Logo O POVO+
Petrobras segue sem data para retomar o terminal de regaseificação no Ceará
Economia

Petrobras segue sem data para retomar o terminal de regaseificação no Ceará

|Prazos indefinidos| Com navio deslocado para a Bahia, companhia informou que abriu edital para plataforma GNL no Pecém, mas não encontrou interessados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Navio de regaseificação de GNL no Terminal do Pecém  saiu do porto no fim de 2023 (Foto: Divulgação/Agência Petrobras)
Foto: Divulgação/Agência Petrobras Navio de regaseificação de GNL no Terminal do Pecém saiu do porto no fim de 2023

Prometida para outubro de 2021 pelo general Joaquim Silva e Luna, a retomada pela Petrobras do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito de Pecém (TR-PECEM), no Ceará, não deve cumprir o prazo e sequer existe uma nova data pela companhia. Sem a estrutura, térmicas do Nordeste ficam sem insumo para geração que, segundo cálculo do próprio Ministério de Minas e Energia (MME), somariam 570 megawatts (MW) de disponibilidade termelétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O retorno da operação é visado devido ao reforço que dará na geração de energia no momento de crise hídrica e energética no Sudeste do País. Inaugurado em 2008, o terminal com capacidade de transferir até 7 milhões de m³/dia de gás natural para o Gasoduto Guamaré-Pecém (Gasfor), mas está parado desde março deste ano, quando a Petrobras transferiu o navio de regaseificação para o Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TRBA), o qual considerou mais estratégico.

Em resposta ao O POVO, a Petrobras informou que “a data do retorno do navio de regaseificação de GNL para o Ceará está diretamente relacionada ao processo de arrendamento do TRBA, cujo contrato de arrendamento foi assinado em 28/09/2021 com a empresa Excelerate Energy Comercializadora de Gás Natural Ltda (Excelerate).”

“Com a celebração desse contato de arrendamento, a Excelerate está buscando, com o apoio da Petrobras, a transferência das licenças e autorizações necessárias para a operação de um novo navio regaseificador no TR-BA. Tão logo a nova empresa esteja apta a operar, a Petrobras deslocará o seu navio regaseificador que se encontra no TR-BA para o Terminal de Regaseificação de GNL de Pecém, no Ceará”, afirmou a empresa, atestando a prioridade de manter a operação na Bahia.

Após ser provocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em julho, a Petrobras lançou um edital para que outra empresa ocupasse o TR-Pecém, em setembro. No entanto, não houveram interessados.

Sócio do Complexo do Pecém, que opera do Porto do Pecém, o Governo do Ceará criticou a postura da Companhia pelo fim do fornecimento de GNL no Estado e apontou a falta do terminal como um motivo de insegurança para as empresas que investem na Região.

Em nota, O Complexo do Pecém “comunicou que segue aguardando notificação oficial da Petrobras sobre a data de retorno do navio regaseificador Golar Winter para operação no píer 2 do Porto do Pecém - disponível, atualmente, para movimentações de granéis líquidos”.

Contratado desde 2009, o espaço reservado à embarcação possui contrato vigente até junho de 2023, que segue sendo cumprido pela Petrobras mesmo sem que haja o navio operando no Porto. Em julho, o Complexo adiantou que há o interesse de buscar outro operador para o espaço, após o fim do contrato com a Petrobras.

A falta de um terminal de regaseificação é observada nas operações das térmicas instaladas no Estado, além das localizadas em Rio Grande do Norte e Piauí. No Ceará, a usina termelétrica da Enel, a TermoFortaleza segue inoperante por falta de insumo.

“A Enel informa que a TermoFortaleza está pronta e apta a gerar energia, aguardando somente a retomada do fornecimento de gás pela Petrobrás. Conforme regulamentação do setor elétrico, a empresa tem sua produção de energia estabelecida pela ONS (Operador Nacional do Sistema) e, assim que o fornecimento de gás for restabelecido, produzirá nos volumes indicados”, diz nota da empresa em resposta ao O POVO.

O que você achou desse conteúdo?