Fechada há quatro meses, a fábrica da Troller deve ganhar uma substituta. O Governo do Ceará e o município de Horizonte estão em fase final de negociações com empresas do setor de alimentação e de confecções para ocupar aquele espaço fabril. Conforme O POVO apurou, uma das empresas é de grande porte.
Com o fechamento da fábrica em novembro passado, quase 500 funcionários ficaram desempregados. O Governo até tentou encontrar compradores para a marca cearense, mas a Ford não realizou a venda dos direitos produtivos e comerciais da Troller e encerrou as atividades. Desde o segundo semestre do ano passado não é mais produzida nenhuma unidade 0 km do veículo fora de estrada. Mais recentemente, a Trilhafor, concessionária da marca em Fortaleza, também encerrou suas atividades no ponto comercial da BR-116, próximo da Base Aérea.
"Estamos à procura de novos investimentos para suprir a geração de emprego e também de renda para o município. Na Troller havia 470 empregos diretos, uma perda significativa. Agora, voltando à vida quase normal a partir da vacinação, esperamos por novos investimentos", diz o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias.
Uma das empresas que negociam a instalação de planta fabril em Horizonte é do setor de confecção, ainda há uma indústria de alimentos e uma nova indústria "que será de referência para toda região" que o prefeito não divulgou maiores detalhes.
O prefeito ainda destaca que serão revelados novos detalhes em breve, numa ação conjunta entre a prefeitura e Governo do Estado. "Temos alguns diálogos sendo feitos, não podemos divulgar nada oficialmente nos próximos dias, para que a gente possa assinar o protocolo junto com o Estado".
"Em breve vamos anunciar esse e novos investimentos para o nosso município", acrescenta. "Nesses tempos que ainda estamos enfrentando, com perdas de algumas unidades de geração de emprego, é sempre bom ter a notícia de investimento de empresa com ampliação de operação e abertura de novas vagas", declara o prefeito se referindo ao anúncio da Klabin, que vai quintuplicar sua produção e número de funcionários na sua fábrica localizada em Horizonte.
Vale lembrar que, em janeiro de 2021, a Ford pegou o mercado automotivo de surpresa ao anunciar o fim da produção de veículos no País, com um encerramento gradual no caso da unidade industrial cearense, inaugurada em 1997. A empresa inicialmente não confirmou que iria descontinuar a marca Troller e havia expectativa de venda da marca, adquirida pela multinacional em 2007. O Estado, interessado na continuidade da marca e manutenção da fábrica e dos empregos, até chegou a apresentar interessados na compra, mas a Ford não realizou a venda até hoje.
Formou-se até um grupo de trabalho para buscar soluções para que a planta fabril na Região Metropolitana de Fortaleza, com Governo do Estado, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Ministério da Economia, junto de representantes dos outros estados afetados pela saída da Ford do País, São Paulo e Bahia.
Em 13 anos à frente da fabricação, a Ford fez melhorias no projeto do Troller. O jipe 0 km custava a partir de R$ 170 mil e teve 1,3 mil unidades vendidas em 2020. Com a confirmação do fechamento definitivo da fábrica, o Governo do Ceará analisou a possibilidade de cobrar judicialmente da Ford reparação por conta do fim da operação da marca, que é originária do Ceará, além do fechamento de centenas de vagas de emprego. Mas, até hoje, ainda não houve judicialização do caso.
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