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Assumir prejuízo e a reputação no mercado: as possíveis causas da recusa da Ford em vender a Troller
Economia

Assumir prejuízo e a reputação no mercado: as possíveis causas da recusa da Ford em vender a Troller

| Análise | Especialista avalia a dificuldade da venda de uma unidade como a fábrica de Horizonte no Ceará
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Perfil do carro, que não é popular no exterior, é um dos pontos a ser considerado na negociação, segundo especialista (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Perfil do carro, que não é popular no exterior, é um dos pontos a ser considerado na negociação, segundo especialista

O dia seguinte após a Ford informar do fim das atividades da fábrica da Troller quatro meses antes do previsto foi de silêncio por parte da montadora e de revolta por parte do Governo do Ceará, que continua empenhado na manutenção da unidade. No entanto, operações de venda e aquisição no setor automotivo são muito visadas e difíceis de se alinhar os interesses, segundo observa o professor Antônio Jorge Martins, coordenador dos cursos automotivos da Faculdade Getúlio Vargas (FGV). No caso da Ford, ele levanta como dificultador a possibilidade de se assumir um prejuízo e o que isso implicaria para a reputação da companhia no mercado.

Para o professor, a saída da Ford do Brasil surge como oportunidade para ambos os lados da negociação. Enquanto o investidor anônimo enxerga uma chance de barganhar preços melhores na compra de um ativo que será eliminado pela proprietária, a montadora vê uma possibilidade de diminuir o prejuízo milionário que bancou ao fechar as unidades de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e, agora, Horizonte (CE).

“As informações não estão circulando de uma forma adequada para que se tenha uma real situação daquilo que está acontecendo. Mas essas empresas vivem de mercado financeiro. Eu como Ford, como GM ou qualquer montadora, preciso apresentar para o mercado financeiro respostas a altura do que estou fazendo. Se não, o mercado deixa de apoiar financeiramente. E não tem grupo controlador no mundo que consiga bancar o investimento com tudo que é feito atualmente”, analisa, apontando para o desenvolvimento de tecnologias de conectividade dos automóveis e também de motorização elétrica.

Em 2007, quando adquiriu a Troller, a Ford desembolsou R$ 400 milhões, numa operação de conveniência, pela qual ela gozaria de benefícios fiscais aqui e na unidade mais robusta, na Bahia. No Ceará, são mantidos 470 funcionários numa área de 120.142 metros quadrados, dos quais 21.736 metros quadrados são construídos. Esses são os empregos e a estrutura que o governo cearense tenta manter.

Na nota pública emitida ontem, 10, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet), Maia Júnior, afirmou que o Estado deve insistir na manutenção das condições iniciais de venda da companhia, que incluíam marca e infraestrutura montada da Troller. As suspensões das negociações que caminhavam com três interessados, cujo um estava prestes a fechar o acordo, se deu, segundo Rogélio Golfarb, vice-presidente da companhia para a América do Sul, disse a Maia, “por decisões da matriz norte-americana que havia contratado empresa especializada em fusões e aquisições para o processo”.

A justificativa reforça a análise do professor Antônio Jorge Martins, que recorda de quando a Volvo e a Jaguar Land Rover pertenceram à Ford. “Quando eles compraram, pagaram alto. Mas, depois, a Ford não soube tirar bom proveito dessas marcas e vendeu a Volvo para um grupo chinês e a Land Rover para um indiano. E vendeu bem mais barato do que o investimento feito”, observou, apontando para uma possível correção de postura em relação à Troller.

Ele ainda observa como ponto importante o perfil do automóvel produzido no Ceará, que não é popular no exterior e é voltado para um nicho muito específico. No entanto, pondera sobre a tendência de exclusividade na qual o Troller poderia se encaixar, uma vez que pode ser usado no meio urbano.

Tira-dúvidas aos proprietários de Troller

Comprei um produto da Troller recentemente. Vou ficar sem assistência técnica / garantia?

A Ford continuará presente ativamente no Brasil, honrando todas as garantias e com ampla operação de vendas, serviços e peças de reposição para todos os seus clientes, incluindo os da Troller.

Meu Concessionário Troller continuará me atendendo?

Neste momento, não há mudanças na Rede de Concessionários Troller. Mudanças futuras serão comunicadas antecipadamente, com total transparência.

Meu veículo Troller continuará elegível ao serviço de assistência 24h - Assistência Troller? Tem alguma mudança?

Não há nenhuma mudança na cobertura do serviço de Assistência 24h - Assistência Troller, que segue intacto, de acordo com o Manual do Proprietário. Todos os serviços e produtos de pós-venda da Troller permanecem inalterados.

Como eu posso comprar peças ou serviços para o meu veículo a partir de agora? Terá alguma mudança? Posso perder a garantia?

A Ford continuará honrando a garantia do veículo e oferecendo assistência total com operações de vendas, serviços e peças de reposição, normalmente, após o período de garantia para todos os seus clientes, incluindo os da Troller.

Fonte: Troller/Ford

 

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