contrato de venda da unidade. De acordo com Cesar Ribeiro, secretário para Assuntos Internacionais do Estado, um grupo de trabalho conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) pode ser construído para tentar captar a Great Wall Motors (GWM) ao Estado.
Ele conta que a montadora fez parte da agenda que a missão cearense cumpriu em junho na China, na qual ele disse ter incluído por já saber do interesse e do "projeto maduro" que a empresa tem de instalação de uma unidade no Brasil.
"A GWM vem estudando o nosso mercado nacional há mais de 8 anos. Antes de nós sairmos do Brasil acompanhamos notícias de interesses deles. Conseguimos visitar uma fábrica, conversamos com a diretoria e apresentamos nossas vantagens", contou sobre a apresentação da Zona de Processamento de Exportação e as "vantagens agressivas" para as empresas que nela se instalam.
Na agenda que cumprirá com o secretário Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Ribeiro disse que será avaliada a possibilidade de um grupo de trabalho ser criado para insistir na captação da unidade da GWM para o Ceará.
Considerada a maior montadora privada da China, a GWM produz também carros elétricos e já possui escritório em São Paulo. Entre as marcas de destaque da montadora estão ORA, Wey e Haval. As unidades, inclusive, já são comercializadas em países da América Latina por importadoras.
Segundo já saiu em sites especializados brasileiros, a companhia já manifestou interesse ao Governo Federal e estaria mirando o Rio de Janeiro ou Iracemápolis, em São Paulo - onde teria comprado a fábrica da Mercedes-Benz. No entanto, depois de dois meses de publicadas as notícias, nada foi confirmado pela montadora, que recebeu o secretário cearense em junho.