O incentivo ao desenvolvimento sustentável de empresas cearenses foi discutido em evento na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O presidente, Ricardo Cavalcante, anunciou que em abril será inaugurado oficialmente o Núcleo ESG (na tradução do inglês Ambiental, Social e Governança) da Fiec.
O anúncio ocorreu durante a cerimônia que celebrou a parceria entre The Coca-Cola Foundation, Solar Coca-Cola e Associação Caatinga em projeto de reflorestamento e conservação de áreas verdes na Região Metropolitana de Fortaleza, com investimento inicial de R$ 500 mil neste primeiro ano.
Sobre a instalação do novo núcleo, anunciado ainda em 2021, mas só agora com data confirmada para início de operação, o presidente da Fiec destaca que já estão preparando os documentos e certificações que serão enviados à Veritas, maior bureau de certificações internacionais.
Após a certificação, será criado o Selo Fiec ESG e anualmente realizada uma premiação para micros, pequenas, médias e grandes empresas na área de ESG. Ricardo ainda acrescenta que empresas que seguem critérios alinhados com a pauta ESG tem benefícios como a obtenção de crédito facilitado e com menores juros, exemplifica.
Sobre as ações planejadas, Ricardo entende que será uma oportunidade para que as empresas mostrem para a sociedade seu trabalho em prol do desenvolvimento sustentável. "A sociedade precisa compreender o que essas empresas estão fazendo além de produzir. Teremos um conselho composto por vários setores para que possamos premiar as empresas com esse Selo".
Também presente à solenidade, o secretário estadual de Meio Ambiente (Sema), Arthur Bruno, afirmou que a criação do Núcleo ESG/Fiec e do Selo é importante e se soma ao esforço do Estado na promoção do desenvolvimento sustentável das empresas aqui sediadas. Ainda lembrou que recentemente a Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) aprovou a criação do Selo Empresa Sustentável e a ideia é certificar as empresas com boas iniciativas a partir deste ano.
"Já vamos começar a premiar com a certificação estadual aquelas empresas que têm compromisso ambiental. E a Solar Coca-Cola já sai na frente dando esse exemplo para as demais empresas", finaliza o secretário.
A iniciativa em Maracanaú irá proteger 136 hectares, contribuindo para a recarga hídrica de cerca de 688 milhões de litros de água por ano na Bacia Hidrográfica que abastece a região. O projeto será realizado na Fazenda Raposa, em Maracanaú, e conta com apoio da Fiec, Prefeitura de Maracanaú e Governo do Ceará.
Numa espécie de convite ao desenvolvimento sustentável, o gerente de relações externas da Solar, Arthur Ferraz, destaca que a empresa quer estender seu compromisso com o tema e busca parcerias com outras empresas cearenses que tenham interesse em desenvolver projetos parecidos ao que está sendo feito em Maracanaú.
Arthur espera que a implementação do Núcleo ESG da Fiec possa gerar novas iniciativas industriais neste mesmo sentido.
“Estamos com grande orgulho de estar se unindo com a Associação Caatinga neste projeto e, junto com o apoio da Coca-Cola Foundation estamos entrando financiando o primeiro ano e com compromisso de seguir com o projetos nos próximos anos, garantindo a preservação. Temos desenvolvido uma série de iniciativas ligadas à água, energia e resíduos também e esse é o primeiro projeto no Ceará, mas, com certeza, virão outros projetos de sustentabilidade”, destaca.